Minha conta
    Por que os conteúdos originais da HBO estão saindo do catálogo da HBO Max?
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Se são originais, deveriam ficar no catálogo para sempre, certo? Mas há outras questões envolvendo tais produções de streamings como Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.

    Apesar de ter chegado ao Brasil em 29 de junho, a HBO Max já existia nos Estados Unidos e, devido à certa padronização de conteúdos, há filmes que estão deixando o catálogo do serviço — estão presentes na aba “Últimos Dias”, no aplicativo e no site.

    HBO Max: Melhores filmes e séries LGBTQIA+ para conferir no streaming

    Percebe-se, no entanto, que dois títulos pertencentes à lista de futura remoção são produções originais da HBO, como os documentários O Ataque a Newburgh e Há Algo Errado Com Tia Diane. Mas se são produções da própria emissora e serviço de streaming, porque está sendo retirado da plataforma? O AdoroCinema responde!

    Divisão de direitos autorais e de transmissão

    Assim como acontece com o Netflix e outros serviços de streaming, as produções originais da HBO abrangem diversos cenários que variam de acordo com direitos autorais e de exibição. Antes de tudo, é importante mencionar que a maioria dos conteúdos originais produzidos desde o final da década de 1990 são propriedade da HBO.

    Mas em alguns casos, os criadores podem ter influência para insistir que eles mantenham os direitos subjacentes — e uma janela de streaming mais limitada — sob a condição de não venderem o produto para a HBO de outra forma. Mas ainda sim, o produto continua recebendo o título de "original" da HBO, pois não estreou em outra plataforma primeiro.

    O Ataque a Newburgh e Há Algo Errado Com Tia Diane fazem parte destes conteúdos que foram lançados, a princípio, pela emissora HBO. Com o recente anúncio de retirada, é possível que eles estejam sendo licenciados para outro provedor por algum tempo e retornem para o catálogo da HBO Max no futuro.

    Os originais da Netflix nem sempre são feitos pela gigante do streaming

    Além de perder conteúdos licenciados por fornecedores terceirizados, a Netflix também perde conteúdos originais da marca. Isso porque nem todos os títulos originais da gigante do streaming são, de fato, produzidos pela Netflix. A particularidade destas produções está no fato de que a plataforma compra os direitos de exibição dos estúdios e transmite internacionalmente com exclusividade.

    Ou seja, o que antes era exibido apenas em emissoras no Reino Unido, por exemplo, passa a ser exibido para o mundo todo pela Netflix, sob a categoria de conteúdo original. Este é o caso das séries River e Estocolmo, que eram distribuídas pela BBC e por uma emissora argentina, respectivamente, e ambas foram veiculadas internacionalmente apenas na Netflix, recebendo o título de original devido à exclusividade de transmissão do streaming.

    Netflix vai perder metade do catálogo em breve; entenda o motivo

    Assim, é válido afirmar que parte das produções originais saem do catálogo porque não são de propriedade da Netflix. Em vez disso, eles são distribuídos internacionalmente exclusivamente pela Netflix por um período fixo de tempo. Outro aspecto determinante para a remoção de tais conteúdos são os problemas de licenciamento temporários ou permanentes como, por exemplo, Beat Bugs, que saiu devido a problemas de licenciamento por um curto período de tempo, enquanto Slasher foi removido porque o dono da série faliu.

    Por fim, alguns títulos são retirados por especificidades nas leis e licenças em cada país. Sabe quando um conteúdo está sendo exibido nos Estados Unidos mas não têm disponibilidade aqui no Brasil? Isso acontece porque alguns conteúdos originais da Netflix são removidos por regiões, devido a cláusulas contratuais de exibição ou solicitações de remoção por parte dos estúdios originais.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • HBO Max: Melhores filmes infantis do catálogo para assistir durante a semana de estreia
    • And Just Like That: Revival de Sex and the City estreia ainda este ano na HBO Max; saiba mais
    • HBO Max: Rainhas do Crime, Magnum 44 e outros filmes de ação imperdíveis para conferir no catálogo do streaming
    • HBO Max: De After a Casablanca, conheça os melhores romances disponíveis no catálogo da plataforma
    • The Flight Attendant: Série da HBO Max com Kaley Cuoco vai ter 2ª temporada?
    • Pretty Little Liars no HBO Max: Nova versão já tem protagonistas confirmadas e sinopse misteriosa
    Comentários
    Back to Top