Minha conta
    Criador de casa temática de O Iluminado no 'Halloween Horror Nights' revela que reproduzir cena do elevador foi o maior desafio (Reportagem exclusiva)

    Atrações baseadas no clássico de Kubrick e em Jogos Mortais são as novidades deste ano entre as nove casas temáticas do parque da Universal em Orlando. Sobrevivemos para contar a história.

    Já pensou em entrar no Overlook Hotel de O Iluminado e ser perseguido pelos corredores pelo insano Jack Torrance (Jack Nicholson) com seu machado? Ou presenciar um dos terríveis 'Jogos Mortais' de Jigsaw? Acredite, essa experiência assustadora pode se tornar realidade no "Halloween Horror Nights".

    Alguns dos principais chamarizes do evento de terror, que acontece anualmente no parque temático da Universal, em Orlando, são as casas temáticas de filmes e séries de TV. Labirintos feitos para os visitantes não só imergirem em uma história aterrorizante mas também saírem de lá com um nó no estômago, pelos arrepiados, adrenalina e um grande sorriso no rosto.

    A 27ª edição do "Halloween Horror Nights", que vai até o dia 4 de novembro, sedia nove casas inspiradas em produções de sucesso dos cinemas e da televisão, e também em conteúdos completamente originais. Pela primeira vez, o evento trouxe como novidades os labirintos de O Iluminado e Jogos Mortais, sem contar nas reprises de temas como American Horror Story, Ash vs Evil Dead, Sobrenatural, Uma Noite de Crime e A Entidade. Cada um deles possui um visual estonteante, detalhes incríveis e, claro, uma equipe de cerca de 26 atores mascarados (scareactors), cujo objetivo é dar sustos nos visitantes sem dó nem piedade.

    O AdoroCinema pôde participar do evento, presenciar as zonas de sustos temáticas e visitar os nove labirintos, como você confere no texto abaixo e na página seguinte. Ainda participamos do tour "Behind the Screams: Unmasking the Horror Tours" ("Por trás dos Gritos: Desmascarando os Tours de Terror", em tradução livre), no qual pudemos entrar na casa de O Iluminado durante o dia, sem os scareactors, mas com efeitos luminosos e trilha sonora ligados.

    Após conferir (duas vezes!) o labirinto temático do filme de Stanley Kubrick à luz do dia, o AdoroCinema pôde conversar com o criador da atração, Charles Grey, que explicou cada um dos cômodos da casa de terror. Ele contou como foi encontrar atores parecidos com Jack Nicholson e ainda revelou os principais desafios de fazer o "Halloween Horror Nights". Isso tudo na espectativa de experimentar a atração novamente no dia seguinte, desta vez com tudo que tínhamos direito.

    AdoroCinema: Como surgiu a ideia de trazer O Iluminado para o "Halloween Horror Nights"? Vocês já tinham pensado em fazer o labirinto nos anos anteriores?

    Charles Grey: É um clássico filme, que muita gente gosta. Também é legal de ver um pai trazendo o filho, diferentes gerações que são fãs do filme se unindo. Queríamos fazer O Iluminado por um bom tempo, mas às vezes leva um pouco mais de tempo para chegar até aqui, como ano passado com O Exorcista, um ano antes tivemos Um Lobisomem Americano em Londres – diferentes filmes clássicos que todos os fãs de terror amam.

    Qual é a diferença deste ano para os anteriores?

    Todo ano temos conteúdos diferentes. Não repetimos. Só repetimos uma vez e foi Um Lobisomem Americano em Londres, mas todo ano são novos conteúdos, novos filmes, novas séries de TV, novas ideias originais que colocamos em nove casas. Sempre novo, então você pode voltar sempre que vai ver algo diferente.

    Quanto tempo leva para preparar tudo?

    Leva mais de um ano, na verdade. Já estou trabalhando no próximo ano no momento.

    Pode nos dar algum spoiler?

    Não! [risos] Nem eu sei exatamente o que vamos fazer, estamos simplesmente jogando ideias no momento.

    Na construção das casas temáticas, o filme sempre vem em primeiro lugar ou os efeitos prevalecem?

    Há duas maneiras de pensar sobre isso. Ao recriar um filme, temos realmente que olhar para os itens que sabemos que as pessoas querem ver, temos que fazer uma listinha. O elevador ensanguentado na casa de O Iluminado, por exemplo, não sabíamos se teríamos isso. Não sabíamos se conseguiríamos fazer aquele efeito de água 'espirrada', então trabalhamos naquilo por um bom tempo. 

    Filmes e séries de TV são coisas que já conhecemos, temos que ter certeza em acertar aquelas coisas que as pessoas esperam, enquanto, ao mesmo tempo, usamos nossa própria criatividade para fazer coisas novas e diferentes que também vão surpreender os visitantes.

    Com as ideias originais, nós meio que fazemos nossas próprias histórias primeiro, algumas vezes, por exemplo, na casa "The Fallen", nós temos efeitos 'físicos' muito legais, com pessoas pulando ou voando acima de sua cabeça, coisas assim. Então tivemos essa ideia primeiro e criamos a partir dela.

    Vocês sempre se inspiram em filmes e séries para fazer os labirintos, ou usam outras mídias também?

    Tentamos usar mídias diferentes, livros, músicas... Acho que usamos mais filmes e séries por causa da massa, muitas pessoas conhecem, então fica mais fácil de divulgar. As pessoas dizem 'ah, é, conheço isso, quero ir ver!'. Às vezes, se for uma casa original, podemos tomar a liberdade de fazer algo um pouco menos conhecido.

    É sempre divertido porque você consegue chamar os fãs seguidores, aqueles pequenos nichos 'ah, eu amo aquele livro ou coisas assim', é ótimo para explorar. Com nove casas, nós realmente temos a liberdade de não só chamar a massa, a maioria das pessoas, mas também meio que dar atenção para itens especiais. Foi isso que fizemos com Ash vs Evil Dead este ano. Nem tantas pessoas conhecem, mas é uma ótima série, e acho que fãs de terror amam essa produção. Também acho que isso vai expor mais pessoas ao incrível programa que é. Tem muito humor, muito sangue.

    Tudo tem a ver em ter a certeza que tenhamos algo para todo mundo. Por exemplo, se você é um grande fã de fantasmas, ou de palhaços, ou de psicopatas, queremos garantir que tenhamos algo para todo mundo. Isso é importante para nós. Eu tenho minhas coisas favoritas mas não posso ter o evento todo baseado no que prefiro, sabe?

    Vocês pegam os direitos com os estúdios para fazer uma casa temática?

    Claro. Temos um bom relacionamento [com os estúdios], então eles nos dão permissão, nos dizem o que querem ver. Depende de cada um, mas temos um bom relacionamento e eles só querem garantir que vamos proteger os filhos deles.

    No caso, vocês aproveitaram a estreia do novo Jogos Mortais - Jigsaw para divulgação do labirinto?

    Sim, eles têm um filme que vai estrear, então é bom para nós todos. As pessoas estão empolgadas por causa de Jogos Mortais, elas vão ver o filme; temos uma cena no labirinto baseada no novo longa, temos armadilhas dos outros sete filmes e, para o oitavo filme, temos uma nova. É a mesma coisa com o "Horrors of Blumhouse", há conteúdo de Sobrenatural: Capítulo 4, que vai estrear em janeiro. Eles nos dão conteúdos que ninguém mais viu, um roteiro, é supersecreto, então é divertido.

    Há um limite de idade para o evento?

    Não há um limite de idade oficial, mas é PG-13. Não tenho absolutamente nenhum problema em dizer às pessoas que eu não traria meus filhos aqui antes dos 13 anos. Eu acho que é realmente intenso, então cada pai tem que tomar essa decisão.

    Como as pessoas reagem quando visitam as casas?

    Eu sempre digo que sempre termina com risada, é sempre algo alegre porque, mesmo quando você está cheio de adrenalina e mesmo quando está assustado... Se você gritasse, ou se eu gritasse como uma mulher, você vai rir de mim e depois vamos rir juntos, certo? Então... é medo. Tem muito medo, muita adrenalina e sobressaltos, mas facilmente termina com felicidade.

    Se alguém estivesse assustado demais para vir ao evento, o que você diria?

    Eu diria que você ainda deveria vir e se unir a nós porque se você é alguém que está assustado, é divertido pegar uma bebida que você goste, sentar em um banco e ver todo mundo sendo assustado nas ruas. É hilário, muito divertido.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top