Minha conta
    Miss Violence: Qual a ligação deste polêmico filme grego com Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, de Danilo Gentili?

    Depois da polêmica sobre Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, surgiram comparações do filme com Miss Violence.

    Em meio ao debate sobre Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, filme estrelado pelos comediantes Fábio PorchatDanilo Gentili que está sendo acusado de incentivo à pedofilia e está disponível no catálogo da Netflix, muitas pessoas lembraram de Miss Violence (2013), produção grega que foi premiada no Festival de Veneza de 2013 e aborda temas sensíveis. Qual é a ligação entre os dois filmes polêmicos?

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola: Entenda polêmica envolvendo filme de 2017 com Fábio Porchat e Danilo Gentili

    Qual a ligação de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola com Miss Violence?

    Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro acusaram Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola de incentivar a pedofilia, por uma cena de cunho sexual envolvendo o ator Bruno Munhoz (com 13 anos na época) e Fábio Porchat, que interpreta Cristiano – um homem com desvios sexuais e dono do caderno que ensina a ser o “pior aluno da escola”. Na cena polêmica, enquanto dois meninos discutem calorosamente, o personagem apaziguar os ânimos, falando: “Vocês são amigos, amigos não brigam. Vamos esquecer isso tudo? Deixar isso de lado? A gente esquece o que aconteceu e, em troca, vocês batem uma punheta pro tio”.

    Essa discussão levou algumas pessoas a lembrarem de Miss Violence, onde uma menina de 11 anos comete suicídio depois que segredos de sua família vêm à tona. A partir disso, ao longo do filme nos deparamos com uma rotina de abusos físicos e psicológicos, que envolvem temas sensíveis como incesto, pedofilia, exploração e violência infantil, e até mesmo programas sociais fraudulentos. Miss Violence entrou na competição do 70º Festival Internacional de Cinema de Veneza com Alexandros Avranas recebendo o Leão de Prata de Melhor Diretor e o ator Themis Panou ganhou a Copa Volpi de Melhor Ator.

    Na maioria das publicações, as comparações entre Miss Violence e Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola foram feitas para ressaltar como o conteúdo apresentado no filme grego é bem mais chocante do que os apresentados no filme estrelado por Fábio Porchat e Danilo Gentili. Confira um dos comentários no Twitter:

    Na história de Miss Violence, Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa com um sorriso no rosto. Sua família alega que não foi suicídio, mas sim um acidente e parece conformada com a morte da menina tentando, de todas as formas, continuar com suas vidas, perfeitamente organizadas. Em busca de respostas, promotores começam uma investigação para saber se foi, ou não suicídio e quais são os segredos obscuros que essa família, aparentemente perfeita guarda.

    Na história de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, Bernardo (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel) são estudantes e enfrentam as clássicas tarefas de cumprir as obrigações escolares, tirar boas notas, ter bom comportamento e cumprir as regras da escola, cada vez mais elaboradas graças ao diretor Ademar (Carlos Villagrán). Frustrados, Pedro acaba encontrando um diário de como provocar o caos na escola sem ser pego, o que leva os dois amigos a seguirem as dicas do caderno.

    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola está disponível na Netflix, Telecine e Globoplay, enquanto Miss Violence está disponível no Looke.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top