Minha conta
    5 filmes que todo fã de cinema precisa assistir

    Não dá para se dizer cinéfilo se ainda não viu uma dessas produções.

    Toda semana novos filmes chegam ao cinema, depois sendo lançados em DVD, em serviços de streaming, enquanto mais e mais produções são lançadas. Logicamente, com a quantidade de filmes no circuito, boa parte entra no esquecimento, enquanto poucas são as produções que conseguem se manter no imaginário dos fãs de cinema. O Telecine juntou uma lista com os 100 melhores filmes em seu catálogo, todos essenciais para quem se diz cinéfilo. Usando-a como base, o AdoroCinema reúne cinco dos mais importantes filmes desta lista que todo fã de cinema precisa assistir.

    Forrest Gump - O Contador de Histórias

    Um dos clássicos estrelados por Tom Hanks, tanto que é o filme que garantiu ao ator sua segunda estatueta do Oscar, Forrest Gump - O Contador de Histórias acompanha a vida do personagem que dá nome ao longa. Ele pode não ser muito inteligente, mas Forrest compensa tudo isso com sua compaixão, simpatia e coragem. Marginalizado desde sua infância, ele se torna uma das pessoas mais influentes dos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX. Herói de guerra, celebridade dos esportes, empreendedor e milionário, Forrest conhece diversos presidentes de seu país. Porém, ele não tem nenhum interesse na fama e dinheiro que conquistou durante a sua vida.

    Em uma bela mistura entre comédia e drama, esta história parece simples e boba pela sinopse, mas o filme, dirigido por Robert Zemeckis, está longe disso. Cheio de carisma e charme, Forrest Gump - O Contador de Histórias é uma daquelas produções que você só vê de vez em quando, dá aquele quentinho no coração ao mesmo tempo que arranca lágrimas por sua tragédia. Não existem muitos personagens como Forrest Gump, assim como não há muitos filmes como este. 

    Titanic

    Jack e Rose. Uma das mais conhecidas histórias de amor já exibidas nos cinemas, Titanic jogou Leonardo DiCaprio e Kate Winslet no centro das atenções de Hollywood. Os protagonistas do trágico romance baseado no desastre do cruzeiro Titanic em 1912 conquistaram o mundo com suas performances de uma aristocrata infeliz com sua vida e que se apaixona por um pobre artista a bordo. Com mais de duas horas de duração, o filme tem algumas das cenas mais reconhecíveis do cinema e ainda gera discussão, mesmo depois de 20 anos de seu lançamento. Afinal, Jack cabia na porta?

    Escrito, dirigido e produzido por James Cameron, Titanic passou mais de uma década sendo o filme com maior arrecadação de bilheteria no mundo. Recordista em muitos aspectos, ele continua sendo a produção a ganhar e ser indicado ao maior número de estatuetas do Oscar, com 11 vitórias e 14 indicações. Titanic é o ápice do romance nos cinemas, perfeitamente montado para quebrar seu coração.

    Pulp Fiction - Tempo de Violência

    O segundo filme dirigido por Quentin Tarantino, Pulp Fiction - Tempo de Violência consolidou a carreira do diretor, não só pela sua história, mas também por sua estética única. Contado fora de ordem cronológica, Pulp Fiction segue sete pessoas - Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnifeild (Samuel L. Jackson), o gangster Marsellus Wallace (Ving Rhames) e sua esposa Mia (Uma Thurman), o boxeador Butch Coolidge (Bruce Willis), e os ladrões Pumpkin (Tim Roth) e Honney Bunny (Amanda Plummer) —, e como suas vidas se encontram em quatro histórias.

    Dando uma nova cara para os filmes independentes, Pulp Fiction também marca a primeira de muitas colaborações entre Tarantino, Jackson e Thurman, além de reencontrar com Roth — que estrelou Cães de Aluguel. Sucesso de bilheteria e de público, Pulp Fiction continua sendo um dos queridinhos entre os cinéfilos, além de ser a produção que deu a Tarantino seu primeiro Oscar, dividido com Roger Avary por Melhor Roteiro Original.

    Central do Brasil

    O representante brasileiro da lista, Central do Brasil estrela Fernanda Montenegro em uma história verdadeira e emocionante sobre duas pessoas e seu país. O filme acompanha a jornada de Dora, uma ex-professora que escreve cartas para analfabetos, e Josué (Vinícius de Oliveira), um menino que viu a mãe ser atropelada por um ônibus e quer procurar pelo pai que nunca conheceu. Juntos, os dois partem para o Nordeste em busca do homem. 

    Mostrando a face mais pobre do Brasil, o filme foi lançado em uma época em que o país estava econômica e socialmente estagnado, com a população sofrendo. A diferença das gerações entre os dois protagonistas mostra a forma em que o futuro é percebido: um cheio de possibilidades e um sem esperanças, aceitando a realidade da forma que é. Central do Brasil não foi só indicado ao Oscar de Melhor Filme, mas Fernanda Montenegro também foi indicada como Melhor Atriz, sendo a primeira brasileira a ser nomeada nesta categoria. O filme continua sendo até hoje como um dos mais conhecidos e aclamados longas do país.

    Psicose

    Dirigido por Alfred Hitchcock, Psicose é o clássico terror da história do cinema. Estrelado por Anthony Perkins como Norman Bates, um dos mais conhecidos personagens do entretenimento, e Janet Leigh como a secretária Marion Crane, o filme segue a mulher em sua noite hospedada no Hotel Bates. Fugindo com a grande quantia de dinheiro que roubou, ela faz check-in no antigo estabelecimento para não dirigir durante uma tempestade, sem saber do perigo que está esperando-a.

    Mudando a cena do cinema mundial, mas principalmente do gênero terror, Psicose quebrou barreiras ao demonstrar sexualidade e violência de uma forma ainda não vista nas telonas. Todo em preto e branco, o filme não foi tão bem recebido em 1960, quando foi lançado, mas hoje é considerado o melhor longa do cineasta, além de um dos melhores da história do cinema. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top