Minha conta
    Queen & Slim: Conheça a carreira da premiada roteirista Lena Waithe

    Envolvida em projetos de visibilidade negra e LGBT, a roteirista se destacou em Cara Gente Branca e Master of None.

    Lançado oficialmente em novembro de 2019 nos Estados Unidos, o filme Queen & Slim tem colecionado elogios de crítica e sucesso de bilheteria. Protagonizado por Daniel Kaluuya, astro de Corra!, e a atriz novata Jodie Turner-Smith, o longa impressiona tanto pelo elenco quanto pela produção. Além da direção de Melina Matsoukas, que é o nome por trás de famosos videoclipes como “Formation”, de Beyonce e “We Found Love”, de Rihanna, o roteiro foi escrito pela recordista Lena Waithe.

    Se não conhece esse nome, está vivendo errado. Mas o AdoroCinema está aqui para te ajudar! Nascida em 17 de maio de 1984, em Chicago, Lena Waithe é atriz, produtora e roteirista formada na escola de artes Columbia. Seu primeiro crédito em direção e roteiro foi adquirido no curta-metragem Save Me, lançado em 2011.

    Sendo nomeada pela Variety, em 2014, como uma dos “10 comediantes para assistir”, Waithe começou a turbinar seu currículo como roteirista no seriado How to Rock, da Nickelodeon, e como produtora no filme Cara Gente Branca. E como nem só de TV e cinema vivem as produções audiovisuais, Lena Waithe marcou presença no Youtube, escrevendo a web série Twenties e também o vídeo Shit Black Girls Say, que se tornou viral na rede.

    A grande chance de Lena Waithe surgiu após ser escalada para o elenco da série da Netflix, Master of None, em 2015. Sua personagem Denise foi originalmente feita para ser uma mulher branca e hétero, porém os criadores resolveram modificar para que se encaixasse com o perfil de Lena. Segundo a própria atriz, que também participou do roteiro da comédia dramática, é o retrato de diversas mulheres existentes no mundo que são invisibilizadas pelo padrão estético, racial e social promovido pela mídia.

    Com as novas portas que foram abertas por sua participação em Master of None, a roteirista fez história no Emmy Awards, em 2017, ao se tornar a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de “Melhor Roteiro em Série Cômica” pelo episódio “Thanksgiving”, que contou com a participação de Angela Bassett

    Atualmente, ela também é criadora da série The Chi, que está caminhando para a terceira temporada. Como atriz, ainda fez participações em Jogador Nº1 e vai aparecer no terceiro ano de Westworld. Além de ser dubladora em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, junto com Chris Pratt e Tom Holland.

    Queen & Slim é o projeto mais recente de Lena Waithe e os créditos de roteiro são compartilhados com James Frey, que criou a história original. Os dois se conheceram em uma festa e Frey compartilhou seu desejo de criar um filme com dois protagonistas negros em um primeiro encontro, pontuando violência policial e as consequências de reagir ao abuso de autoridade. Porém, por ser branco e não ter local de fala nessa narrativa, James entregou seu projeto à Waithe, que se dispôs a escrever. Após o sucesso logo em suas primeiras exibições nos Estados Unidos, Queen & Slim será lançado no Brasil em 14 de maio.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top