Minha conta
    5 filmes recusados por Will Smith

    Porque não é só de acertos que se vive um astro de Hollywood.

    Jason Merritt

    A "semana Will Smith", instituída por ocasião do aniversário do astro de Hollywood, comemorado na última terça-feira, 25, é a oportunidade perfeita para revisitar alguns dos momentos mais marcantes da trajetória do ator, produtor e músico. E para além dos inúmeros sucessos e de sua extrema popularidade mundo afora, o eterno protagonista de Um Maluco no Pedaço também ficou conhecido pelos filmes que não fez.

    Por isso, para relembrar os passos do ator - e levando em conta que os fracassos também fazem parte do caminho -, o AdoroCinema preparou uma lista com os 5 principais papéis recusados por Smith durante sua carreira:

    MATRIX

    Em 1998, logo após emplacar sucessos como Os Bad BoysIndependence Day e Homens de Preto, Smith já havia sido alçado ao posto de estrela do cinema - e isso em um espaço de aproximadamente cinco anos, a curta duração de sua carreira nas telonas à época. Por isso, as diretoras LanaLilly Wachowski não pensaram duas vezes e selecionaram o ator para protagonizar seu ambicioso projeto, que combinaria kung-fu e ficção científica com as ansiedades da virada do milênio: Matrix.

    Contudo, não acreditando que as cineastas poderiam concretizar os complexos efeitos visuais previstos no roteiro - leia-se: a cena de Neo desviando das balas em câmera lenta -, Smith decidiu declinar o convite e ficou com As Loucas Aventuras de James West. A escolha não poderia ter sido mais equivocada. Enquanto o hoje clássico Matrix elevou Keanu Reeves ao status de astro da indústria, Smith encontrou em James West um dos piores papéis de sua vida, estrelando um dos maiores fracassos de sua carreira. Anos depois, refletindo sobre sua escolha, Smith admitiu o erro e revelou que sentiu que estragaria tudo se tivesse aceitado o papel de Neo; a sorte, no fim das contas, ficou do lado de Reeves.

    POR UM FIO

    O fiasco retumbante de As Loucas Aventuras de James West seria o último prego no caixão da carreira de um ator comum, mas Smith está, obviamente, muito longe de ser um intérprete rotineiro. Desse modo, não foi nada difícil para o multi-artista dar a volta por cima, seguindo em frente com aquele que é provavelmente o melhor trabalho de sua carreira e outro êxito de bilheterias: Ali e Homens de Preto II, respectivamente. A sequência das aventuras dos agentes J e K, no entanto, poderia ter sido adiada se Smith tivesse aceitado viver o personagem principal de Por um Fio.

    Mais do que uma questão de conflitos de agenda, o principal obstáculo para o envolvimento do ator no projeto de Joel Schumacher (O Fantasma da Ópera) girou em torno do roteiro do claustrofóbico suspense. Apesar de ter gostado da premissa e do desenvolvimento geral do script, Smith declarou que não compreendeu com exatidão as motivações do vilão do filme, o atirador de elite interpretado por Kiefer Sutherland. O papel acabaria ficando com Colin Farrell, jovem irlandês que foi revelado naquele ano de 2002 para toda Hollywood por causa de suas elogiadas performances em Por um Fio e em Minority Report.

    SR. E SRA. SMITH

    O histórico de produção de Sr. e Sra. Smith é complexo por causa de quantidade de casais considerados para os papéis principais. Inicialmente, Doug Liman (No Limite do Amanhã) selecionou Brad PittNicole Kidman para protagonizar a comédia de ação que se tornaria um hit de bilheterias. Entretanto, Kidman deixou o projeto para embarcar no malsucedido terror Mulheres Perfeitas; sua desistência também sacou Pitt do projeto. Liman, então, decidiu optar por Will Smith e Catherine Zeta-Jones.

    As conversas, no entanto, não avançaram e Pitt finalmente aceitou retornar à produção. O cineasta ainda cogitaria escalar Gwyneth Paltrow antes de conseguir convencer Angelina Jolie a entrar no projeto - o resto, como todos sabem, é história. À época, nos idos de 2005, Smith acabou protagonizando Hitch - Conselheiro Amoroso.

    SUPERMAN - O RETORNO

    Se já virou folclore imaginar Nicolas Cage na pele do Homem de Aço, outra lenda poderia ser estabelecida no mesmo âmbito: Will Smith como o Super-Homem. Isso quase aconteceu em 2006, na época da preparação de Superman - O Retorno, dirigido por Bryan Singer. Smith revelou que chegou a receber um roteiro mas que sequer pensou em aceitar o projeto porque não queria repetir o caso de As Loucas Aventuras de James West, quando interpretou um personagem originalmente branco. "Se você ferrar com os heróis dos brancos, você nunca mais trabalha nessa cidade", declarou o astro.

    Eventualmente, Clark Kent viria a ser interpretado por Brandon Routh (Legends of Tomorrow), enquanto Smith terminaria por se render ao gênero dos super-heróis em duas ocasiões futuras: no drama Hancock e, mais recentemente, em Esquadrão Suicida. Vale lembrar que a Warner, segundo rumores, segue tentando escalar um ator negro para viver o Homem de Aço: com a saída de Henry Cavill do Universo Estendido da DC, Michael B. Jordan (Pantera Negra) seria o favorito do estúdio para o papel.

    DJANGO LIVRE

    Por mais que tenha se apaixonado pelo "brilhante" roteiro de Quentin Tarantino para Django Livre, Smith sentiu que o papel do escravo titular não era para ele. Foi basicamente uma questão de divergência de opiniões, uma vez que Smith não queria contar uma história de vingança. Seu objetivo era focar no romance entre Django (Jamie Foxx) e Broomhilda (Kerry Washington) - sua intenção, de fato, era narrar a maior história de amor já vista nos cinemas entre negros.

    Para além da discordância em termos de abordagem, também houve uma questão de protagonismo na visão do astro. Segundo Smith, a real estrela do script de Tarantino era o Dr. Schultz (Christoph Waltz), elemento que afastou o ator ainda mais do projeto, que acabaria sendo encabeçado por um muito elogiado Foxx.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top