Minha conta
    SXSW 2019: Filme Nós arranca risos e gritos em estreia mundial e Jordan Peele explica quem são os inimigos secretos

    Na sessão de perguntas e respostas após o filme, Peele contou que ficou completamente aterrorizado com a interpretação de Lupita Nyong'o.

    Nós está prestes a chegar aos cinemas e acaba de ter sua primeira exibição mundial no festival SXSW na noite de sexta-feira (8). A concorrida sessão fez as filas ultrapassarem dois quarteirões em volta do Paramount Theater em Austin, mas valeu a pena: o filme fez o público gargalhar, gritar e aplaudir a nova montanha-russa de emoções proposta por Jordan Peele (Corra!)

    No filme, a família de Adelaide Wilson (Lupita Nyong'o) e Gabe Wilson (Winston Duke) se vê assombrada por outra família exatamente igual a eles durante as férias de verão. Com macacões e tesouras douradas, os duplos de vermelho partem numa perseguição insana e só resta à família original se defender a todo custo e tentar entender o que está acontecendo. E os espectadores, será que também conseguirão captar o recado?

    Na sessão de perguntas e respostas logo após o filme, Peele foi relutante em dizer a mensagem exata que queria passar com o longa, especialmente por ter o desejo de que a obra esteja aberta a interpretações variadas. Ainda assim, o diretor fez suas considerações:

    “Minha parte favorita deste filme é que as pessoas vão sair e querer conversar depois. Eu tenho um sentido único que quero dar para este filme, mas também quero que as pessoas tenham sua visão. Esse filme é sobre esse país. Quando comecei a escrever eu estava impactado com o fato de que tememos 'o outro', esse invasor misterioso que vai vir e roubar nosso emprego, nos perseguir ou até mesmo esse outro que votou diferente. Mas talvez esse outro tenha o nosso rosto. Talvez o mal sejamos nós.”

    Getty Images

    O elenco também se duplicou para dar vida aos "gêmeos" do mal e os atores brilham em ambas as versões, motivo de grande orgulho para o também roteirista e produtor. Peele destacou o empenho geral do grupo, completado pelos jovens atores Shahadi Wright JosephEvan Alex e pelos veteranos Elisabeth Moss e Tim Heidecker:

    "Nas diárias da família, eles eram divertidos e efervescentes, mas quando eram a família vermelha, tinha uma vibe completamente diferente no set. A Lupita me deixou completamente aterrorizado! [risos] Eles não criaram personagens que são apenas cópias dos originais. Eles desenvolveram versões tridimensionais, multidimensionais, versões afetadas diretamente pelo background de onde vieram". 

    O tal "background" é um dos maiores mistérios do filme e o desafio de construir um personagem e depois desdobrá-lo numa outra visão demanda "colocar a loucura para fora", nas palavras do diretor. Os intérpretes dos filhos do casal Wilson foram tremendamente honestos sobre o processo: equanto o pequeno Evan Alex disse que estava morrendo de medo de todo o sangue e das tesouras, Shahadi disse que se libertou de sua própria sombra ao enfrentar os desconfortos propostos pela dualidade da trama.

    Para Winston Duke (Pantera Negra), o desenvolvimento do duplo de Gabe Wilson envolveu desconstrução: 

    "Não o via como vilão, mas como alguém que finalmente teve oportunidades. Trabalhei com o personagem como uma pessoa que viveu com zero consentimento sobre o que poderia fazer, tanto nas pequenas coisas quanto nas grandes. Ele olha para esta família de um lugar de necessidade e enxerga conforto ali". 

    A conversa com a plateia foi rápida diante da sede de discussão que o filme gerou, mas Jordan Peele está confiante com o longa e com as perguntas que vão surgir: "Não quero presumir que o espectador é burro, quero que eles procurem significados mais profundos e assistam de novo". 

    Nós estreia dia 21 de março no Brasil. Acompanhe a cobertura completa do SXSW 2019 no AdoroCinema também nas redes sociais: @AdoroCinema no Twitter e no Instagram!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top