Minha conta
    Will Smith quase não foi escalado em famoso filme por ser negro, revela diretor

    De acordo com a 20th Century Studios, o ator de À Procura da Felicidade iria impedir o sucesso de bilheteria do filme devido à cor da pele.

    Embora Will Smith já fosse um nome conhecido em meados da década de 1990, a 20th Century Studios não queria que ele liderasse o filme Independence Day. O motivo dessa decisão foi tomada devido à cor da pele do ator. Em recente entrevista ao site The Hollywood Reporter, o diretor Roland Emmerich e o roteirista Dean Devlin refletiram sobre o longa-metragem lançado em 1996, que completa 25 anos em 2021, e sua luta implacável para escalar o protagonista de À Procura da Felicidade como o capitão Steven Hiller.

    Durante a conversa, os dois alegaram que os executivos do estúdio se opuseram à decisão de escalar Will Smith no elenco porque acreditavam que um ator principal negro não atrairia o público estrangeiro. ‎“Ethan Hawke estava na lista, mas pensei que naquela época ele era muito jovem. Ficou bem claro que tinha que ser Will Smith e Jeff Goldblum”, explicou Emmerich. “Essa foi a combinação que pensamos. O estúdio disse: ‘Não, não gostamos do Will Smith. Ele não se provou. Ele não tem apelo nos [mercados] internacionais.’"

    Will Smith, Eddie Murphy e + atores que fizeram mais de um personagem no mesmo filme

    Dean Devlin, então, acrescentou: ‎”Eles disseram, ‘Se você escolher um ator negro para o papel principal, vai matar a [bilheteria] no mercado internacional. Nosso argumento era, ‘Bem, o filme é sobre alienígenas. Ele vai se sair bem ao redor do mundo. Foi uma grande guerra nos bastidores, e Roland realmente defendeu [Smith] — e felizmente nós vencemos.”‎

    Para garantir que Will Smith fosse escalado para Independence Day, o diretor Roland Emmerich ameaçou sair da 20th Century Studios, recusando-se a ceder aos desejos do estúdio: “Foi pouco antes do início das filmagens, e ainda não tínhamos garantido Will e Jeff. Lembro de ter ido até lá dizendo: ‘O pessoal da Universal está me ligando todos os dias, dispostos a me entregar o que quero, então me dê esses dois atores ou vou para lá.’ E honestamente, não acho que teria sido uma possibilidade [realmente trocar de estúdio], mas foi uma grande ameaça.”‎

    Independence Day foi um grande sucesso em 1996

    Independence Day estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 4 de julho de 1996 e, apesar das críticas mistas, arrecadou mais de 817 milhões de dólares em bilheteria. Além disso, o filme também garantiu uma série de prêmios, incluindo o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

    No enredo do longa-metragem, alienígenas misteriosos chegam à Terra por meio de enormes naves espaciais. O que os humanos acreditam ser uma maravilha se transforma em terror quando as espaçonaves lançam raios destrutivos de fogo em cidades por todo o planeta. Com isso, a única esperança do mundo está nas mãos de um determinado grupo de sobreviventes, que se unem para uma última tentativa de ataque contra os invasores — antes que seja o fim da humanidade.

    Will Smith chora e abraça uma criança em todos os seus filmes? Conheça a teoria!

    Roland Emmerich e Dean Devlin se reuniram novamente em 2016 para a sequência Independence Day: Resurgence, mas, dessa vez, Will Smith optou por não participar do projeto, supostamente dizendo ao diretor que estava “cansado” de realizar sequências de filmes. Em entrevista ao site Collider, na época, o cineasta disse:

    “Bem, você sabe, quase no começo, eu queria trabalhar com ele e ele estava muito animado por estar nisso. Mas depois de um tempo, ele estava cansado de sequências e fez outro filme de ficção científica, que era sua história de pai e filho, então ele optou por sair. Fiquei muito desapontado no início, mas então alguns amigos me disseram: 'Bem, essa pode ser uma ótima chance de tentar algo novo'. Lidamos com o desaparecimento de Will Smith — não quero revelar isso — mas de uma forma muito respeitosa e ele ainda faz parte deste universo, mas é principalmente uma espécie de transferência da velha geração para a nova."

    Independence Day
    Independence Day
    Data de lançamento agosto 1996 | 2h 25min
    Criador(es): Roland Emmerich
    Com Will Smith, Bill Pullman, Jeff Goldblum
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top