Minha conta
    O Massacre da Serra Elétrica é uma história real? Franquia de terror tem relação assustadora com serial killer verdadeiro
    Por Bruno Botelho dos Santos — 21 de fev. de 2022 às 18:28

    O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface na Netflix continua a história do clássico do terror lançado em 1974.

    O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface está disponível no catálogo da Netflix e segue os acontecimentos, muitas décadas depois, do clássico O Massacre da Serra Elétrica de 1974. Esse novo capítulo de terror está entre os filmes mais assistidos atualmente no serviço de streaming, o que trouxe à tona novamente o debate entre o público se essa famosa franquia é baseada em eventos reais.

    Pensando nisso, o AdoroCinema vai explicar verdadeira história por trás de O Massacre da Serra Elétrica, que é ainda mais assustadora do que você poderia imaginar. Dá uma olhada! 

    O Massacre da Serra Elétrica
    O Massacre da Serra Elétrica
    Data de lançamento 28 de agosto de 1987 | 1h 23min
    Criador(es): Tobe Hooper
    Com Marilyn Burns, Allen Danziger, Paul A. Partain, William Vail, Teri McMinn
    Usuários
    4,0
    O Massacre da Serra Elétrica é baseado em uma história real?

    O Massacre da Serra Elétrica de 1974 é considerado um dos melhores filmes de terror slasher de todos os tempos e, na época de seu lançamento, foi comercializado como sendo uma "história verdadeira". Na realidade, seu enredo é fictício, mas ainda assim é baseado em casos de assassinatos da vida real.

    Ao longo dos anos, surgiu o debate de que o Leatherface (Gunnar Hansen) seria inspirado no assassino em série Ed Gein, que ficou conhecido por exumar cadáveres de cemitérios e fazer lembranças com seus ossos e pele, além disso, enquanto as autoridades vasculhavam a casa dele, encontraram todos diversos objetos horríveis feitos de pele – incluindo máscaras, o que teria servido de inspiração para a máscara clássica assustadora que Leatherface usa, também feita de pele humana.

    O Massacre da Serra Elétrica da Netflix: Onde o filme de terror se encaixa na franquia?

    No livro "O Massacre da Serra Elétrica – Arquivos Sangrentos", publicado no Brasil pela DarkSide Books, o roteirista Kim Henkel confirma a inspiração em Ed Gein para certos elementos criados na história, mas também revela inspiração em outro assassino. "Nós estávamos cientes da história de Ed Gein, claro. É óbvio que Ed Gein era o sujeito que faz coisas usando pele e ossos humanos e essa foi a inspiração daquele aspecto da história. Mas, na verdade, houve outro caso de assassinato em Houston [no Texas, Estados Unidos], na mesma época. Eu acho que eles foram chamados de 'Assassinos do Confeiteiro'".

    Segundo ele, a inspiração aconteceu pelo foco de toda a mídia do assassino em Elmer Wayne Henley, que atraia vítimas até o covil de um homem mais velho abusá-las sexualmente, com participação de Elmer Wayne e um outro rapaz. "O que me chamou a atenção foi que ele agia de acordo com um certo código de valores, aceitando sua punição e, ao mesmo tempo, viveu feliz em companhia de uns assassinos bizarros e sexualmente pervertidos. Então nos referíamos àquilo como 'esquizofrenia moral' enquanto escrevíamos o roteiro. E brincamos com isso em nossos personagens. O exemplo mais notável é quando o Cozinheiro traz Marilyn Burns [a Sally Hardesty] de volta à casa e para ao ver a porta serrada, e isso o enfurece porque demonstrava falta de orgulho pelo próprio lar. Essse tipo de sensibilidade, esse tipo de percepção de 'valores' coexistia com a carnificina dos assassinatos que estavam acontecendo", disse Kim Henkel.

    Qual é a história do clássico O Massacre da Serra Elétrica?

    Na história de O Massacre da Serra Elétrica (1974), quando Sally (Marilyn Burns) ouve que o túmulo de seu avô pode ter sido vandalizado, ela e seu irmão paraplégico, Franklin (Paul A. Partain), saem com seus amigos para investigar. Depois de um desvio para a antiga casa de fazenda de sua família, eles descobrem uma família enlouquecida de assassinos vivendo ao lado. Enquanto o grupo é atacado um a um pelo Leatherface (Gunnar Hansen), que usa uma motosserra e máscara de pele humana, os sobreviventes devem fazer tudo o que puderem para escapar com vida do local.

    Depois de quase 50 anos escondido, temos o retorno do assassino em O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface. Ele volta a aterrorizar a todos quando jovens empreendedores viajam a negócio para a cidade fantasma de Harlow, no Texas, com a finalidade de leiloar propriedades antigas e criar uma área moderna e fortemente gentrificada. Quando a iniciativa dos forasteiros não agrada, todos acabam envolvidos em um passado mal resolvido, não demorando muito para que estejam lutando por suas vidas.

    O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface está disponível na Netflix.

    O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface
    O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface
    Data de lançamento 19 de fevereiro de 2022 | 1h 23min
    Criador(es): David Blue Garcia
    Com Sarah Yarkin, Elsie Fisher, Mark Burnham, Jacob Latimore, Moe Dunford
    Usuários
    2,1
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top