Minha conta
    Sem Remorso: Qual é a conexão do filme com Jack Ryan? (Entrevista)
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Filme estrelado por Michael B. Jordan faz referência a personagem da série de John Krasinski e você nem reparou.

    Você sabia que Sem Remorso, novo filme de ação estrelado por Michael B. Jordan, tem conexão com a franquia Jack Ryan? Inspirado no livro de Tom Clancy, o filme do Amazon Prime Video acompanha John Kelly, um oficial da Marinha que perde a esposa grávida, assassinada por um grupo de mercenários. Em busca de vingança, ele acaba se envolvendo em uma trama política internacional.

    Sem Remorso

    O que é o Clancyverse, do qual fazem parte Jack Ryan e Sem Remorso?

    De muitas maneiras, Tom Clancy estava à frente de seu tempo ao criar um universo compartilhado para seus livros — ao invés de apenas fazer um monte de histórias sequenciais mais tradicionais. O autor fez vários crossovers entre suas obras nas páginas. Isso não tinha acontecido até agora nas versões cinematográficas. Mas isso parece estar mudando.

    O Amazon Prime Video pode estar no processo de lançar um "Clancyverse" construído com padrões mais modernos, começando com a série Jack Ryan e agora com Sem Remorso. Primeiro, o streaming lançou a série de TV Jack Ryan, que foca, bem, em Jack Ryan de John Krasinski e agora Sem Remorso, apresentando o homem que se tornará John Clark — interpretado em filmes anteriores de Willem Dafoe e Liev Schreiber, e agora por Michael B. Jordan.

    Pantera Negra 2: Michael B. Jordan vai voltar como Killmonger? (Entrevista Exclusiva)

    Até agora, parece uma abordagem de duas vertentes independentes, afinal, Jack Ryan e Sem Remorso ainda não têm personagens em comum, mas pode ser que as produções em breve se encontrem. O filme de Michael B. Jordan termina com uma sequência bem clara que configura o próximo filme: Rainbow Six. Já Jack Ryan terá sua terceira temporada no final deste ano.

    Amazon Prime Video

    Sem Remorso faz referência a personagem de Jack Ryan

    No entanto, Sem Remorso inclui uma fala direta com Jack Ryan, graças a um novo personagem fazendo menção a um personagem importante dos romances de Tom Clancy, que aparece em destaque na maioria das adaptações cinematográficas de Jack Ryan, bem como na série de TV. Trata-se de Jim Greer, amigo de longa data de Ryan.

    Quem faz referência a ele é Karen Greer (Jodie Turner-Smith), parceira da marinha de John Clark e sobrinha de Jim Greer, cujo personagem foi criado para o filme.

    A maioria das pessoas conhece James Earl Jones como o rosto de Greer, já que ele interpretou o personagem em Caçada ao Outubro VermelhoJogos Patrióticos e Perigo Real e ImediatoMorgan Freeman então interpretou o que geralmente é considerado uma versão reformulada do mesmo personagem chamado William Cabot em A Soma de Todos os Medos. Atualmente, Wendell Pierce está assumindo o papel na série Jack Ryan.

    Amazon Prime Video

    Dado que Sem Remorso não faz qualquer outra referência aos personagens de Jack Ryan ou qualquer coisa que aconteceu na série, parece apenas uma sugestão de uma franquia maior e, de fato, um universo compartilhado. 

    É preciso notar, porém, que nada foi divulgado sobre o fato de Sem Remorso fazer parte de um universo compartilhado com Jack Ryan. O filme foi originalmente programado para um lançamento nos cinemas da Paramount, mas acabou no Amazon Prime Video porque a pandemia do coronavírus fechou a maioria dos cinemas por um ano. É possível, então, que o personagem de Turner-Smith não era originalmente nem mesmo para ser sobrinha de Jim Greer. Além da menção a seu tio, as relações familiares de Karen Greer não têm nenhuma relação com esta história, e esse é um detalhe que poderia facilmente ter sido adicionado em refilmagens ou pós-produção.

    Sem Remorso vai ter continuação?

    O diretor Stefano Sollima conversou com exclusividade com o AdoroCinema e deu esperanças sobre um universo compartilhado das obras de Tom Clancy nas telas. 

    "Fizemos Sem Remorso como uma história de origem para John Kelly e, no final, John Clark. Neste filme não cruzamos o caminho de nenhuma dos personagens anteriores de Tom Clancy, mas quem sabe, provavelmente no futuro", disse o cineasta italiano. "Sobre a sequência da produção, ainda não confirmada, Sollima afirmou: "Tom Clancy escreveu também depois de Sem Remorso, Rainbow Six, onde John Clark é o personagem principal. Então, quem sabe o que vai acontecer?", deixou no ar.

    Jamie Bell apoia universo expandido de Tom Clancy

    Amazon Prime Video

    Mas tem um ator que aposta na existência do Clancyverse: Jamie Bell, que interpreta Robert Ritter. O ator revelou, em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, que adoraria que seu personagem tivesse crossover com outros heróis de Clancy.

    "Em preparação para este filme, eu voltei e assisti novamente a todos aqueles fantásticos filmes antigos do final dos anos 80 e 90. E é um universo tão divertido, porque é tão nostálgico para mim, eu me lembro de ser uma criança assistindo a aqueles filmes", disse Bell em entrevista exclusiva ao AdoroCinema. "É emocionante estar em um deles agora. Especialmente um que foi atualizado mais recentemente, parece novo e fresco. O Amazon Prime Video obviamente tem sua série de TV Jack Ryan e isso é incrivelmente bem-sucedido. Então, acho que esse tipo de universo de Clancy está sempre em expansão, certo? Espero que consigamos fazer mais desses filmes e as iterações de nossos personagens meio que vão crescer e mudar e, com sorte, fazer parte disso", ponderou.

    Sem Remorso e Jack Ryan estáo disponíveis no Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top