Minha conta
    O Gambito da Rainha: Série da Netflix está atraindo mais mulheres para o xadrez

    Anya Taylor-Joy é Beth Harmon em nova minissérie.

    Um dos mais recentes sucessos da Netflix é a minissérie O Gambito da Rainha. Estrelada por Anya Taylor-Joy, a elogiada produção acompanha Beth Harmon, uma jovem órfã que descobre ter um grande talento no xadrez e precisa superar vícios a fim de se tornar uma vencedora mundial.

    A série tem um curioso título ligado ao xadrez, o que deixou muitos espectadores em dúvida. Mas isso não é tudo que chamou a atenção do público. Com 100% de aprovação no Rotten TomatoesO Gambito da Rainha está incentivando as pessoas a jogarem mais xadrez, especialmente mulheres.

    Série da Netflix aumentou procura por jogadas de xadrez

    De acordo com dados levantados pela empresa Decode, depois que O Gambito da Rainha chegou à Netflix, a procura por jogadas de xadrez aumentou 150% — especialmente as que são mencionadas na série, como o próprio gambito da rainha (250%) e a jogada siciliana (300%). Além disso, a busca por jogo de xadrez online cresceu, com pessoas procurando nas redes "Flyordie Xadrez" (60%), "jogar xadrez online" (40%) e "tabuleiro de xadrez luxo" (160%). O Google Trends também aponta um aumento de interesse de 78%.

    O Gambito da Rainha tem uma conexão com Heath Ledger e você nem sabia

    Protagonista de Anya Taylor-Joy incentiva mais mulheres a jogarem

    Phil Bray/Netflix

    Outro dado interessante divulgado pela companhia é que, das pessoas que assistiram à série e demonstraram interesse pelo xadrez, 73% são mulheres e 27% são homens. Isso se deve, é claro, pela atuação marcante da protagonista feminina no papel compartilhado por Anya Taylor-Joy e Isla Johnson. Vale notar que, no Brasil o esporte é bastante disseminado. No entanto, das 100 maiores pontuações no jogo, apenas uma foi de participação feminina.

    "O contraste entre os números da tendência e o histórico das pontuações é um forte indicativo do peso da protagonista feminina como influência para este comportamento. São dados que reiteram a relevância da representatividade midiática, em obras ficcionais, ou não, como fator de mudanças culturais", comentou a analista de Consumer Insights da Decode, Letícia Diefenbach.

    Vídeos analisam partidas de xadrez de O Gambito da Rainha

    Mas e se você assistiu à série da Netflix e não entendeu os movimentos das partidas? E se você quer começar e jogar xadrez e não sabe como? Se o seu avô não te ensinou, a internet chega de grande ajuda!

    Alguns canais do YouTube têm vídeos ensinando as estratégias do esporte, inclusive focado nas disputas de O Gambito da Rainha. Conheça alguns deles:

    O Xadrez Brasil, por exemplo, faz análises de partidas e estratégias de jogo. Além de ter preparado diversos vídeos sobre as partidas das quais Beth Harmon participou.

    Já Raffael Chess mescla o estudo do xadrez com entretenimento através de vídeos que analisam partidas online, jogadas e exercícios táticos. Ele também fez um vídeo analisando a partida final da série.

    Enquanto isso, o enxadrista heptacampeão brasileiro e Grande Mestre Internacional de Xadrez Rafael Leitão também possui um canal no YouTube que ajuda os iniciantes (e avançados) no esporte. Ele também montou um vídeo analisando as referências e as partidas da série, especialmente o confronto final.

    O Gambito da Rainha está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top