Minha conta
    Pantera Negra: Ator diz que usou sotaque de T'Challa para combater a supremacia branca

    "Não tinha como eu falar com meu povo, que nunca foi conquistado pelos europeus, com um sotaque europeu", afirmou Chadwick Boseman.

    Mark Mann / Cnet

    "É uma tremenda oportunidade, não apenas para mim, mas para todos nós sairmos de nossas caixinhas. Não apenas os negros. Todos estão animados com a oportunidade de ver algo que já deveria ter sido feito." Foi assim que Chadwick Boseman respondeu ao site Cnet quando foi perguntado sobre o peso de interpretar o primeiro grande super-herói negro da história das HQs nos cinemas. 

    O astro das cinebiografias 42 - A História de uma LendaJames Brown é o protagonista de Pantera Negra, filme que se tornou o próximo lançamento do Universo Cinematográfico Marvel depois da chegada de Thor: Ragnarok aos cinemas no início deste mês. A estreia está prevista para o dia 15 de fevereiro de 2018.

    Na entrevista, o ator Boseman contou que passou um bom tempo pesquisando como empostar a voz para interpretar o herói. Nos quadrinhos da Marvel, o Pantera Negra é o alter-ego de T'Challa, príncipe herdeiro do trono de Wakanda, país africano que atingiu níveis incríveis de avanço social e tecnológico. Para o ator, a tarefa de encontrar o sotaque perfeito para viver o personagem não era apenas uma questão artística, mas era também uma questão com contornos políticos.

    "Pessoas pensam em como as questões raciais têm afetado o mundo. Não apenas nos Estados Unidos. Colonialismo é o primo da escravidão. Colonialismo na África obrigaria, através dos governantes, que a educação viesse da Europa. Eu queria ter certeza absoluta que nós não compactuaríamos com essa ideia, porque seria contra com tudo o que é Wakanda", afirmou o ator. "[Wakanda] Deveria ser a nação com a tecnologia mais avançada no planeta já que, supostamente, não foi conquistada. Isso significaria que o avanço ocorreu sem colonialismo. Então não teria como ele [T'Challa] falar com sotaque europeu."

    Boseman, que fez sua estreia como Pantera Negra em Capitão América: Guerra Civil (2016), explicou: "Caso eu usasse [um sotaque europeu], eu seria conveniente com a ideia supremacista branca do que é educação e o que ser da família real é. Não se trata apenas de correr e brigar. Ele é o futuro da nação. E já que ele é comandante do país, ele tem que falar para o seu povo. Ele tem que animar o povo. E não tinha como eu falar com meu povo, que nunca foi conquistado pelos europeus, com um sotaque europeu".

    Na mesma entrevista, o ator descreveu Wakanda para quem nunca ouviu falar no país fictício e não está habituado com os quadrinhos. "É uma utopia. Não é apenas uma utopia africana. É um lugar onde a espiritualidade e a ciência não entram em guerra."

    Marvel Studios

    O ator também afirmou que Pantera Negra vai oferecer uma visão otimista que vai impactar a forma como as mulheres são vistas na indústria da tecnologia, mercado que ainda é tido como um ambiente hostil para elas por conta do machismo. "O papel dela é o mais importante", disse Boseman ao comentar a participação de Letitia Wright, intérprete da Princesa Shuri em Pantera Negra. "Nos quadrinhos, T'Challa é um cientista e um rei, mas minha irmã é a garota prodígio. Ela é quem tem o dom. Ela é o Tony Stark de Wakanda."

    Com direção de Ryan Coogler (Creed: Nascido para Lutar, Fruitvale Station: A Última Parada), Pantera Negra conta com Michael B. JordanLupita Nyong'oDanai GuriraForest WhitakerAngela BassettDaniel KaluuyaAndy Serkis e Martin Freeman no elenco.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top