Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos - "Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado" - e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
NetflixInscrições
Veja todas as ofertas de streaming
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
A 13ª Emenda
O racismo institucionalizado
por Bruno Carmelo
Há quem enxergue a discriminação racial como um problema de caráter, uma falha individual. Algo que as pessoas praticam, mas não deveriam praticar. Esta visão moral e redutora do racismo costuma ser empregada por instituições que pretendem isentar a estrutura social de responsabilidade pela reprodução dessas práticas, geração após geração. Felizmente, o documentário da Netflix A 13º Emenda põe o dedo na ferida mais importante: o racismo nos Estados Unidos não constitui um deslize eventual, mas um projeto voluntariamente perpetrado pelas classes dominantes.
A cronologia adotada pela diretora coincide a história dos Estados Unidos com a história do cinema. Afinal, o preconceito é uma questão de imagem, e a cineasta apresenta o clássico racista (1915) como mito fundador da concepção do negro bestial, ladrão e agressivo. A 13º Emenda da Constituição, que prevê o fim da escravidão e a libe
A 13ª Emenda do título se refere à Emenda da Constituição Americana que aboliu a escravidão nos Estados Unidos. É o equivalente à nossa Lei Áurea, só que entrou em vigor aproximadamente uns 25 anos antes. Mas, segundo a diretora Ava DuVernay, o fim da escravidão dos negros nos Estados Unidos foi ao longo do tempo sendo substituído por outras formas de segregação, até culminar com a política do encarceramento em massa. O filme ...
Leia Mais
Um visitante
4,0
Enviada em 3 de maio de 2019
Mais um documentário muito bom da Netflix sobre questões sociais, a criminalização da juventude negra nunca foi abordada de forma tão elaborada, porém senti falta de um pouco mais de pluralidade no debate, e também é sucinto demais para o peso do tema, ainda sim, vale conferir.
Lucas D.
Seguir usuário
5 seguidores
Ler as 24 críticas
5,0
Enviada em 26 de abril de 2018
Revelador e pesado. Extremamente pesado, esse documentário nos faz repensar muitas coisas. Sobre como a história e os governos influenciam e influenciaram a sociedade. A trilha sonora é sensacional.
Ricardo L.
Seguir usuário
47.057 seguidores
Ler as 2.343 críticas
5,0
Enviada em 7 de agosto de 2017
Documentário de 1° linha, mostrando a realidade do preconceito racial e força bruta de uma policia parcial e cruel. cenas fortes que nos deixa com a reflexão dos porquês de tanta maldade humana.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade