Minha conta
    40 momentos inesquecíveis da história do Oscar

    A maior premiação do cinema chega a sua 90ª edição em 2018. Relembre alguns dos momentos memoráveis da cerimônia.

    Este ano é bem especial para a maior premiação da sétima arte. A cerimônia do Oscar completa 90 anos em 2018 e para celebrar a data o AdoroCinema resolveu relembrar alguns dos momentos clássicos da cerimônia. Temos muitos vencedores, algumas gafes, homenagens e muito mais.

    A próxima edição do Oscar acontece no dia 4 de março de 2018. Vamos a nossa lista!

    Troca de evelopes

    Para dar pontapé inicial a nossa matéria, nada como lembrar de algo ainda bem fresco em nossas memórias, que foi a entrega do Oscar de Melhor Filme no ano passado. Warren BeattyFaye Dunaway receberam o envelope errado por parte da organização e acabaram anunciando a vitória de La La Land - Cantando Estações. Como todo mundo sabe, o evelope certo - revelado instantes depois - trazia o nome de Moonlight: Sob a Luz do Luar, o verdadeiro vencedor.

    Charlie Chaplin recebe Oscar Honorário

    Poucos disseram tanto com tão poucas palavras como Charles Chaplin na história do cinema. E isso pode ser visto em seu discurso de agradecimento no Oscar de 1972. Ele recebeu um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra e foi aplaudido de pé pelos membros da Academia. A cerimônia marcou a volta de Chaplin aos Estados Unidos após viver 20 anos exilado por acusações de ser comunista. Carlitos recebeu indicações por O Grande Ditador e Monsieur Verdoux, e conquistou uma estatueta de Melhor Trilha Sonora por Luzes da Ribalta em 1973. Mesmo sendo lançado originalmente em 1952, Ribalta concorreu ao Oscar daquele ano pois só foi exibido nos Estados Unidos em 72, por causa de um boicote aos filmes do ator, diretor e roteirista.

    Michael Jackson canta "Ben" no Oscar

    Em 1973, com apenas 14 anos, Michael Jackson subiu no palco da Academia para cantar "Ben", tema de Ben, o Rato Assassino. O músico já demonstrava todo seu talento, mas ainda era conhecido como 1/5 do Jackson Five, como deixou claro a introdução de Charlton Heston.

    Heath Ledger conquista Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

    Uma bomba caiu no mundo do cinema em 22 de janeiro de 2008. Heath Ledger faleceu aos 28 anos, interrompendo uma curta, mas promissora carreira na sétima arte. Pouco mais de um ano depois, seu família pisou no palco do Kodak Theather para receber em seu nome o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo primoroso trabalho como o Coringa de Batman - O Cavaleiro das Trevas. Christopher Walken, Alan Arkin, Kevin KlineCuba Gooding Jr.Joel Grey foram os responsável pelo anúncio da premiação.

    Selfie do Oscar

    Ellen DeGeneres quebrou a internet ao chamar Angelina Jolie, Brad Pitt, Meryl Streep, Julia Roberts, Bradley Cooper, Jennifer LawrenceLupita Nyong'o (e o irmão), Kevin SpaceyJared LetoChanning Tatum para uma selfie clássica. A foto bateu o recorde de RT no Twitter e virou meme por todos os lados.

    Titanic conquista Oscar de Melhor Filme

    O Oscar de 1998 foi uma grande festa para James Cameron e sua turma, afinal o filme deixou a cerimônia da Academia com 11 estatuetas, igualando o recorde de Ben-Hur. No vídeo acima, Cameron e o produtor John Landeau recebem o Oscar de Melhor Filme das mãos de Sean Connery.

    Michael Moore conquista Oscar e ataca Bush

    "Vergonha, senhor Bush, vergonha", disse Michael Moore em seu polêmico, e inesquecível, discurso de agradecimento ao conquistar o Oscar de Melhor Documentário por Tiros em Columbine, em 2003. O diretor atacou o ex-presidente norte-americano, dizendo que gosta de documentários, mas que vivia em tempos fictícios, com eleições com resultados fictícios e com o país entrando em uma guerra por motivos fictícios. Moore foi vaiado por parte do público, mas também recebeu muitos aplausos.

    #OscarsSoWhite

    O Oscar 2016 foi marcado pela ausência de indicados negros nas categorias de atuação, o que gerou muitos comentários antes e durante a premiação, principalmente por parte do apresentador Chris Rock. O comediante começou seu monólogo quente: "Cara, eu contei pelo menos 15 negros naquela montagem. Bem, estou aqui no Oscar, também conhecido como o White People Choice Awards. Já pensaram que se eles tivessem indicações para apresentador eu sequer teria conseguido esse emprego? Vocês estariam vendo o Neil Patrick Harris agora!"

    Lady Gaga celebra os 50 anos de A Noviça Rebelde

    A Noviça Rebelde completou 50 anos de seu lançamento em 2015. Para marcar a data, a Academia convidou Lady Gaga para cantar um pot-pourri das canções clássicas do musical, como "The Sound of Music" e "Edelweiss". E a cantora arrasou! Além de virar meme no tapete vermelho, ela deu conta do recado no palco e acabou aplaudida pela própria Julie Andrews.

    Roberto Benigni enlouquece ao receber Oscar

    O Oscar de 1999 foi muito especial para Roberto Benigni. O astro italiano conquistou a estatueta de Melhor Ator e viu seu A Vida é Bela sair premiado como Melhor Filme Estrangeiro. Ao receber este segundo prêmio, anunciado pela conterrânea Sophia Loren, Benigni se empolgou e subiu em sua cadeira no Dorothy Chandler Pavilion. Ele também vez um belo discurso, apesar das dificuldades com o inglês. O brasileiro Central do Brasil, de Walter Salles, foi um dos filmes superados por A Vida é Bela.

    Martin Scorsese recebe Oscar de Melhor Diretor

    A Academia demorou muito para premiar Martin Scorsese, mas pelo menos fez em grande estilo. George LucasFrancis Ford CoppolaSteven Spielberg se uniram para entregar o Oscar de Melhor Diretor para Scorsese em 2007. Ele recebeu o prêmio por Os Infiltrados após indicações por Touro Indomável, A Última Tentação de Cristo, Os Bons Companheiros, A Época da InocênciaGangues de Nova York e O Aviador.

    Cuba Gooding Jr. leva Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

    É inegável que os discursos de agradecimentos do Oscar seguem quase um protocolo. Por causa disso, quando as coisas fogem do comum, nos deparamos com momentos memoráveis como o agradecimento de Cuba Gooding Jr. pelo Oscar de Melhor Ator Coadjuvante conquistado pelo trabalho em Jerry Maguire - A Grande Virada. O ator ficou muito empolgado com a vitória e comemorou como se tivesse marcado um gol na final da Copa do Mundo.

    Sidney Poitier recebe Oscar Honorário

    Sidney Poitier se tornou o primeiro negro a conquistar o Oscar de Melhor Ator pelo trabalho em Uma Voz nas Sombras (1963). Décadas depois, em 2002, ele recebeu uma estatueta honorária pelo conjunto da obra. Inesquecível.

    Continua na próxima página.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top