Minha conta
    Harry Potter: Uma das pinturas de Hogwarts esconde um detalhe histórico (e envolve a nobreza britânica)
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, aparece o quadro de uma mulher que é ninguém menos que a mãe da rainha Elizabeth I.

    Em novembro de 2001, Harry Potter e a Pedra Filosofal fez sua estreia em cinemas do mundo todo, dando início à saga do menino de óculos e cicatriz que descobre ser um famoso bruxo. O personagem não só caiu nas graças do público, como também virou um símbolo da cultura pop. Hoje, mais de duas décadas depois, o universo mágico criado por J.K. Rowling continua acumulando fãs e rendendo frutos para a indústria do entretenimento.

    Entre tantos lugares e figuras emblemáticas descobertos pelo público, está a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, bem como suas escadarias encantadas que se mexem como um labirinto vivo. Ao redor dos infinitos degraus, há centenas de quadros pendurados nas paredes do castelo, exibindo alguns dos ex-moradores de Hogwarts que se tornaram notáveis durante sua formação.

    Harry Potter: Por que o bruxinho ganhou esse nome? J.K. Rowling revela motivo íntimo para escolha

    Mas você sabia que um desses retratos esconde um curioso detalhe histórico? Recordemos esta breve sequência na qual o trio Harry Potter (Daniel Radcliffe), Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) sobem pelas escadas:

    Logo no início da passagem, à direita, é possível ver uma pintura que provavelmente não diz nada para o grande público – exceto para aqueles que conhecem a História e têm bons olhos. Aqui está a imagem em questão:

    Trata-se, na verdade, de Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII da Inglaterra, rainha consorte de 1533 a 1536 e mãe de ninguém menos que Elizabeth I. Acusada de adultério, incesto e alta traição, ela foi executada por decapitação em 19 de maio de 1536, na sinistra Torre de Londres. Atualmente, não restam dúvidas de que a maior parte dessas acusações eram infundadas – foram 21 no total.

    Se o retrato aparece em Hogwarts, é porque Ana Bolena também sofreu perseguição popular sob o pretexto de praticar bruxaria. Mesmo que tal aspecto não tenha sido incluído nas acusações, a ideia de que ela seria uma bruxa lhe garantiu um lugar no mostruário de Hogwarts.

    Harry Potter: Tios de Harry têm ligação com as Relíquias da Morte desde A Pedra Filosofal, diz teoria surpreendente

    Com um destino absolutamente trágico, Ana Bolena já foi mencionada várias vezes no cinema, notadamente no clássico Os Amores de Henrique VIII (1933) ou então em A Outra (2008) – com Natalie Portman no papel da monarca.

    Por fim, vale lembrar que todos os filmes da franquia Harry Potter estão disponíveis no catálogo da HBO Max, assim como o especial Harry Potter - 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Data de lançamento 23 de novembro de 2001 | 2h 32min
    Criador(es): Chris Columbus
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top