Minha conta
    Não é para crianças pequenas: Este filme foi vendido na versão reduzida por muito tempo e agora está sem cortes no Disney+!

    Estrelado por Charlize Theron, a atração infantil teve cenas de violência ignoradas no corte final.

    Por muitos anos, filmes com animais têm sido o entretenimento perfeito para crianças. De Madagascar a Dumbo, animações e live-actions desse gênero fizeram parte de muitas infâncias. Mas você sabia que nem todos os longa-metragens vendidos como infantis são, de fato, direcionados ao público infantojuvenil? Um desses é O Grande Joe Young (também intitulado como Poderoso Joe).

    Estrelado por Charlize Theron, protagonista de Mad Max: Estrada da Fúria, o filme de aventura lançado em 1998 sempre foi exibido em versão reduzida — mais branda e amigável — da história. Agora, a atração supostamente infantil está disponível no catálogo da Disney+ pela primeira vez sem cortes.

    Poderoso Joe
    Poderoso Joe
    Data de lançamento 22 de janeiro de 1999 | 1h 54min
    Criador(es): Ron Underwood
    Com Bill Paxton, Charlize Theron, Peter Firth
    Usuários
    3,4
    Assista agora em Disney +

    No enredo de Poderoso Joe, Jill Young (Charlize Theron) vive em uma reserva de caça do norte da África e tem um melhor amigo extraordinário: o enorme gorila Joe. Na primeira infância, Joe e Jill perderam suas mães na mesma noite quando o implacável caçador Andrei Strasser (Rade Šerbedžija) invadiu a reserva.

    Conforme as histórias sobre Joe, que desde então se tornou grande e imponente, continuam a se espalhar, ele agora está em perigo novamente: mais e mais pessoas querem caçá-lo e vê-lo em sua coleção de troféus. O zoólogo americano Gregg O'Hara (Bill Paxton), portanto, faz uma oferta a Jill que inicialmente a irrita: Joe deve se mudar para um parque de vida selvagem da Califórnia, para ficar mais seguro. Parece uma boa intenção, mas a verdade é um pouco mais cruel do parece.

    Poderoso Joe é um remake?

    Nos últimos anos, a Disney se especializou na exploração de seu próprio legado: sequências de diversos filmes, remakes e live-action de filmes populares de animação e tudo o que mais puder ser replicado. Porém, por mais difícil imaginar que a Disney tenha remasterizado filmes de outros estúdios no passado, Poderoso Joe veio de uma boneca russa de cópias.

    Poderoso Joe é baseado em Mighty Joe Young, produzido pela RKO Radio Pictures em 1949. Se abrirmos mais uma camada sobre a origem do filme anterior, também descobrimos que o longa-metragem é uma cópia de King Kong, lançado em 1933 — e disponível na HBO Max. O que explica essa quantidade de cópias é a alta de lucros que King Kong gerou na época, trazendo a certeza de que filmes com gorilas seriam sucessos garantidos.

    Versão sem cortes de Poderoso Joe

    Graças a uma grande combinação de efeitos práticos e animação computadorizada que tem resistido muito bem até hoje, Poderoso Joe dá vida ao seu peludo herói homônimo de uma maneira complexa: como King Kong em seu filme original, Joe pode ser completamente convincente, brincalhão, curioso, ciumento e irritado.

    Dirigido por Ron Underwood, o gorila se desenvolve em uma personalidade real e complexa pela qual você pode torcer no decorrer da história escrita por Mark Rosenthal e Lawrence Konner. O desempenho convincente de Charlize Theron como a protetora forte e altamente envolvida emocionalmente de Joe torna a ilusão ainda mais crível.

    Ao contrário do lançamento em VHS e DVD, Poderoso Joe chega em versão completa na Disney+. O filme, ao ser reduzido, retirou algumas cenas violentas e que poderiam causar alguma controvérsia ao ser assistido por crianças.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top