Minha conta
    O Culpado: Suspense da Netflix foi filmado em apenas 11 dias durante a pandemia; entenda
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O Culpado, estrelado por Jake Gyllenhaal, é remake de um filme dinamarquês e um dos suspenses mais tensos na Netflix.

    O Culpado é mais um daqueles filmes de suspense para roer as unhas na Netflix e apresenta outra atuação impressionante na carreira do ator Jake Gyllenhaal. Na trama, um detetive de polícia que trabalha na central de emergências precisa correr contra o tempo para salvar uma mulher que está em perigo. Uma das curiosidades mais interessantes do filme é que ele foi filmado em apenas uma locação – isso mesmo!

    Lançamentos da Netflix em outubro de 2021: Conheça os 25 filmes que entram no catálogo!

    O Culpado acompanha o policial Joe Bayler (Jake Gyllenhaal) em um dia tedioso na central de chamadas de emergência 911. Bayler foi punido e rebaixado, por isso vive sempre rabugento. Um dia emquestão, após ficar atendendo chamadas de emergência enquanto acontece um incêndio florestal que vai se aproximando da cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA, ele recebe uma chamada inusitada. A princípio uma mulher (Riley Keough) parece estar chamando seu filho, mas na verdade está discretamente reportando seu próprio sequestro. Tentando encaixar cada detalhe vago que ela dá, Bayley precisa colocar a cabeça para funcionar para garantir sua segurança, jogando todas as suas habilidades e intuição, mas a partir que o crime começa a se revelar, mostrando sua verdadeira natureza, o psicológico do polical começa a se enfraquecer, mas precisa se forçar para se reconciliar com demônios do passado.

    Como foi filmado O Culpado da Netflix?

    O Culpado foi filmado em Los Angeles, na Califórnia, durante o auge da pandemia. As gravações começaram em novembro de 2020 e terminaram em apenas 11 dias, mas o mais interessante é que toda a produção se passa em um único local – um call center de emergências (911 nos Estados Unidos) – em Los Angeles, e também foi filmado em uma único locação na cidade para conseguir deixar o suspense mais íntimo e enervante. Em entrevista para a Variety, o diretor Antoine Fuqua disse que a filmagem foi “intensa”. “Para ser honesto, gostei de Jake passando por esse processo. Gostei de vê-lo lidar com isso”, contou.

    Fuqua ainda revelou que escolheu Los Angeles como cenário do filme por causa de sua vasta paisagem desértica. “É uma terra de ninguém de uma forma estranha”, disse Fuqua, explicando que o local do filme aumenta a noção de que o personagem moralmente ambíguo de Jake, o detetive de polícia Joe, está em um purgatório árido e ardente. Quando a produção estava acontecendo, os incêndios florestais da Califórnia duravam quase um ano inteiro e o movimento Black Lives Matter tomava conta da cidade e do mundo. Os efeitos dos dois eventos estão inseridos emocionalmente na trama do filme.

    Antoine Fuqua dirigiu todo o filme de uma van totalmente equipada a um quarteirão do set de filmagens. Isso aconteceu porque ele entrou em contato com uma pessoa com teste positivo para COVID-19 apenas 2 a 3 dias antes do início das filmagens. Mesmo que ele tenha testado negativo, teve que ficar em quarentena de acordo com as diretrizes de segurança. Complicações surgiram por não poder estar fisicamente nas gravações, então o estúdio teve que se preparar para uma comunicação à distância.

    Jake Gyllenhaal estava presente na locação, mas outros atores que emprestaram suas vozes para o filme, como Riley Keough e Ethan Hawke, ficaram ao vivo no Zoom – gravando seus diálogos pelo telefone de suas casas e recebendo dicas por videochamada. A coordenação do elenco e ad equipe por meio de monitores e telefonemas aconteceu para que O Culpado fosse realizado com sucesso na pandemia.

    5 filmes estrelados por Jake Gyllenhaal que você nem lembrava

    O Culpado é remake de um aclamado suspense dinamarquês

    O Culpado na Netflix é remake do suspense dinamarquês Culpa (2018), dirigido por Gustav Möller. O filme foi aclamado pela crítica especializada e conta e conta com 98% de aprovação no site Rotten Tomatoes, um agregador de críticas, e foi o selecionado pela Dinamarca para Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019. Ele acabou não sendo indicado, mas chegou à lista de finalistas.

    Ainda em 2018, foi anunciado que a empresa Nine Stories e Jake Gyllenhaal haviam comprado os direitos americanos da produção, que seria estrelada pelo próprio Gyllenhaal. Em 2020, foi anunciado que ele seria dirigido por Antoine Fuqua e adaptado por Nic Pizzolatto, com distribuição mundial da Netflix, que adquiriu os direitos por $ 30 milhões. Quando Jake Gyllenhaal viu o filme original pela primeira vez, ele foi imediatamente tomado por ele: “Eu senti algo em meus ossos”, disse sobre o personagem para a Variey.

    Depois de desenvolver o projeto ao lado de Fuqua por alguns anos, Gyllenhaal disse que seus sentimentos foram confirmados quando o diretor assinou contrato para direção. “Acho que sentimos como poderia ser uma transposição dessa história para um contexto americano e o que ela estava dizendo na época significava muito para nós dois”. Fuqua admitiu quando viu o filme dinamarquês, pensou: “Talvez eu não devesse refazer este filme, está muito bem feito! Mas a oportunidade de fazer isso com Jake e lidar com questões que sinto que este país ainda está lidando quando se trata de policiamento e saúde mental e como somos rápidos em julgar uns aos outros – pensei que seria um desafio e importante de fazer”.

    O Culpado está disponível no catálogo da Netflix.

    O Culpado
    O Culpado
    Data de lançamento 1 de outubro de 2021 | 1h 30min
    Criador(es): Antoine Fuqua
    Com Jake Gyllenhaal, Riley Keough, Peter Sarsgaard
    Usuários
    3,3
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top