Minha conta
    Sem Remorso: Quais são maiores mudanças do filme em relação ao livro de Tom Clancy? (Entrevista)
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Michael B. Jordan e diretor Stefano Sollima revelaram quais são as diferenças entre livro e filme do Amazon Prime Video.

    Sem Remorso, o novo filme de ação que está disponível no Amazon Prime Video, teve diversas mudanças em relação ao livro de Tom Clancy — incluindo a etnia do personagem de Michael B. Jordan. Mas não foi só isso que mudou! Jordan e o diretor Stefano Sollima conversaram com exclusividade com o AdoroCinema e explicaram algumas mudanças polêmicas da produção que tem conexão com a franquia Jack Ryan. Confira abaixo!

    Qual é a história de Sem Remorso?

    O filme do Amazon Prime Video é protagonizado por Michael B. Jordan como John Kelly, um oficial da Marinha condecorado. Após uma missão na Síria, um grupo de mercenários assassina sua esposa grávida em retaliação. Buscando vingança, Kelly acaba descobrindo uma trama política internacional que pode levar a uma guerra entre Rússia e Estados Unidos.

    Sem Remorso

    Sem Remorso mudou etnia do personagem de Michael B. Jordan

    Amazon Prime Video

    No livro "Sem Remorso", de Tom Clancy, o personagem John Kelly — que depois se torna John Clark — é caucasiano. No entanto, o filme do Amazon Prime Video resolveu trocar a etnia do personagem para negra, a fim de trazer uma maior representatividade aos filmes de ação, mas sem ser citado durante a narrativa.

    "O filme é reflexo da sociedade em que vivemos, então me pergunto por que um protagonista de ação precisa ser branco, caucasiano?", ponderou o diretor Stefano Sollima. "Como nós vivemos em um mundo de diversidade, isso é parte do nosso mundo. Acho que todos nós precisamos ser retratados em tela", disse ao AdoroCinema.

    "O fato de você poder ter uma pessoa de cor estrelando uma franquia de ação, e isso não ser necessariamente o foco do filme", explicou Michael B. Jordan ao AdoroCinema. "Não muda a narrativa de maneira alguma, não afeta a história, e é um thriller de espionagem que é contado por mim. Acho que isso ajuda a normalizar, [...] a abrir portas e trazer representação para a tela, para podermos ver mais atores negros no centro de uma franquia como essa", disse o ator, que também é produtor neste filme.

    Pantera Negra 2: Michael B. Jordan vai voltar como Killmonger? (Entrevista Exclusiva)

    Filme trocou Guerra do Vietnã por conflito na Síria

    O livro de Tom Clancy foi lançado em 1993 e era ambientado na década de 1970, durante a Guerra do Vietnã. Já o longa-metragem trocou tal evento para os dias atuais e situando o filme durante o Conflito na Síria, a guerra civil que já ocorre há 10 anos. Tanto que a cena inicial se passa em Alepo.

    "Não queríamos fazer um filme de época, porque o livro foi escrito nos anos 93, mas é ambientado nos anos 70. Então, tentamos modernizá-lo, claro, mantendo absolutamente intactos a alma, o espírito e os principais pontos da narrativa", afirmou o cineasta Stefano Sollima. "Além de tentar trazer uma abordagem do realismo extremo em tudo o que é retratado no filme. Tentamos descobrir em que país a situação política estava mais próxima da Guerra do Vietnã e descobrimos que a Síria provavelmente era a melhor opção. Porque lá temos uma guerra civil com dois lados que são apoiados pela Rússia e pelos Estados Unidos. Eles estão lutando uma guerra, mas através de um país totalmente separado."

    Personagem de Jodie Turner-Smith não existe no livro de Tom Clancy

    Amazon Prime Video

    Sem Remorso não só tem uma menção direta à franquia Jack Ryan, como também inclui um novo personagem que tem conexão com o universo criado por Tom Clancy. Karen Greer (Jodie Turner-Smith) foi criada especificamente para o filme do Amazon Prime Video. A parceira da marinha de John Kelly na verdade é sobrinha de Jim Greer, este que apareceu em destaque na maioria das adaptações cinematográficas de Jack Ryan, interpretado por nomes como James Earl Jones (Caçada ao Outubro Vermelho), Morgan Freeman (A Soma de Todos os Medos) e Wendell Pierce (Jack Ryan).

    Stefano Sollima comentou novamente sobre diversidade na produção. Ao invés de simplesmente incluir Jim Greer, o diretor e os roteiristas optaram por "mudar o gênero" do personagem e transformar Karen em sobrinha de Jim.

    "Greer também era um homem caucasiano e mudamos para uma personagem feminina negra, Karen Greer, que é o chefe do pelotão, uma camarada de John Kelly", explicou o diretor. "Porque um filme não pode viver apenas em uma bolha, tem que refletir o mundo real que nos cerca. Essa é a razão pela qual basicamente mudamos muitos elementos, mas os tornamos mais reais. Assim, as pessoas vão reconhecer no filme, e o que quer que tenha na tela, estará mais próximo do mundo que você realmente tem ao seu redor quando terminar de assistir".

    Trama política entrelaçada com vingança de John Kelly

    Amazon Prime Video

    A obra literária "Sem Remorso" traz duas históricas diferentes: a vingança de John Kelly pela perda da família; e uma trama política envolvendo a Guerra do Vietnã. Mesmo mantendo a essência da história de Tom Clancy, o filme entralaçou os dois arcos narrativos, com o personagem de Michael B. Jordan em tela 90% do tempo.

    "Montamos em apenas uma peça a trama de vingança de Kelly perder a esposa e a filha com a trama política geopolítica [da Guerra da Síria]. No livro são duas histórias diferentes", comentou Sollima, destacando que a obra de Clancy traz diferentes perspectivas. "Nunca mudamos de ponto de vista no filme. Estamos mais no John Kelly o tempo todo e vivenciamos tudo através de seus olhos", afirmou o diretor.

    10 melhores filmes de ação e aventura na Netflix e Amazon Prime Video

    Sem Remorso está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top