Minha conta
    Velozes & Furiosos: Qual é a sequência para assistir aos filmes de Vin Diesel e Paul Walker? Confira a ordem certa
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Velozes & Furiosos 9 já chegou aos cinemas e, além da estreia de John Cena, traz personagens importantes de volta ao enredo. Que tal relembrar cada um dos filmes anteriores?

    Velozes & Furiosos começou como uma franquia sobre corridas de carros. Estrelada por Vin Diesel e Paul Walker, a saga evoluiu para a categoria de filmes de ação com grandes loucuras, cenas grandiosas que levam oito meses para serem feitas, muitos (muitos mesmo!) carros destruídos, retornos de personagens importantes e momentos família que chegam a emocionar. A franquia vai até para o espaço, só faltam os dinossauros de Jurassic Park!

    Velozes & Furiosos 9 já está disponível nos cinemas brasileiros, a partir de hoje (24), após ser adiado inúmeras vezes (inclusive por causa da pandemia do coronavírus). Uma vez que o nono filme da saga já está pronto para ser assistido, pode ter fãs que ainda não prestigiaram a franquia em sua totalidade — seja por falta de tempo, informação ou por não saber qual é a ordem correta na linha do tempo deste enorme universo cinematográfico. Caso o problema seja a última alternativa citada, o AdoroCinema pode te ajudar nesta tarefa! 

    Velozes & Furiosos: em que sequência assistir aos filmes?

    Velozes & Furiosos é o primeiro filme da franquia. Baseado em um artigo de jornal sobre corredores de rua, o longa lançado em 2001 focava no policial disfarçado Brian O'Conner (Paul Walker) e sua tentativa de se infiltrar na gangue de Dominic Toretto (Vin Diesel). Ex-presidiário, ele organiza corridas de ruas em Los Angeles e está sendo investigado pela polícia por roubo de equipamentos eletrônicos. Mal sabíamos que a produção daria início a uma das franquias de maior bilheteria já feita.

    Turbo-Charged

    Entre o primeiro e o segundo filmes da franquia foi lançado em 2003 Turbo-Charged, um curta-metragem de 6 minutos como prelúdio de + Velozes + Furiosos. O vídeo explica como Brian acabou sendo preso pela polícia por deixar Dom fugir, e se tornar um rei das ruas em tão curto espaço de tempo, apesar de ser um homem procurado. Minka Kelly aparece como uma personagem conhecida puramente como "Garota". Confira: 

    + Velozes + Furiosos

    O segundo filme da franquia + Velozes + Furiosos não teve a presença de Vin Diesel, que só retornou no quarto longa-metragem. No entanto, o longa de 2003 contou com Paul Walker e apresentou outros personagens queridos da saga: Tyrese Gibson como Roman e Ludacris como Tej. Depois de deixar a polícia, Brian se infiltra no crime organizado de Miami para uma nova investigação, rendendo uma cena de ação insana com um carro "pulando" a bordo de um iate. Ele ainda tem um romance com a agente secreta Monica Clemente (Eva Mendes).

    Los Bandoleros

    Segundo curta da franquia Velozes & Furiosos, Los Bandoleros foi lançado em 2009. Durante cerca de 20 minutos, o vídeo dirigido e roteirizado por Vin Diesel mostra o que Dom foi fazer na República Dominicana e como ele reacendeu seu relacionamento com Letty (Michelle Rodriguez), em preparação para o filme seguinte: Velozes & Furiosos 4. O vídeo também apresenta novos personagens Han (Sung Kang), Rico (Don Omar) e Tego (Tego Calderon) — embora Han tenha aparecido pela primeira vez em Desafio em Tóquio, que é ambientado depois do sexto filme. Assista à primeira parte do curta:

    Velozes & Furiosos 4

    Velozes & Furiosos 4 contou com a volta dos queridos personagens Dom, Brian e Letty. Após ser visto rumo ao México no final do primeiro filme, Toretto reaparece na República Dominicana praticando golpes ao lado de sua namorada e de sua gangue. No entanto, um assassinato acende nele uma sede de vingança que o faz cruzar novamente com Brian em uma perigosa missão. A produção apresentou ainda Giselle (Gal Gadot), interesse amoroso de Han.

    Velozes & Furiosos 5

    Velozes & Furiosos 5 é ambientado no Rio de Janeiro, e traz como novidade tirar o foco das corridas de rua e mudar para o gênero de um "filme de assalto" — incluindo arrastar um enorme cofre pela Ponte Rio-Niterói. Na trama, Toretto e sua equipe planejam um grande roubo para comprar sua liberdade enquanto estão na mira de um poderoso traficante brasileiro e um perigoso agente federal: Hobbs, o antagonista interpretado por Dwayne Johnson.

    Velozes & Furiosos 6

    Em Velozes & Furiosos 6, Dom, Brian e companhia estão em fuga, espalhados pelo mundo, após o assalto realizado no Rio de Janeiro. Felizmente, Hobbs (Dwayne Johnson) pede a ajuda da gangue para parar um grupo de mercenários em troca de perdão por seus crimes. Assim, eles devem ir a Londres para enfrentar os criminosos liderados por Owen Shaw (Luke Evans), que tem ajuda de Letty, a antiga namorada de Dom, que ele acreditava estar morta. Aumentando os riscos das cenas de ação, o filme ainda tem uma cena pós-créditos com Jason Statham.

    Desafio em Tóquio

    Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio é quase um filme independente da franquia. Embora este tenha sido o terceiro filme a ser lançado, na verdade é o sexto longa-metragem cronologicamente. Com novos protagonistas, este desvio para o Japão deixou Dom e Brian e se concentrou no futuro "rei do drift" Sean (Lucas Black) e seu parceiro Twinkie (Bow Wow). Só que o filme dirigido por Justin Lin não é somente um spin-off que pouco tinha a ver com a franquia geral, mas eles fizeram do clímax do filme um importante ponto do enredo para uma sequência que chegou nove anos depois.

    Han foi supostamente morto em Desafio em Tóquio, mas o personagem é tão querido que a franquia descobriu uma maneira de trazê-lo de volta à narrativa, adiando o inevitável. Claro que o visual de Sean não foi rejuvenescido e a tecnologia ainda era de 2006. Mas tente ignorar esses "detalhes". Claro que tudo está prestes a mudar, já que Han na verdade está vivo e vai retornar em Velozes & Furiosos 9, juntamente com Sean, Twinkie e Earl (Jason Tobin).

    Velozes & Furiosos 7

    Velozes & Furiosos 7 foi o último filme de Paul Walker, que morreu tragicamente durante as filmagens, e trouxe cenas emocionantes em que o personagem foi recriado digitalmente com a ajuda dos irmãos do ator. A trama é ambientada depois dos eventos de Londres e introduz o personagem de Jason Statham, Deckard Shaw. Assassino profissional, ele quer vingança pelo que aconteceu com seu irmão Owen Shaw no filme anterior.

    Velozes & Furiosos 8

    Velozes & Furiosos 8 foi responsável por uma rixa na "família" de Toretto. A vilã Cipher (Charlize Theron) atrapalha a lua de mel de Dom e Letty. Ela arma um plano para chantageá-lo, de forma que ele traia seus amigos e passe a ajudá-la a obter ogivas nucleares. Assim, o Sr. Nobody (Kurt Russell) convoca Deckard Shaw para trabalhar com Hobbs e sua equipe para rastrear Dom e derrubar Cipher. O filme introduz a Dame Helen Mirren à franquia Fast and Furious.

    Hobbs & Shaw

    A popularidade dos personagens de Dwayne Johnson e Jason Statham gerou o spin-off Hobbs & Shaw. Na trama, os dois são forçados a se unir para derrubar o vilão cibergeneticamente aprimorado, Brixton (Idris Elba), e impedir uma ameaça biológica que pode mudar a humanidade para sempre. O filme ainda apresenta a irmã de Shaw, Hattie (Vanessa Kirby), assim como a família estendida de Hobbs em Samoa.

    Velozes & Furiosos Espiões do Asfalto

    Velozes & Furiosos - Espiões do Asfalto é a série animada da franquia Fast and Furious. Com 4 temporadas na Netflix, a produção acompanha o primo de Dom Toretto, Tony, que é recrutado por uma agência do governo para se infiltrar numa gangue de corridas de rua, a fim de evitar a ameaça global de uma organização criminosa. A primeira temporada se passa nos Estados Unidos, a segunda no Rio de Janeiro, a terceira no Saara e a quarta no México.

    Velozes & Furiosos 9

    Velozes & Furiosos 9 é o segundo filme de uma trilogia que começou em Velozes 8 (com Velozes 10 dividido em dois longas-metragens). Na trama, Dom e Letty vivem uma vida pacata ao lado de seu filho Brian. Só que logo são ameaçados pelo passado de Dom. O seu irmão desaparecido Jakob (John Cena) está trabalhando ao lado de Cipher, e para completar é um assassino treinado e um excelente motorista. Para enfrentá-los, Toretto vai precisar reunir sua equipe novamente, inclusive Han, que todos acreditavam estar morto. Um dos mais aguardados de 2021, o filme vai levar os personagens para o espaço. Leia a nossa crítica.

    Onde assistir a Velozes & Furiosos?

    Os filmes de Velozes & Furiosos estão disponíveis em diversos streamings e plataformas. Confira:

    Velozes & Furiosos: streaming do Telecine e do NOW, para compra e aluguel no Google Play Movies e Apple iTunes.

    + Velozes + Furiosos: streaming do Telecine, e pode ser comprado e alugado no Google Play Movies e Apple iTunes.

    Velozes & Furiosos 4: streaming do Telecine, e para compra e aluguel no Google Play Movies.

    Velozes & Furiosos 5: via streaming do Telecine..

    Velozes & Furiosos 6: streaming do Telecine e para compra e aluguel no Apple iTunes.

    Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio: streaming do Telecine, e para compra ou aluguel no Google Play Movies e Apple iTunes.

    Velozes & Furiosos 7: streaming do Telecine e para compra e aluguel no Google Play e Apple iTunes.

    Velozes & Furiosos 8: streaming do Telecine e para compra e aluguel no Apple iTunes.

    Hobbs & ShawAmazon Prime Video, e para compra através do Google Play Movies e Apple iTunes.

    Velozes & Furiosos - Espiões do AsfaltoNetflix.

    Velozes & Furiosos 9: em cartaz nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top