Minha conta
    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola: Governo altera idade mínima para filme de Danilo Gentili; entenda o que muda com decisão

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola está sendo acusado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro de apologia à pedofilia.

    O Ministério da Justiça alterou a classificação indicativa do filme de comédia Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola (2017), estrelado por Danilo Gentili e Fábio Porchat, com a recomendação etária passando de 14 para 18 anos. Essa decisão aconteceu em meio às polêmicas recentes envolvendo a produção, que está sendo acusada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro de incentivar a pedofilia em uma cena.  

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola: Entenda polêmica envolvendo filme de 2017 com Fábio Porchat e Danilo Gentili

    Nesta nova recomendação etária de "não recomendado para menores de 18 anos", são citadas "tendências de indicação como coação sexual; estupro, ato de pedofilia e situação sexual complexa" para justificar essa alteração na classificação indicativa. Além disso, o texto publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (16) ainda recomenda que o longa-metragem seja exibido após as 23 horas em televisão aberta. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Classificação Indicativa (ClassInd) é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam.  

    Essa decisão foi publicada apenas um dia após o decreto do Ministério da Justiça para a remoção de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola das plataformas de streaming. Globoplay e o Telecine informaram em uma nota que estão atento às críticas ao filme, mas que a decisão de retirar a produção do ar configura censura. Confira um trecho da nota oficial divulgada pelos streamings: "A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida".

    Qual é a cena polêmica de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola?

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é escrito por Danilo Gentili, Andre Catarinacho e Fabrício Bittar (diretor), e o ator Fábio Porchat interpreta Cristiano, um homem com desvios sexuais e dono do caderno que dá lições sobre ‘como se tornar pior aluno da escola’. A cena que se envolveu em polêmica envolve o ator Bruno Munhoz, que na época tinha 13 anos, e Porchat. Dois meninos estão discutindo e Cristiano tenta acalmar a discussão falando: “Vocês são amigos, amigos não brigam. Vamos esquecer isso tudo? Deixar isso de lado? A gente esquece o que aconteceu e, em troca, vocês batem uma punheta pro tio”.

    Em entrevista ao jornal O Globo, Fábio Porchat comentou sobre essas polêmicas recentes e ressaltou que o filme é uma obra de ficção. "Como funciona um filme de ficção? Alguém escreve um roteiro e pessoas são contratadas para atuarem nesse filme. Geralmente, o filme tem o mocinho e o vilão. O vilão é um personagem mau. Que faz coisas horríveis. O vilão pode ser um nazista, um racista, um pedófilo, um agressor, pode matar e torturar pessoas. Quando o vilão faz coisas horríveis no filme, isso não é apologia ou incentivo àquilo que ele pratica, isso é o mundo perverso daquele personagem sendo revelado. Às vezes, é duro de assistir, verdade", explica o ator sobre as acusações de apologia à pedofilia na cena.

    "Se eu agradar alguns críticos, já me pergunto o que fiz de errado", diz Danilo Gentili sobre Como se Tornar o Pior Aluno da Escola (Exclusivo)

    Na história de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, Bernardo (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel) são estudantes e enfrentam as clássicas tarefas de cumprir as obrigações escolares, tirar boas notas, ter bom comportamento e cumprir as regras da escola, cada vez mais elaboradas graças ao diretor Ademar (Carlos Villagrán). Frustrados, Pedro acaba encontrando um diário de como provocar o caos na escola sem ser pego, o que leva os dois amigos a seguirem as dicas do caderno.

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola segue disponível na Netflix, Telecine e Globoplay.

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola
    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola
    Criador(es): Fabrício Bittar
    Com Carlos Villagrán, Daniel Pimentel, Bruno Munhoz
    Data de lançamento 12 de outubro de 2017
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top