Minha conta
    Star Wars: Intérprete de Chewbacca aprendeu o idioma wookie para impressionar Harrison Ford (Entrevista)

    Ao AdoroCinema, Joonas Suotamo falou sobre como embutiu emoção a sua atuação como o mais peludo herói da saga.

    2019 Getty Images

    Sempre escondido sob a espessa fantasia peluda de Chewbacca, o finlandês Joonas Suotamo é uma das novas aquisições do elenco da atual trilogia Star Wars, recém-encerrada com A Ascensão Skywalker. Mas diferente de Daisy Ridley, Adam DriverJohn Boyega e Oscar Isaac, que fazem personagens novos nos três últimos filmes, Suotamo teve a dura tarefa de dar vida a uma figura clássica interpretada por outro ator em cinco filmes anteriores: o britânico Peter Mayhew, que morreu em 2019, aos 74 anos.

    “Chewbacca é tão amado”, diz Suotamo, em uma entrevista a um grupo de jornalistas do qual o AdoroCinema fez parte, em agosto último, em Los Angeles. “Foi uma honra herdar esse papel de Peter Mayhew, que faleceu tristemente. E tem sido um verdadeiro sonho atuar ao lado dos meus heróis de infância e contribuir para esta saga, que é tão amada.”

    Com nenhuma experiência cinematográfica prévia, Joonas Suotamo parece à vontade como o atual intérprete da criatura peluda mais famosa de todo vasto universo de Star Wars. Aos 33 anos, do alto de seus 2,12 metros (Mayhew tinha 2,18 m), com pronúncia impecável de inglês e um sorriso constante, o carismático ex-jogador de basquete parece uma antítese perfeita da personalidade animalesca de Chewbacca, um papel com o qual está envolvido desde 2015.

    Lucasfilm / Disney

    Em Episódio VII: O Despertar da Força (2015), Suotamo serviu de dublê de cenas de ação para um já debilitado Mayhew. O novato só assumiu o papel definitivamente a partir de Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017), ganhando ainda mais tempo de tela no spin-off Han Solo: Uma Aventura Star Wars (2018) -- neste, teve o privilégio de atuar no icônico primeiro encontro entre o wookie e o protagonista Solo, seu eterno parceiro de aventuras (interpretado aqui por Alden Ehrenreich). A Ascensão Skywalker marca a quarta vez que Suomato incorpora Chewbacca, um peso que ele diz carregar com todo zelo e consideração.

    “Durante as filmagens, eu estava sempre correndo até o monitor para verificar cada cena. Isso deve ter irritado o J.J. [Abrams, diretor], porque eu só queria ter certeza de que o Chewbacca se encaixava no quadro”, ele relembra, para em seguida teorizar sobre a importância do enorme coadjuvante no contexto da saga. “Sabe quando a Carrie Fisher diz em Uma Nova Esperança: ‘Você pode tirar esse tapete ambulante da minha frente’? Então, é como se o Chewbacca fosse uma bela peça de mobília. É como se para algo ser Star Wars, ele precisasse estar lá.” 

    Lucasfilm / Disney

    Suotamo continua: “Eu notei isso fazendo o [filme] Han Solo, quando um novo personagem era apresentado. Se Chewbacca também estivesse na cena, era como se a presença dele trouxesse o novo personagem imediatamente para o mundo de Star Wars. Ele é essencial, e isso me traz uma enorme responsabilidade de interpretá-lo da maneira mais fiel possível. Mas também respondendo a novos desafios, já que ele tem de ser capaz de fazer coisas novas”, o ator completa, dando uma pista sutil dos desafios físicos e emocionais que Chewie experimentaria em A Ascensão Skywalker.  

    Na condição de "novato da turma", o finlandês ainda garante que as críticas de alguns grupos de fãs a Os Últimos Jedi não atrapalharam o clima entre o elenco no novo filme. “Esse tipo de coisa não afeta, você está lá fazendo seu trabalho. É claro, sempre existem opiniões divergentes, mas você tenta contar uma história que ressoe com você”, ele diz. “E Rian [Johnson, diretor de Ep. VIII] tinha uma ótima história. Ele tentou, assumiu grandes riscos. E agora estamos fazendo outro filme com o J.J., com um belo roteiro escrito pelo Chris Terrio. É um grande épico que encerra uma linda história.”

    2019 Getty Images

    Questiono Joonas se ele é capaz de dominar o indefectível idioma wookie eternizado por Chewbacca, e um enorme sorriso entrega sua alegria de falar sobre o tema. “Na verdade, ninguém me pediu para aprender. Eu só queria impressionar o Harrison Ford. Então quando vesti o traje, comecei a praticar. Agora eu meio que posso fazer isso sempre que requisitado, e é divertido”, ele conta, para em seguida emitir com perfeição alguns sonoros rugidos, identificáveis a galáxias de distância. “Se alguém fosse visitar o set, eu queria dar a eles a experiência completa do Chewbacca, assim como é na telona", explica. "Quando filmamos, eu tentava fazer os sons debaixo da máscara da melhor maneira possível.”

    Mas então é a voz de Joonas que escutamos cada vez que Chewbacca fala em Episódio IX? “Não costuma ser, mas eu espero que neste filme seja. Espero ter feito uma atuação tão consistente que eles serão obrigados a usá-la, porque ficou muito bom", Suotamo brinca, ressaltando que a biblioteca de sons originais do personagem consiste basicamente de rugidos de ursos famintos. “Aliás, eu acho que consigo escolher respostas de um jeito muito mais variado do que um urso. Ah, e isso é ótimo para abrir as cordas vocais também.”

    Confira também as entrevistas que o AdoroCinema realizou com o diretor J.J. AbramsDaisy Ridley (Rey), Billy Dee Williams (Lando), Anthony Daniels (C-3PO), Oscar Isaac (Poe) e John Boyega (Finn). Star Wars: Episódio IX: A Ascensão Skywalker já está nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top