Minha conta
    O Gambito da Rainha: Entenda o título da minissérie estrelada por Anya Taylor-Joy

    O mais novo sucesso do catálogo da Netflix esconde um truque de xadrez por trás de seu nome um tanto inusitado.

    O Gambito da Rainha estreou em 23 de outubro de 2020 e, desde então, ocupa um lugar cativo no top 10 da Netflix. Protagonizada por Anya Taylor-Joy (de A Bruxa e Os Novos Mutantes), a minissérie americana desperta curiosidade não só por contar a história de uma brilhante enxadrista, mas sobretudo por trazer um título tão peculiar. De fato, o nome não tem um apelo muito comercial e pode espantar os espectadores. Isso até que eles entendam seu real significado.

    Tradução literal do inglês "The Queen's Gambit", a expressão se trata de uma jogada tradicional de xadrez que ocorre logo no início da partida. A abertura funciona da seguinte maneira: o jogador que detém as peças brancas (e que, portanto, faz o primeiro lance) sacrifica um peão para dar espaço aos seus próximos movimentos. Ainda que arriscado, o truque garante a quem começa o jogo uma vantagem crucial sobre o oponente. A própria palavra "gambito" já indica uma ação ou artimanha destinada a enganar uma pessoa, com o intuito de derrubá-la.

    O Gambito da Rainha tem uma conexão com Heath Ledger e você nem sabia

    Esclarecida a origem do título, fica mais fácil relacioná-lo com a trama de Beth Harmon (Taylor-Joy), uma menina órfã que se revela um prodígio no tabuleiro. Ela aprende a jogar com o zelador do orfanato onde mora e logo desenvolve uma obsessão pelo esporte. Determinada a se tornar uma campeã mundial, Beth precisa agora enfrentar os traumas de seu passado e os vícios que adquiriu ao longo da vida - entre eles, o uso de tranquilizantes e o alcoolismo.

    Assim como o peão sacrificado na manobra inicial, a personagem abre mão dos prazeres e dos momentos de descontração que alguém de sua idade costuma ter, dedicando todo o seu tempo e seu intelecto a aprimorar suas habilidades. Beth não vai sossegar enquanto não derrotar cada um de seus adversários. E quanto mais se aproxima do xeque-mate, mais as consequências de suas escolhas parecem assombrá-la.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top