Minha conta
    Para Todos os Garotos - P.S. Ainda Amo Você: Diferenças entre o filme e o livro

    Alerta de spoiler?

    Adaptar um livro em formato de filme não é tarefa fácil. Então, algumas mudanças são necessárias para contar a mesma história em um novo formato. A situação não foi diferente com o mais recente fenômeno da Netflix, P.S. Ainda Amo Você.

    Seguindo o rumo natural das coisas, a sequência de Para Todos os Garotos que Já Amei adapta o segundo livro da trilogia de Jenny Han, mas existem algumas diferenças bem cruciais entre as duas versões. Logo, o AdoroCinema decidiu listar algumas delas abaixo. Mas se você ainda não viu o filme ou leu a trilogia, saiba que tem SPOILERS abaixo! Veja por sua conta e risco!

    O início conto de fadas

    O filme já começa com o primeiro encontro de Lara Jean (Lana Condor) e Peter (Noah Centineo), mostrando como o relacionamento dos dois está firme e forte. Porém, no livro, eles ainda estão resolvendo o problema do vídeo na banheira se tornando viral, então tem um pouco de drama na vida do casal, enquanto nas telinhas isso já foi fechado em Para Todos os Garotos que Já Amei. Inclusive, o encontro do longa é bem mais romântico que o da obra original, onde eles simplesmente vão ao cinema e comem frango frito — nada de restaurante chique e acender lanternas com suas iniciais.

    A (falta de) relação de Stormy e John Ambrose

    O relacionamento entre Lara Jean e Stormy (Holland Taylor) é algo importante que foi retratado na Netflix, mas tem um pedaço crucial da história faltando. Nos livros, a excêntrica e divertida senhora é avó de John Ambrose (Jordan Fisher) — que, por sua vez, não é voluntário no asilo Belleview, apenas frequenta o local para visitar a parente. Até então, ele só falava com a protagonista através de cartas. No filme, LJ nem teve chance de responder, até encontrá-lo como seu "novo colega de trabalho".

    Um novo ship

    Destaque para personagens coadjuvantes como Kitty (Anna Cathcart) e Dan (John Corbett) já estavam presentes no livro, mas algo inédito na versão da Netflix é o casal formado por Chris (Madeleine Arthur) e Trevor (Ross Butler) — que roubam algumas cenas bem fofinhas e divertidas ao longo da história. Na obra original, eles funcionam mais como pano de fundo para o nosso próximo tópico...

    Nada de jogos

    Uma parte importante do livro é um jogo promovido entre os jovens que se encontram na casa da árvore, chamado Assassinos, que é uma mistura de Polícia e Ladrão com Detetive, onde um vai eliminando o outro da brincadeira. Além de promover encontros com John, isso faz com que Lara Jean fique com mais suspeitas ainda de Gen (Emilija Baranac) — inclusive, ela mesma presencia o abraço de Peter com sua ex, ao invés de ver numa foto tirada por Chris.

    O primeiro beijo

    Não é somente o tema da festinha do Belleview que muda. Por causa da ausência desse jogo, o beijo de Lara Jean e John também funciona de maneira diferente. No livro, ele acontece depois da festa, quando os dois cruzam com Peter e Gen na frente do asilo. Querendo fugir da situação embaraçosa, a protagonista entra no carro do pai de John e os dois fogem dali no veículo, se beijando logo após, num sinal vermelho. A obra original também traz uma cena de LJ e John brincando na neve, quando uma tempestade faz que os dois precisem dormir no asilo, mas nenhum beijo acontece ali. No filme, ambas as sequências são combinadas num momento só.

    A cena do aquário

    Um dos momentos mais belos visualmente em P.S. Ainda Amo Você não aparece no livro original. O drama entre Lara Jean e Peter acontece na escola mesmo, ao invés de vidros cercados por belos bichinhos marinhos e tons de azul. Infelizmente, a cena onde o jogador pede de volta o colar da amada realmente existe, e dói em ambas as versões.

    Presentes de aniversário

    A situação do colar tem um novo capítulo no texto de Jenny Han. O segundo livro mostra o aniversário de Lara Jean, quando Peter decide devolver o colar para a ex, dizendo que irá reconquistá-la — e fazendo leitoras suspirarem pelo mundo afora. Como já foi falado aqui, a reconciliação entre eles não acontece na festa do Belleview, mas tempos depois, na casa da árvore. Já no filme, o local se tornou cenário de uma resolução do conflito com Gen. Outra curiosidade é que o globo de neve, nos livros, é um presente de John, enquanto o filme o transforma num prêmio recebido por Lara Jean e Peter num festival.

    Leia a crítica do AdoroCinema para P.S. Ainda Amo Você e confira nossa entrevista exclusiva com Lana Condor e Noah Centineo:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top