Minha conta
    Eu, Tonya na Globo (26/05): Repórter que cobriu a história real afirma que o filme é fantasioso

    Filme com Margot Robbie vai passar hoje no Cinema Especia. De acordo com o jornalista, a situação com Tonya Harding foi bem diferente.

    Eu, Tonya, filme de 2017 com Margot Robbie, conta a história da patinadora artística Tonya Harding, conhecida por participar dos Jogos Olímpicos e vencer o campeonato nacional de patinação dos Estados Unicos. Entretanto, a história de Tonya é ainda mais famosa por outro motivo.

    Eu, Tonya no Cinema Especial (26/05): Atriz do filme quase perdeu a perna por querer ser patinadora; entenda

    Em janeiro de 1994, durante o campeonato de patinação artística dos Estados Unidos, Nancy Kerrigan, principal favorita ao título, sofreu um grave ataque: após um treinamento, a atleta foi atacada por homens mascarados, que quebraram seu joelho direito a pauladas. As investigações policiais do caso que chocou o país revelaram que Jeff Gilooly - interpretado por Sebastian Stan nas telonas -, ex-marido da patinadora - a principal rival de Kerrigan -, era o mandante do crime. A intenção era tirar Kerrigan da competição em questão e das Olimpíadas de Inverno do mesmo ano.

    Apesar de todo evento real ganhar contornos ficcionais quando adaptado para as telas como forma de gerar entretenimento para o público, no caso de Eu, Tonya, a dramatização da vida real pode ter passado do limite do aceitável. De acordo com J.E. Vader, repórter que cobriu o polêmico caso que deu origem ao filme de Craig Gillespie, o longa seria completamente fantasioso (via The Oregonian).

    História de Eu, Tonya é totalmente baseada em fatos reais?

    Para Vader, tudo o que é apresentado por Eu, Tonya a partir do acidente seria um "sonho da patinadora que se tornou realidade": "Quando se trata do 'establishment' da patinação artística e do ataque à Kerrigan, o filme descamba para a fantasia. Duas cenas ficcionais onde Tonya confronta juízes esnobes são completamente inacreditáveis [...] e o filme afirma que Harding e Jeff Gillooly não sabiam sobre o ataque planejado além do fato de que poderiam haver cartas ameaçadoras envolvidas. Toda a culpa é colocada no desafortunado 'guarda-costas' Shawn Eckhardt, que, na vida real, está morto, convenientemente".

    "Na realidade", prossegue Vader, "naquele duro janeiro de 1994, Jeff Gillooly disse ao FBI que o planejamento do ataque incluiu discussões sobre matar Kerrigan ou cortar seu tendão de aquiles, antes da decisão sobre quebrar a perna na qual aterrissava e deixá-la machucada em um quarto de hotel com uma fita tapando sua boca fosse tomada — e que Tonya Harding estava a par dos planos e que ficou impaciente ao saber que Kerrigan não ficou contundida imediatamente".

    Tonya nunca fez discurso de Margot Robbie na vida real

    Vader também critica o fato de Eu, Tonya transformar Kerrigan em um "alívio cômico" e a personalidade cool de Harding no filme, sempre apresentada fumando cigarros, seja em cenas ou no material de divulgação do longa - a ex-patinadora, entretanto, sofre de asma na vida real. Contudo, na visão do jornalista, o desfecho seria uma das partes mais problemáticas: "A estrela e produtora Margot Robbie entrega uma performance emocionante quando Tonya é sentenciada por seu papel no ataque, implorando para não ser banida do esporte e aparentando surpresa quando o juiz menciona isso. Na verdade, Harding nunca fez esse discurso. Os advogados dela orquestraram um ótimo acordo — Harding se declarou culpada do crime, mas não cumpriu pena. Meses depois, ela foi banida da associação de patinação de participar de eventos oficiais quando foi comprovado que haviam amplas evidências de que ela ajudou a planejar o brutal ataque à sua rival".

    Vader finaliza o texto de maneira irônica: "Oh, mas direi que os figurinos de Eu, Tonya são perfeitos. Muito bem feitos aqueles figurinos". O longa foi vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com Allison Janney, (que interpreta a mãe de Tonya) e indicado a Melhor Atriz para Robbie e Melhor Montagem em 2018.

    Eu, Tonya será exibido no Cinema Especial de hoje, 26 de maio, às 22h35.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top