Minha conta
    Confissões de Uma Garota Excluída: Elenco aconselha vítimas de bullying e escolhe melhor universo do catálogo da Netflix (Entrevista)
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Baseado no livro infantojuvenil de Thalita Rebouças, filme com Klara Castanho, Marcus Bessa, Gabriel Lima, Julia Gomes e Fernanda Concon está disponível na Netflix.

    Confissões de Uma Garota Excluída chega ao catálogo da Netflix hoje (21) e acompanha a história de Tetê, uma adolescente de 16 anos que não se sente aceita na escola e, quando chega em casa, ainda é colocada para baixo pela própria família. Sua vida sofre uma reviravolta quando ela se muda para a casa da avó, em Copacabana, e começa a frequentar um novo colégio, onde encontra oportunidades de socializar e fazer amizades — mas nem tudo sai como o planejado.

    O filme é baseado no livro “Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática”, escrito por Thalita Rebouças, grande nome da literatura infantojuvenil no Brasil. Anunciado pela primeira vez no Festival TUDUM em 2020 (que terá uma nova edição neste mês de setembro), o longa-metragem tem o elenco formado por Klara Castanho, Julia Gomes, Kiria Malheiros, Fernanda ConconMarcus Bessa e Gabriel Lima.

    Em entrevista concedida ao AdoroCinema, o elenco principal de Confissões de Uma Garota Excluída contou alguns detalhes sobre os bastidores do filme — incluindo cenas bem complicadas de gravar —, ofereceram conselhos valiosos para pessoas que sofrem bullying na escola ou na internet. Também aproveitaram para revelar em qual produção da Netflix gostariam de estar. Confira:

    Bastidores com muitas lágrimas e química entre o elenco

    Confissões de Uma Garota Excluída tem muitos momentos de tensão e risadas para o público, mas esses sentimentos, sem dúvidas, foram mais intensos para o próprio elenco. Durante a conversa, Klara Castanho, Marcus Bessa e Gabriel Lima revelaram suas cenas favoritas do filme e contaram detalhes de como foram gravadas — e teve até choro que durou cerca de quatro horas consecutivas.

    Klara disse que foi unânime e Gabriel logo respondeu que o momento mais marcante foi na cena em que os amigos se encontram na praia. Complementando a resposta dos amigos, Marcus afirmou: “Foi o momento de maior conexão entre a gente. Não sabíamos que essa cena ia ficar [tão] bonita. Aquilo lá demonstra realmente a amizade. Embora a gente seja o time dos excluídos, estamos felizes sendo quem nós somos, nos divertindo. Foi uma cena muito gostosa, embora a água estivesse gelada e [o dia] nublado. A gente saiu de lá tipo: ‘Nossa, dever cumprido’. Uma sensação de gratidão enorme por estarmos juntos e termos toda essa química que conseguimos passar para o filme.”

    Apesar de concordar bastante, Gabriel Lima pontuou outro momento como favorito, afirmando que houve certa complexidade durante as filmagens: “A praia foi boa pela nossa conexão mas, para mim, outra cena que foi marcante de gravar foi quando a Tetê expõe tudo ali na sala da diretoria. Aquele dia foi bem tenso, e muito bom de gravar. Tem uma curiosidade também sobre a Julia Gomes que, durante o andamento de toda essa história, ela começou a chorar por quatro horas seguidas.”

    Filme da Netflix tem mensagem de combate ao bullying

    O bullying é um dos comportamentos tóxicos mais recorrentes em um ambiente escolar e, infelizmente, continua acontecendo — e acaba moldando a baixa autoestima de crianças e adolescentes, além de gerar traumas que os acompanham pelo resto da vida. Em Confissões de Uma Garota Excluída, o tema é abordado e discutido amplamente, principalmente porque Tetê está no centro desta situação lamentável.

    Na entrevista, o elenco deu conselhos construtivos para quem vive a mesma situação de Tetê, começando pela protagonista Klara Castanho, que disse: “Primeiramente, a culpa não é sua. Você não é menos ou pior do que ninguém porque as pessoas resolveram praticar bullying com você. Na verdade, quem está praticando isso é a pessoa mais insegura da história, porque não consegue lidar com os próprios defeitos e inseguranças e tem que partir para cima de uma outra pessoa para conseguir se sentir melhor e mais confortável. Então tenta sempre procurar ajuda de alguém — seja da família, seja profissional. Não se sinta sozinho e tente achar alguém que consiga te entender e te ouvir.”

    Confissões de uma Garota Excluída
    Confissões de uma Garota Excluída
    Data de lançamento 23 de setembro de 2021 | 1h 31min
    Criador(es): Bruno Garotti
    Com Klara Castanho, Júlia Rabello, Stepan Nercessian
    Usuários
    3,5
    Assistir em streaming

    Gabriel Lima complementou a fala da colega de elenco, afirmando que em todo o mundo tem alguém que vai ter interesses parecidos com o seu e, consequentemente, você não ficará sozinho: “Não se desespere, encontre sua tribo, porque tem gente que gosta das mesmas coisas que você. Se aceite do jeito que você é. Se você gosta de usar maquiagem, use. Se não gosta, não usa. Se você está bem com você mesmo, vai conseguir ficar bem com outras pessoas também.”

    Marcus Bessa finalizou: “Esqueça as opiniões alheias, viva a vida do jeito que você quer viver e não por coisas que colocam na sua cabeça. Eu sei que é muito difícil não se chatear, porque eu já fui vítima de bullying na adolescência, mas fique com pessoas que gostem de você. Esteja perto das pessoas que te amam. Eu tenho certeza que você nunca vai estar sozinho. Procura, também, ajuda de um psicólogo, que é super importante para você não levar esses traumas para a vida adulta.”

    FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA MOLDAR OS PERSONAGENS

    Apesar de a história de Confissões de Uma Garota Excluída ter derivado do famoso livro de Thalita Rebouças, o elenco teve referências exteriores à obra originalmente escrita. “Todo filme adolescente tem a garota ou o garoto que sofre bullying, então eu tentei trazer referências de onde existiam os personagens que eu me identificava, mas ultrapassavam a ideia de que existe um único estereótipo”, disse Klara Castanho.

    “Eu não quis cair no estereótipo da menina excluída que sofre bullying. Então preferi tentar seguir um caminho de sensibilidade para que o maior número de pessoas possível pudesse se identificar. Não só a garota excluída ou tímida, ou qualquer outra variante que possa te causar um desconforto. Eu não quis me restringir a um único grupo de pessoas. Eu tentei fazer a Tetê o mais simplista possível”, concluiu a atriz.

    5 filmes que nos lembram como é ser adolescente

    Já Marcus Bessa, que interpreta Zeca, um adolescente gay, buscou referências em artigos, conversas com membros da comunidade LGBTQ+ e, principalmente, a verdadeira inspiração de Thalita Rebouças para o personagem: seu melhor amigo da faculdade. “Eu não queria que o Zeca fosse um personagem estereotipado, queria que se identificassem muito com ele. Teve toda a preparação que foi essencial e virou uma chavinha na minha cabeça em querer humanizar e trazer bastante sentimento para esse personagem, que é muito forte.”

    “Li bastante artigos sobre a comunidade LGBT que eu não entendia muito sobre, conversei com pessoas da comunidade, assisti séries e filmes da Netflix e conversei com a inspiração [da Thalita Rebouças], o amigo dela da faculdade. Conversei muito e ele, graças a Deus, gravava muitos stories no Instagram, então consegui pegar alguns trejeitos dele, o jeitinho dele. Minha maior inspiração foi o verdadeiro Zeca que a Thalita pensou e imaginou. Espero que eu tenha passado isso para ela e ela tenha lembrado e retornado à adolescência dela. Embora seja um personagem muito complexo, de muito estudo, foi um grande presente para mim. Sem dúvidas é o melhor personagem que eu já fiz.”

    E se eles pudessem estar em outra produção da Netflix?

    Confissões de Uma Garota Excluída já é um cenário em que os três atores do elenco estão inseridos. No entanto, o catálogo da Netflix é imenso e o que não falta é produções incríveis para assistir e, principalmente, viver. Ao serem questionados sobre em qual universo de filmes da gigante do streaming eles gostariam de estar, Marcus Bessa tomou a frente. “Comédia romântica eu não sei... Mas gostaria de estar em Sintonia. Eu adoro Sintonia. Mas talvez em Barraca do Beijo…”

    Klara Castanho negou totalmente com um sonoro “não” e optou pela trama protagonizada por Lana Condor e Noah Centineo — que, a propósito, é citado no novo filme da Netflix. “Para Todos Os Garotos Que Já Amei é muito legal.” Por outro lado, Gabriel Lima seguiu um caminho bem diferente e disse: “Eu ficaria com alguma do Adam Sandler”.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top