Minha conta
    O Diabo Veste Prada: Quem é o verdadeiro vilão do filme de Meryl Streep e Anne Hathaway?

    Hora da sinceridade: Nate (Adrian Grenier) é um embuste, não é mesmo?

    O Diabo Veste Prada criou sua marca na cultura pop, se tornando um dos melhores filmes dos últimos 20 anos (segundo o AdoroCinema). Afinal, conta com três personagens que conquistaram o público: Andy (Anne Hathaway), Emily (Emily Blunt) e, é claro, a icônica Miranda Priestly (Meryl Streep). Enquanto alguns sonham com uma continuação, o longa segue sendo debatido pelos fãs, ganhando novos significados ao longo dos anos. Afinal, quem é o verdadeiro vilão dessa história?

    Quem é o vilão de O Diabo Veste Prada?

    Todo mundo sabe que O Diabo Veste Prada acompanha a jornada de Andy se tornando assistente da famosa (e cruel) Miranda Priestly, editora de uma das maiores revistas de moda. Em sua rotina de trabalho, a protagonista precisa se virar para atender às exigentes demandas de sua chefe, a qualquer hora do dia, o que acaba sacrificando sua vida pessoal. A história é uma adaptação do livro de Lauren Weisberger, inspirado em suas experiências como assistente de Anna Wintour, chefe da Vogue.

    8 filmes de comédia de Meryl Streep para conhecer um outro lado da atriz

    Logo, o diabo do título seria a escolha óbvia para o cargo de grande vilão do filme. Mas, com o passar dos anos, essa concepção foi mudando para o público. Sim, Miranda segue como uma carrasca poderosa, mas não seria tão criticada se fosse homem (além do filme dar espaço para sua vulnerabilidade). Assim, os olhares dos fãs focaram em outra pessoa problemática dessa história: Nate (Adrian Grenier).

    Para quem não lembra, Nate é o namorado de Andy, um chefe de cozinha que não entende a dedicação da amada nesse trabalho de moda. Ele vive insistindo pra ela desistir do emprego e não apoia suas vitórias profissionais - a ponto de comemorar no momento em que Andy acredita que será demitida. Porém, a cena que fica na mente dos fãs é quando Nate se irrita quando Andy perde a festa de aniversário dele, por causa de um evento de trabalho. Nem mesmo quando ela chega atrasada, com um cupcake, pedindo desculpas. Desde então, são virais os comentários da internet que enxergam Nate como o verdadeiro vilão.

    Anne Hawathay fala sobre O Diabo Veste Prada

    Para comemorar o 15º aniversário de O Diabo Veste Prada, a Entertainment Weekly fez uma entrevista com o elenco (inclusive Streep, Hathaway e Blunt!) e os criadores do adorado longa, onde eles contaram bastidores da produção e opinaram sobre alguns assuntos. Por exemplo, Adrian Grenier entende completamente o porquê de Nate ser considerado o vilão da história:

    "Todos aqueles memes foram chocantes para mim, até que realmente comecei a pensar no assunto. Em muitos aspectos, ele é muito egoísta e egocêntrico, tudo tinha que ser sobre ele, não estava se esforçando para apoiar Andy em sua carreira. No final do dia, é apenas um aniversário, certo? Não é o fim do mundo. Depois de um tempo de reflexão, percebi a verdade dessa perspectiva. Ele era um menino frágil e ferido. Andy precisava do apoio de um homem adulto. Em nome de todos os Nates pelo mundo: Vamos lá, melhorem!"

    O Diabo Veste Prada vai ganhar adaptação teatral com músicas de Elton John

    Já Anne Hathaway, que batalhou para conseguir o papel de Andy (que quase foi para Rachel McAdams), carinho por todos os personagens... até mesmo Nate: "Em retrospecto, tenho certeza que ele gostaria de ter feito uma escolha diferente, mas quem não quer? Todos nós fomos pirralhos em momentos diferentes. Todos nós apenas precisamos para viver, deixar acontecer e fazer nosso melhor!"

    Para a roteirista Aline Brosh McKenna, a ideia foi subverter o clichê da namorada do protagonista que vemos em tantos filmes de Hollywood. "Nate é quem aponta que Andy está indo pelo caminho errado. Esse papel sempre é vivido por mulheres, com a missão de lembrar as intenções morais do protagonista. Não acredito que ele não apoie o trabalho de Andy. Ele só crítica como Andy não está seguindo seus valores. Ela estava se perdendo."

    E aí? Quem é pior: Miranda ou Nate?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top