Minha conta
    Os 10 melhores filmes originais da Netflix segundo a redação do AdoroCinema

    Biografias musicais, dramas políticos, filmes de guerra e documentários questionadores.

    Nos últimos anos, os filmes originais da Netflix passaram a ser cada vez mais respeitados, incluindo títulos selecionados no festival de Cannes (Okja, Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe) e premiados no Oscar (o documentário Ícaro).

    Perguntamos aos redatores, editores e estagiários do AdoroCinema: quais são os melhores longas-metragens originais distribuídos mundialmente pela Netflix? Vale lembrar que a seleção exclui filmes exibidos nos cinemas do mundo inteiro, mas que chegaram ao Brasil apenas na plataforma de streaming - como Certas Mulheres, por exemplo.

    Concorda com o nosso top 10? 

    10. Tallulah

    Destaque em Sundance, o drama reúne a trajetória de três mulheres com problemas: a jovem Tallulah (Ellen Page), cujo namorado a deixou e roubou todo o seu dinheiro, Margo (Allison Janney), a mãe do ex-namorado, a quem a jovem pede ajuda, e Carolyn (Tammy Blanchard), uma mulher perdida que tem dificuldades em criar o filho pequeno. Quando Tallulah pega o bebê para si, e finge ser seu filho com o ex-namorado, a vida das três se cruza.

    9. Barry

    A biografia sobre a adolescência do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (na época em que ainda era chamado de Barry), se concentra especialmente nos anos em que frequentava a faculdade. De acordo com o crítico Renato Hermsdorff, o filme "consegue evitar o caminho fácil dos clichês (um campo minado nessa trajetória), para entregar uma obra bem autêntica. Tecnicamente convencional, é verdade, mas sem afetação".

    8. Gaga: Five Foot Two

    Entre os diversos documentários musicais da Netflix, alguns foram citados pela redação (incluindo What Happened, Miss Simone?), mas o único que chegou ao top 10 foi o retrato da cantora Lady Gaga. O principal mérito, de acordo com a crítica Taiani Mendes, é mostrar diversos lados da artista: "No longa, Gaga é a garota do estúdio, a mulher que bate de frente com o machismo da indústria, a artista que se emociona com os fãs, a gestora que toma todas as decisões, a atriz que se prepara antes, a neta carinhosa".

    7. A Praça Tahrir

    A produção americana-egípcia revela como o clamor das ruas causou uma verdadeira revolução no Egito: no contexto da "Primavera Árabe", o documentário de Jehane Noujaim contrapõe a força dos manifestantes à agressão do governo, tentando a todo custo se manter no poder. Como resultado, os egípcios conseguiram derrubar dois presidentes: Hosni Mubarak e Mohamed Mursi.

    6. Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe

    "Adam Sandler é a melhor coisa do filme. E isso não está sendo dito de forma irônica ou pejorativa", avisa desde o início o crítico Lucas Salgado. A comédia dramática de Noah Baumbach, concorrente à Palma de Ouro em Cannes, reúne os talentos tragicômicos de Sandler, Ben Stiller e Dustin Hoffman, para mostrar os amores e desafetos de uma família judia que se reúne após muito tempo separada.

    5. Okja

    Depois de dramas, suspenses e ficções científicas, o aclamado diretor Bong Joon-ho apostou numa fantasia sobre ecologia e a ganância das grandes empresas. No centro da história está uma garotinha e seu melhor amigo, um super-porco modificado geneticamente, prestes e cair nas mãos de uma empresária cruel. "O alvo maior de Joon-Ho está no complexo mundo das aparências corporativas, onde absolutamente tudo tem valor de mercado, especialmente o jeito descolado de ser e posturas politicamente corretas", explica o crítico Francisco Russo.

    4. Aniquilação

    Recém-chegada à Netflix, a ficção científica de Alex Garland foi alvo de controvérsias nos bastidores. Considerada intelectual e confusa demais para o público médio pelos produtores da Paramount Pictures, teve seus direitos vendidos à Netflix, onde estreou mundialmente. De acordo com o crítico Lucas Salgado, "Garland usa o gênero da ficção científica para discutir temas sérios, como criação, evolução, ciência, religião e, mais uma vez, humanidade".

    3. Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi

    Indicada a quatro Oscar (melhor direção de fotografia, melhor roteiro adaptado, melhor canção e melhor atriz coadjuvante, para Mary J. Blige) o filme parte da estrutura literária para dissecar as origens do racismo nos Estados Unidos. No centro da trama estão duas famílias, uma composta por brancos proprietários de terras, e a segunda composta por negros, que trabalham para os primeiros. Segundo o crítico Bruno Carmelo, "Somadas às delicadas narrações literárias de cada personagem, Mudbound atinge um lirismo singular". 

    2. Beasts of No Nation

    Um dos primeiros filmes originais da Netflix digno de competir com as produções dos grandes estúdios, o drama histórico se concentra na história de garotos africanos treinados para serem soldados na guerra civil. Idris Elba interpreta um dos personagens principais. "Com o filme, Fukunaga prova (como se preciso fosse) que é um virtuose da imagem. Ele tem o domínio da câmera, sabe o que quer de seus planos, e o resultado é um verdadeiro deleite visual", conclui Renato Hermsdorff.

    1. A 13ª Emenda

    Citado por dez entre doze membros da redação do AdoroCinema, o potente documentário de Ava DuVernay foi escolhido a melhor produção original da Netflix. Indicado ao Oscar, o filme mostra como o racismo é praticado de modo consciente nos Estados Unidos, sendo explorado para gerar mais lucros ao sistema carcerário. "A diretora acredita numa arte útil, questionadora, capaz de causar transformações sociais", explica a crítica de Bruno Carmelo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top