Minha conta
    Filmes de terror inspirados em jogos

    Verdade ou Desafio, inspirado em Verdade ou Consequência, está em cartaz nos cinemas.

    Chegou aos cinemas na última quinta-feira (03), Verdade ou Desafio, filme de terror inspirado no famoso jogo "Verdade ou Consequência". No entanto, esta não é a primeira produção — nem tampouco a última — a beber de fontes de diversão, sejam estes "demoníacos", assustadores ou não, para pregar uma peça ou dar um susto daqueles nos espectadores.

    Vale notar que não estamos falando de jogos de tabuleiro que ganharam adaptações cinematográficas, como Detetive em Os Sete Suspeitos, ou até o fictício Jumanji; nem mesmo de games macabros como em Jogos Mortais. Estamos nos referindo a brincadeiras e jogos, aparentemente inofensivos, que viram o pesadelo dos personagens — geralmente um grupo de adolescentes.

    Confira abaixo uma lista de filmes baseados em jogos.

    5. Verdade ou Desafio

    Como o próprio nome indica, Verdade ou Desafio é baseado no famoso jogo, popular entre adolescentes, "Verdade ou Consequência". A premissa é: girar uma garrafa no meio de uma roda de participantes. Quando ela parar, a pessoa para qual está indicado lado da boca da garrafa deve responder ao questionamento de quem está na outra ponta: "verdade ou consequência/desafio?". Caso escolha a primeira opção, deve responder uma pergunta de foro íntimo; caso opte pela outra, deve realizar uma prenda ou tarefa a critério de quem fez a pergunta.

    Na produção, a brincadeira é elevada a outro nível. O jogo passa a ser uma maldição "real", com riscos verdadeiros caso as pessoas se recusem a jogar, responder às perguntas ou realizar os desafios. Tudo graças a uma presença demoníaca que passa a assombrar os participantes.

    4. O Jogo do Espelho

    Não se engane, Bloody Mary não é só um famoso drink. É também uma lenda urbanda, um ritual, transformada em brincadeira — bem macabra. Bloody Mary (Maria Sangrenta, em tradução livre) teria sido uma rainha da Inglaterra conhecida por queimar, decapitar ou maltratar os hereges. Ou, segundo outras pessoas, uma princesa, que foi assassinada em frente a um espelho. Para "jogar", é preciso ficar em frente a um espelho de um banheiro, com uma vela na mão, tocar no espelho, ligar a água corrente e falar o nome "Bloody Mary" três vezes para evocar seu espírito.

    Como se não fosse macabro o suficiente na vida real, o jogo ainda inspirou algumas produções cinematográficas como O Jogo do Espelho. Neste filme, um grupo de enfermeiras de um hospital psiquiátrico evocam o espírito de Bloody Mary. Livre de sua prisão atrás do reflexo do espelho, a assombração liberta uma fúria sanguinária.

    3. Slender Man

    Slender Man é um homem alto, esguio, sem rosto, de pele branca, braços compridos e terno preto, que sequestra crianças e as incentiva a cometer atos terríveis. O personagem surgiu em um concurso de Photoshop em 2009, mas logo se tornou uma lenda urbana, parte do imaginário popular, ganhando jogos de videogames, desenhos e adaptações cinematográficas. A história até inspirou crimes reais.

    Entretanto, ainda faz parte de uma brincadeira, que surgiu com o canal no YouTube que fazia vídeos de investigação do Slender Man. Difícil assistir e não se assustar — por isso, muita gente passou a desafiar os amigos a verem sem saírem correndo.

    O personagem vai ganhar uma versão cinematográfica definitiva em Slender Man - Pesadelo Sem Rosto, que chegará aos cinemas no dia 23 de agosto.

    2. A Forca

    Em 2015, a internet foi inundada pelo desafio "Desafio Charlie, Charlie" (#CharlieChallenge no original), que consistia em colocar dois lápis, um sobre o outro no formato de uma cruz, em um papel dividido em quatro partes - duas delas com a palavra "sim", duas com a palavra "não". Então, o participante perguntava "Charlie, Charlie, você está aqui?". Se o lápis se mexesse, isso significava que Charlie estava entre nós. Segundo a lenda compartilhada no mundo online, Charlie seria um espírito maligno do folclore mexicano.

    Porém, todo o ritual não passava de uma jogada de marketing muito criativa de equipe do filme A Forca. Na produção, Charlie era um jovem que havia morrido 20 anos antes em um trágico acidente durante a exibição de uma peça de teatro do colégio. Quando um grupo de adolescentes decide reencenar a peça, descobrem que o espirito dele ainda assombra o local.

    1. Ouija

    Criado para ser usado para necromancia ou comunicação com espíritos, o Ouija consiste em um tabuleiro com letras, números e outros símbolos, no qual os participantes colocam os dedos sobre um indicador, que se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens de supostos espíritos.

    Conhecido no Brasil como brincadeira do copo, jogo do copo ou brincadeira do compasso, o "desafio" já ganhou inúmeras adaptações para as telonas, sendo as mais famosas da franquia Ouija - O Jogo dos Espíritos. Mas você se lembra que O ExorcistaAtividade Paranormal e até Invocação do Mal 2 também usaram tabuleiros de Ouija em suas tramas?!

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top