Minha conta
    It - Capítulo 2: 5 easter-eggs e referências do filme

    Você reparou nisso?!

    Pennywise e o Clube dos Otários retornaram em It - Capítulo 2, sequência direta de It - A Coisa, ambientado 27 anos após o primeiro filme. Além de claras referências ao longa-metragem original, o novo traz easter-eggs de outras obras de Stephen King e produções clássicas dos cinemas. Sem contar alguns detalhes que surpreendem qualquer espectador. 

    Confira na lista abaixo cinco easter-eggs e referências de It - Capítulo 2. Mas atenção: o texto a seguir contém spoilers. Se você ainda não assistiu ao filme, continue por sua conta e risco.

    Dois Pennywises?

    Warner Bros.

    O Pennywise de Bill Skarsgård não foi o único a dar as caras na franquia. Mantendo a tradição do primeiro filme, os espectadores podem ver uma versão do Pennywise de Tim Curry escondida à vista. No primeiro filme, o palhaço assassino apareceu como um dos bonecos na sala de palhaços de Richie. Na sequência, ele foi visto no Festival Derry Canal Days, quando Bill (James McAvoy) segue o jovem Dean (Luke Roessler) até a Sala de Espelhos. Primeiro, ele caminha por uma sala cheia de palhaços balançando. Esses pinos são baseados no figurino de Pennywise na minissérie.

    Mãe, é você?

    Warner Bros.

    Não é nenhuma novidade que Eddie Kaspbrak (James Ransone) tem alguns problemas com a mãe no nível freudiano. Assim como no livro, o filme faz questão de mostrar Eddie se casou com uma mulher que é exatamente como sua mãe — uma pessoa acima do peso e dominadora que o sufoca e o manipula a partir de suas ansiedades. Eddie até acidentalmente chama sua esposa Myra de "Mamãe" quando ele está atordoado com a ligação de Mike (Isaiah Mustafa), em uma cena bastante desconcertante. Entretanto, o diretor Andy quis deixar as coisas ainda mais escancaradas — e pertubadoras. A esposa de Eddie é interpretada por Molly Atkinson, a mesma atriz que interpreta sua mãe, Sonia. 

    Um minuto de silêncio para absorver essa informação.

    Citações de Stephen King

    Warner Bros.

    Como não poderia deixar de ser, It - Capítulo 2 apresenta uma série de citações vindas diretamente do livro de Stephen King. Uma das mais memoráveis é quando Bill entra numa loja para comprar de volta sua bicicleta da infância. Ele diz ao vendedor — que é interpretado por Stephen King — que a bike foi "suficientemente rápida para derrotar o diabo" — uma referência direta a uma descrição usada repetidamente no romance de King, especialmente no epílogo intitulado "Bill Denbrough derrota o diabo". O fato de a fala ser dita ao próprio King a torna mais emocionante.

    Outra fala marcante apareceu em três versões de It. No Capítulo 2, Pennywise diz aos Otários: "Eu sou devorador de mundos". No romance de King, a mesma frase é dita pelo Palhaço durante a primeira batalha de Ritual of Chüd entre Bill e Pennywise. A frase também está presente na minissérie de 1990, onde o personagem de Tim Curry diz aos jovens: "Sou o devorador de mundos… e crianças".

    O Iluminado

    Warner Bros.

    It não é a única obra de Stephen King mencionada no filme. Durante a cena de Beverly (Jessica Chastain) presa no banheiro durante um sangrento pesadeo, Henry Bowers (Nicholas Hamilton) tenta arrombar a porta e grita "Here's Johnny". A fala é referência a uma cena de O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick e inspirado no livro homônimo de King. A icônica frase não está presente na obra do autor, mas foi uma improvisação de Jack Nicholson no set. Ainda assim, trata-se de um belo easter-egg a outra história do autor — ainda que ele não tenha gostado da adaptação. Coincidentemente (ou não), a Warner Bros. vai lançar ainda este ano a sequência de O Iluminado, Doutor Sono.

    Mensagem para Você

    Warner Bros.

    As referências também se expandem além do universo criado por Stephen King. No início de It - Capítulo 2, o personagem Adrian Mellon (Xavier Dolan), que é agredido por ser homossexual e provoca seus atacantes dizendo que seus cabelos se parecem com a peruca de Meg Ryan. Mais tarde no filme, o aparentemente abandonado cinema de Derry apresenta um pôster do filme estrelado por Meg Ryan em 1998, Mens@gem para Você, rasgado no formato "IT". A cena ainda conecta a sexualidade de Richie à sequência de abertura, já que o personagem de Bill Hader recebe o convite para seu próprio funeral de Adrian Mellon.

    It - Capítulo 2 além de Chastain e McAvoy: Conheça os outros integrantes adultos do Clube dos Otários

    It - Capítulo 2 está em cartaz nos cinemas. Leia a crítica do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top