Minha conta
    Falcão e o Soldado Invernal: Acordos de Sokovia terão papel fundamental na Fase 4 da Marvel

    Os Acordos de Sokovia foram implementados em Guerra Civil e têm papel importante em Falcão e o Soldado Invernal.

    Falcão e o Soldado Invernal se tornou a estreia de série mais assistida na história do Disney+ e deve ter um papel fundamental na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. O primeiro episódio da série pode ter sugerido que os Acordos de Sokovia são parte fundamental na história do UCM, especialmente na Fase 4 com a produção do Disney+. 

    Falcão e o Soldado Invernal acompanha Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky Barnes (Sebastian Stanse unindo em uma nova aventura ameaçadora para dar continuidade ao legado do Capitão América (Chris Evans) após Vingadores: Ultimato. Com isso, vamos ver qual é a importância dos Acordos de Sokovia na série e para o futuro da Marvel.

    Falcão e o Soldado Invernal: Primeiras impressões sobre a série da Marvel no Disney+

    O que são os Acordos de Sokovia?

    Para quem não e lembra, os Acordos de Sokovia foram introduzidos oficialmente em Capitão América: Guerra Civil, mas suas raízes como legislação remontam à época em que Ultron (James Spader) tentou utilizar o país de Sokovia para causar um evento de extinção dos super-heróis em Vingadores: Era de Ultron.

    Eles foram oficialmente implementados depois de um trágico erro cometido por Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) durante uma missão em Lagos (na Nigéria), que causou a morte acidental de dezenas de pessoas inocentes, incluindo cidadãos Wakandenses. Com isso, os Acordos de Sokovia eliminaram a autonomia dos Vingadores como organização privada e os colocaram sob a jurisdição da Organização das Nações Unidas (ONU), com um conselho decidindo quando e como os super-heróis agiriam durante uma crise.

    Divulgados detalhes sobre o Acordo de Sokovia de Capitão América: Guerra Civil

    Mais abrangentes que apenas os Vingadores, os acordos exigiram que todos os indivíduos aprimorados registrassem suas identidades e tivessem supervisão – ou sofreriam um processo criminal. A recusa de Steve Rogers (Evans) em assinar os Acordos e sair por conta própria para resgatar seu melhor amigo Bucky Barnes, foi o que levou à Guerra Civil: com os Vingadores divididos em dois lados ideologicamente opostos no Time Capitão América ou Time Homem de Ferro.

    Como consequência disso, Steve Rogers e vários de seus aliados tornaram-se fugitivos internacionais por violar os Acordos de Sokovia.

    Acordos de Sokovia em Falcão e o Soldado Invernal

    O primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal, Nova Ordem Mundial, mostra Sam Wilson trabalhando sob um contrato do governo do Estados Unidos, com o começo dele sendo com Sam executando uma de suas missões. Isso mostra o impacto dos Acordos de Sokovia no mundo pós-Blip de Thanos (Josh Brolin).

    Dado seu status de veterano, isso não é completamente novo para ele, mas é executada de uma maneira diferente de tudo o que ele tinha feito anteriormente. Ao empregar um contratante independente, o governo livra sua barra e acaba beneficiando Sam Wilson, que tem permissão para se conduzir livremente fora da custódia dos Estados Unidos. Porém, ainda não se sabe se a negociação entre eles é permitida pelos acordos ou se algum tipo de negócio por baixo da mesa.

    Menos misteriosa é a situação de Bucky, que acaba discutindo sua situação legal abertamente com sua terapeuta. Lá, ela explica que ele foi perdoado por seus crimes, com sua lavagem cerebral provavelmente proporcionando circunstâncias que possam justificar o seu perdão judicial. Esse perdão, entretanto, vem com amarras, pois a profissional descreve três regras que Bucky deve seguir: ele não deve infringir a lei, não deve ferir ninguém e deve reparar suas ações como Soldado Invernal.

    Falcão e o Soldado Invernal: Camiseta revela detalhes da participação de Sharon Carter e enredo de Guerra Civil

    Porém, ao mesmo tempo que garante a sua terapeuta que está de acordo com esses requisitos, um flashback sugere o contrário, com o personagem sofrendo com seus demônios internos decorrentes do trauma sofrido da época que era um assassino em nome da HYDRA. Essas explicações mantêm a consistência do UCM com sua própria ordem estabelecida e reforça que a narrativa dos Acordos de Sokivia continuará como parte essencial na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. 

    Vale lembrar que os Acordos tiveram um papel importante em WandaVision, que deu o pontapé na Fase 4 da Marvel, e aconteceu apenas algumas semanas depois de Ultimato. Na série, Wanda Maximoff foi incriminada e tratada como terrorista pelo diretor da SWORD, Tyler Hayward (Josh Stamberg) por roubar o cadáver de Visão (Paul Bettany), quando, na verdade, Hayward estava cometendo suas próprias violações dos Acordos ao reativar Visão como Visão Branco, apesar de ser contra a própria vontade do andróide.

    Novos episódios de Falcão e o Soldado Invernal estreiam toda sexta-feira no Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top