Minha conta
    A Fantástica Fábrica de Chocolate completa 50 anos; veja como está o elenco do primeiro filme hoje

    Lançado em 1971, o musical infantil deixou sua marca na história do cinema ao trazer personagens icônicos como Willy Wonka e os Oompa Loompas.

    Baseado no livro homônimo de Roald Dahl, A Fantástica Fábrica de Chocolate estreou em 30 de junho de 1971. Meio século depois, a história de Charlie Bucket (Peter Ostrum), um menino pobre que sonha em conhecer o misterioso confeiteiro Willy Wonka (Gene Wilder), continua atraindo fãs de todas as idades. E rendendo frutos para a indústria do entretenimento: além da adaptação comandada por Tim Burton em 2005, a trama vai ganhar um prelúdio com Timothée Chalamet e duas séries animadas na Netflix.

    A Fantástica Fábrica de Chocolate
    A Fantástica Fábrica de Chocolate
    Data de lançamento 24 de setembro de 1971 | 1h 40min
    Criador(es): Mel Stuart
    Com Gene Wilder, Jack Albertson, Peter Ostrum
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    O mundo de "pura imaginação" não chegou a ser um sucesso de bilheteria na época do lançamento. Mas, com o tempo, se tornou um clássico da sétima arte, ficando em 25º lugar no Top 50 Filmes Cults da revista Entertainment Weekly. Dirigido por Mel Stuart, o longa disputou o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1972, enquanto Wilder concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical.

    Teoria triste liga Harry Potter e A Fantástica Fábrica de Chocolate: entenda

    Em comemoração aos 50 anos de A Fantástica Fábrica de Chocolate, o AdoroCinema resolveu ir atrás dos atores para saber como eles estão hoje e o que andaram fazendo nas últimas décadas. Confira a seguir:

    GENE WILDER COMO WILLY WONKA

    Antes de assumir o papel do famoso mestre chocolateiro, Wilder era mais conhecido por filmes como Bonnie e Clyde e Primavera para Hitler. Após conquistar o público com A Fantástica Fábrica de Chocolate, o ator americano estrelou Banzé no Oeste, co-escreveu e protagonizou O Jovem Frankenstein, bem como cravou outra indicação ao Globo de Ouro por sua performance em O Expresso de Chicago.

    Entre 1994 e 1995, Wilder também encabeçou a sitcom Something Wilder. No início dos anos 2000, participou de dois episódios de Will & Grace – o que lhe rendeu o Emmy de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia. Depois disso, ele se afastou das telas e publicou alguns livros, incluindo suas memórias de 2005, "Kiss Me Like a Stranger: My Search for Love and Art".

    Wilder morreu em 2016, aos 83 anos, devido a complicações de Alzheimer. Eterno Willy Wonka, ele se consagrou como um dos comediantes mais influentes da segunda metade do século 20.

    Qual é o segredo de Willy Wonka em A Fantástica Fábrica de Chocolate?

    PETER OSTRUM COMO CHARLIE BUCKET

    O americano Peter Ostrum tinha 12 anos quando entrou para o elenco de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Como não existia nenhum roteiro até então, ele acabou lendo um trecho do romance de Roald Dahl durante a audição. Depois de gravar o musical, Peter recebeu convite para atuar em três filmes, mas recusou todas as ofertas. Ele está longe de Hollywood desde então e hoje trabalha como médico veterinário em Nova York.

    Em entrevista ao Journal of the American Veterinary Medical Association, Peter comentou sua mudança de área: "Todo mundo pensa que atuar é uma profissão glamourosa, mas é difícil. Eu queria algo mais estável, e o segredo é encontrar algo que você ame fazer. É isso que minha profissão [veterinária] me deu". Sua carreira nas telonas se resume, portanto, ao doce e generoso Charlie Bucket.

    A Fantástica Fábrica de Chocolate teria protagonista negro

    DENISE NICKERSON COMO VIOLET BEAUREGARDE

    Mascadora de chiclete profissional, a competitiva Violet Beauregarde foi interpretada pela americana Denise Nickerson. Antes de rodar A Fantástica Fábrica de Chocolate, a atriz já havia se destacado por seus diferentes papéis na novela gótica Dark Shadows. Na sequência, integrou o elenco da série infantil The Electric Company e apareceu como convidada na sitcom A Família Brady.

    Aos 21 anos, Denise fez seu último filme – a comédia Zero to Sixty –, migrando então para o campo da enfermagem. Ela morreu em 2019, aos 62 anos, após ter sofrido um derrame que levou a convulsões e pneumonia.

    JULIE DAWN COLE COMO VERUCA SALT

    Em seu primeiro papel como atriz, a britânica Julie Dawn Cole encarnou a malcriada e irritante Veruca Salt. Seu desempenho impressionou tanto o público que uma banda de rock alternativa de Chicago decidiu usar o nome da personagem. Passada a repercussão de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Julie trabalhou nos seriados And Mother Makes Three, Angels, Poldark e Married for Life. Mais recentemente, apareceu em dramas médicos como Casualty e Holby City.

    Julie voltou a se apresentar como Veruca Salt em duas outras ocasiões: no Festival de Comédia de Melbourne, em 2004; e no Festival Fringe de Edimburgo, em 2010. Neste último, a atriz interpretou uma versão semi-funcional de si mesma, discutindo com um terapeuta invisível sobre sua personagem no musical, a vida e fãs obsessivos.

    Em 2011, Julie decidiu escrever a respeito de sua primeira oportunidade profissional e publicou "Eu quero agora! Um livro de memórias sobre a vida no set de A Fantástica Fábrica de Chocolate" (inédito no Brasil). Depois de 2013, ela mudou de ramo e se tornou psicoterapeuta em um centro de câncer.

    Top 5: Curiosidades bizarras sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate

    MICHAEL BOLLNER COMO AUGUSTUS GLOOP

    O alemão Michael Bollner deu vida a Augustus Gloop, um garoto extremamente guloso e o primeiro do grupo a cair nas armadilhas de Willy Wonka. A Fantástica Fábrica de Chocolate foi seu único emprego como ator, já que não atuou mais nos últimos 50 anos. Pressionado pelo pai, ele largou a fama para continuar seus estudos. Hoje, Michael trabalha como advogado tributário em Munique, na Alemanha.

    PARIS THEMMEN COMO MIKE TEAVEE

    Quando abocanhou o papel de Mike Teavee, uma criança viciada em TV e hater de chocolate, o americano Paris Themmen tinha pouco menos de 12 anos, com passagens por comerciais televisivos e peças da Broadway. Concluídas as gravações de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Paris pôde ser visto em outros projetos audiovisuais, como Star Trek: Voyager. Ele também trabalhou como assistente de produção no filme Noivo da Minha Melhor Amiga e como primeiro assistente de direção em The Owner.

    Ao mesmo tempo, Paris desenvolveu uma paixão por viajar, tendo conhecido 60 países até 2015. Ele fundou, inclusive, um serviço de viagens. E já fez de tudo um pouco nos anos que se seguiram ao filme: corretor imobiliário, consultor financeiro e ainda funcionário da Walt Disney Imagineering, empresa responsável pelos parques temáticos do Mickey.

    RUSTY GOFFE COMO OOMPA-LOOMPA

    Ao lado de Gene Wilder, o britânico Rusty Goffe é um dos atores que mais teve sucesso depois do musical. Intérprete de um dos Oompa Loompas que ajudavam Wonka na fábrica, Rusty esteve nos filmes Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (como Jawa), Flash Gordon e Willow - Na Terra da Magia. Além disso, deu vida a um dos goblins de Gringotes em quatro filmes da franquia Harry Potter: A Pedra Filosofal, A Prisioneiro de Azkaban, A Ordem da Fênix e O Enigma do Príncipe.

    'Oompa Loompa' se torna verbete no Dicionário Oxford
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top