Minha conta
    Awake: Entenda o final do filme de Gina Rodriguez na Netflix

    Com Jennifer Jason Leigh e Ariana Greenblatt, Awake acompanha um mundo catastrófico onde ninguém consegue mais dormir.

    A Netflix gosta de lançar filmes que "quebram" a cabeça do espectador e seu mais recente sucesso não é diferente. Trata-se de Awake, projeto estrelado por Gina Rodriguez, mostrando seu lado dramático após anos sendo premiada por Jane the Virgin. Muita gente está comparando o novo longa com Bird Box, mas ele traz sua própria história cheia de mistérios e perigos. Então, o AdoroCinema surge para tentar explicar o que acontece no final dessa aventura:

    Sob direção de Mark Raso, Awake acompanha uma realidade onde um evento global inesperado desliga todos os aparelhos eletrônicos e impede que o ser humano consiga dormir. O foco da narrativa é Jill (Rodriguez), uma ex-militar de passado conturbado, que luta para proteger seus filhos nessa nova situação, onde a humanidade se encontra a beira do caos. Principalmente, para cuidar de sua filha mais nova, Matilda (Ariana Greenblatt) - que parece ser a única pessoa que consegue pegar no sono. 

    Por que as pessoas não conseguem dormir em Awake?

    Na trama de Awake, um misterioso evento ataca toda a energia mundial, fazendo que aparelhos eletrônicos parem de funcionar. Por exemplo, apenas carros bem antigos conseguem ser usados, mas telefones e GPS já não servem mais. Eventualmente, a Drª. Murphy (Jennifer Jason Leigh) chega a uma conclusão de como tal acontecimento causou a insônia geral da população: parece que a explosão solar mexeu nas frequências eletromagnéticas dos humanos, ao mesmo tempo que danificou satélites, por exemplo.

    Isso afetou a parte humana que limpa os resíduos do sistema nervoso durante o sono. Sem ninguém dormindo, esses resíduos se acumulam, causando muitos dos sintomas perturbadores do longa. De acordo com a trama, esses sintomas que surgem da falta de sono, como a deterioração do sistema cognitivo, podem matar a humanidade, eventualmente, ao causar a paralisia do corpo.

    Por que Matilda consegue dormir em Awake?

    Não demora muito para as pessoas perceberem que ninguém consegue dormir, mas a situação é diferente na família de Jill, já que Matilda consegue dormir normalmente. Isso se torna um mistério ao longo do filme, por isso a protagonista tenta levar seus filhos para a estação do exército, na qual Murphy está trabalhando, que busca por uma cura. Porém, quando tudo isso dá errado, é a própria Matilda que cria uma teoria sobre o que aconteceu.

    De grávida virgem a Carmen Sandiego: Conheça a carreira de Gina Rodriguez

    Logo no início do filme, Jill e seus filhos sofrem um acidente de carro, quando ela perde o controle a partir do misterioso evento que frita os eletrônicos. A ex-militar consegue tirar todo mundo do carro, mas Matilda é salva por um xerife local e passou um minuto desacordada. Seu coração parou de bater, mas ela foi ressuscitada, ou seja, sofreu uma espécie de reboot — algo semelhante ao que acontece com Noah (Lucius Hoyos), quando ele é eletrocutado, mas salvo por sua famíla no final do filme. 

    Jill morre em Awake?

    Ao longo do drama, Jill vai sendo afetada pela insônia forçada, cada vez mais perdendo parte de sua sanidade ou capacidade mental. Mesmo assim, para proteger seus filhos, consegue se manter na liderança da situação, salvando-os em diversas situações. Quando chega no bunker de Drª Murphy, ela sabia que estariam fazendo experimentos invasivos para descobrir a cura e queria resgatar a outra paciente para que a senhora cuidasse de Matilda quando a humanidade acabasse. Porém, esse plano também não dá certo.

    Amor e Monstros: Você reconheceu os atores da Marvel que apareceram no filme da Netflix?

    Depois de tentar resgatar seus filhos, o trio se transforma (praticamente) nos únicos sobreviventes do local, depois que uma alucinação fez os militares matarem uns aos outros. Mas, a essa altura da trama, Jill já passou uns sete dias acordada e está sofrendo de paralisia. Quando Matilda e Noah descobrem "o segredo" de rebootar uma pessoa, eles afogam a própria mãe. O filme termina com Noah tentando ressuscitá-la, mas, durante os créditos, é possível ouvir Jill respirando. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top