Minha conta
    Morre Jean-Marc Vallé, diretor de Clube de Compras Dallas e Big Little Lies; relembre a carreira do cineasta
    Por Nathalia Jesus — 27 de dez. de 2021 às 18:25

    Diretor e produtor canadense, que também comandou as câmeras em Objetos Cortantes, faleceu no dia 25 de dezembro.

    Morre Jean-Marc Vallée, o diretor e produtor canadense que dirigiu os filmes A Jovem Rainha VitóriaClube de Compras Dallas e as séries da HBO, Objetos Cortantes e Big Little Lies. A causa da morte, ocorrida em 25 de dezembro, ainda não foi divulgada. O ator de 58 anos faleceu sozinho em sua cabana na cidade de Quebec e deixou dois filhos, Alex e Emile Vallée.

    Seu parceiro de produção, Nathan Ross, divulgou um comunicado sobre sua morte. “Jean-Marc representou criatividade, autenticidade e tentar as coisas de forma diferente. Ele era um verdadeiro artista e um cara generoso e amoroso. Todos que trabalharam com ele não podiam deixar de ver o talento e a visão que ele possuía. Ele era um amigo, parceiro criativo e um irmão mais velho para mim. O maestro fará muita falta, mas é um conforto saber que seu belo estilo e trabalho impactante que ele compartilhou com o mundo vão viver.”

    Carreira de Jean-Marc Vallée nos cinemas

    Jean-Marc Vallée era conhecido por sua abordagem naturalista, o relacionamento próximo e gentil com todos os que trabalhavam com ele e, principalmente, a presença de protagonistas femininas fortes em filmes e séries em que comandou as câmeras ou participou da produção. Seu longa-metragem de estreia foi Lista Negra, um suspense lançado em 1995 que foi indicado a diversas categorias no Genie Awards no Canadá, inclusive a de Melhor Filme.

    Seus primeiros passos ao estrelato aconteceu em 2005, com o lançamento de C.R.A.Z.Y. — Loucos de Amor e, posteriormente, com A Jovem Rainha Vitória, filme estrelado por Emily Blunt que recebeu diversos prêmios e indicações importantes. Mas um dos seus trabalhos mais importantes ainda estava por vir: Clube de Compras Dallas.

    Clube de Compras Dallas
    Clube de Compras Dallas
    Data de lançamento 21 de fevereiro de 2014 | 1h 57min
    Criador(es): Jean-Marc Vallée
    Com Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto, Steve Zahn, Denis O'Hare
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Star +

    Em 2013, o cineasta assumiu a direção de Clube de Compras Dallas, um drama baseado na história real de Ron Woodroof, um eletricista e cavaleiro de rodeio do Texas. Depois de receber um diagnóstico de H.I.V. em 1985, o texano lutou para conseguir medicamentos (ilegais nos Estados Unidos, na época) para ele e outras pessoas com o vírus.

    Protagonista do filme, Matthew McConaughey disse que perdeu 50 quilos ingerindo nada além de vegetais, claras de ovo, peixe e pudim de tapioca — e “tanto vinho quanto eu queria beber” — para perder peso e interpretar o Sr. Woodroof. Resultado de trabalhos bem-sucedidos em todos os âmbitos, o longa-metragem foi indicado a seis Oscars, ganhando três, incluindo Melhor Ator, para McConaughey, e Melhor Ator Coadjuvante, para Jared Leto.

    No ano seguinte, Jean-Marc Vallée dirigiu Livre, com Reese WitherspoonLaura Dern estrelando como filha e mãe, respectivamente, na adaptação do best-seller homônimo de Cheryl Strayed sobre a caminhada no Pacific Crest Trail.

    O cineasta também brilhou em sua curta trajetória na televisão

    Posteriormente, Jean-Marc Vallée voltou a trabalhar com Reese Witherspoon e Laura Dern alguns anos depois, com a série Big Little Lies, na HBO. Como produtor executivo e diretor da primeira temporada de sete episódios, o cineasta conduziu um quinteto de atrizes a algumas das melhores críticas de suas carreiras, incluindo Nicole KidmanShailene Woodley e Zoe Kravitz. A atração chegou a ganhar um Emmy de Melhor Série Limitada, com Vallée, Kidman, Dern e Alexander Skarsgard levando troféus para casa também.

    A segunda temporada, que Vallée não dirigiu, não teve tanto sucesso quanto a primeira. Mas em 2018, o diretor retornou com a adaptação do romance Objetos Cortantes, de Gillian Flynn, impressionando a crítica e o público emarcando indicações ao Emmy para as atrizes Amy Adams e Patricia Clarkson, bem como uma indicação para Melhor Série Limitada.

    Big Little Lies
    Big Little Lies
    Data de lançamento 19 de fevereiro de 2017 | min
    Séries : Big Little Lies
    Com Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Meryl Streep, Alexander Skarsgård
    Usuários
    4,5
    Assista agora em HBO Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top