Minha conta
    A Bela e a Fera domina o circuito global e é a maior estreia da semana no Brasil

    Tinha Que Ser Ele?, O Filho de Joseph, Os Cowboys e o grande vencedor do César, Fátima, se juntam a vários filmes nacionais, como Era o Hotel Cambridge e Jonas e o Circo Sem Lona.

    A Bela e a Fera, controversa adaptação live-action da animação da Disney, é a maior estreia da semana no circuito brasileiro. Com uma taxa de ocupação de 70% dos cinemas globais, o longa é estrelado por Emma Watson como uma jovem camponesa que tem o pai capturado pela Fera (Dan Stevens), criatura habitante de um castelo cheio de objetos mágicos que precisa de um amor verdadeiro para voltar à forma humana.

    Outra estreia do dia é o grande vencedor do último César Award, o Oscar francês: Fátima, sobre uma empregada doméstica de origem árabe com dificuldades de comunicação na França, e cuja situação dramática se agrava após um acidente de trabalho. Tinha Que Ser Ele?, com Bryan CranstonJames Franco e Zoey Deutch vivendo a rivalidade entre um pai e o namorado rico de sua filha, surge como principal opção de comédia da semana.

    O Filho de Joseph apresenta Mathieu Amalric como o repulsivo personagem-título — que se vê ameaçado quando o possível filho Vincent (Victor Ezenfis) partir em busca de sua identidade. O filme do cultuado cineasta Eugène Green divide salas com outro conterrâneo: Os Cowboys, western do francês Thomas Bidegain sobre um pai disposto a matar quem for necessário para recuperar sua filha sequestrada.

    Nessa semana agitada, entram em cartaz outros oito longas-metragens — todos nacionais. Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffè, mostra refugiados recém-chegados ao Brasil que dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em La Vingança, Felipe Rocha e Daniel Furlan caem na estrada rumo a Buenos Aires com o objetivo de ficar com o maior número de mulher possível e lavar a honra de Caco. 

    Com os Punhos Cerrados é um trabalho colaborativo de Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Luiz Pretti, diretores, roteiristas e atores de um filme sobre jovens revolucionários que invadem transmissões de rádio de Fortaleza para protestar. História Antes de uma História é uma bonita fábula em animação que submete seus personagens às etapas e aos instrumentos necessários para se dar vida a uma história.

    Por fim, quatro documentários. Jonas e o Circo Sem Lona conta a história de um menino de 13 anos, filho e neto de artistas circenses, que comanda seu próprio circo e sonha em embarcar no projeto itinerante da família. Pedro Osmar - Prá Liberdade Que Se Conquista é uma cinebiografia do músico, poeta e artista plástico paraibano.

    Estopô Balaio conta a história de um coletivo nascido das dificuldades do Jardim Romano, bairro do extremo leste paulistano. Por um Punhado de Dólares - Os Novos Emigrados disseca o complexo fluxo de pessoas pelo mundo em busca de melhores condições de vida para si e para as famílias que deixam para trás.

    Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.

    Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana.

    A Bela e a Fera: "Por mais que não atinja a excelência da animação, muito graças ao trabalho mais simples de recriar algo já existente e ao menor impacto na paixão crescente entre Bela e a Fera, a versão live-action garante ao espectador uma bem-vinda dose de magia e encantamento." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Fátima: "O diretor Philippe Faucon conduz o seu projeto com simplicidade quase acadêmica. As cenas são sempre compostas por duas ou três personagens efetuando tarefas simples (preparando a comida, estudando na universidade, conversando com as amigas) enquanto os diálogos e as ações ao redor se encarregam de representar a França inteira, algo especialmente válido às vésperas de uma eleição presidencial na qual a presença de imigrantes se tornou um tema de destaque." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Tinha Que Ser Ele?: Leia a opinião da imprensa.

    O Filho de Joseph: Leia a opinião da imprensa.

    Os Cowboys: "O diretor Thomas Bidegain, mais conhecido como roteirista dos ótimos O Profeta e Ferrugem e Osso, retoma o caráter brutal dos projetos dirigidos pelo colega Jacques Audiard. Mas seu projeto está cercado pelo retrato alarmista da alteridade. Os personagens não parecem particularmente realistas." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Era o Hotel Cambridge: "O filme de Eliane Caffé é muito atual e importante. A questão dos refugiados está em discussão em todo mundo e o cinema só ajuda a levantar este debate ao oferecer uma visão singela dessas pessoas, que geralmente sofreram muito para chegar até aqui e que muitas vezes são tratadas com desprezo e preconceito, ao invés de acolhimento." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    La Vingança: "Já no título, o longa faz questão de mostrar qual seu objeto de estudo: a relação entre Brasil e Argentina. De forma bem humorada, a produção trata deste relacionamento, que conta com momentos de rivalidade e outros de irmandade. Tão próximos e ao mesmo tempo tão longe." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Com os Punhos Cerrados:

    História Antes de uma História:

    Jonas e o Circo Sem Lona: "Um belíssimo documentário brasileiro que combina a simplicidade da forma com a profundidade do conteúdo. Através do caso único de Jonas, com a câmera sempre focada em seu rosto e seu corpo, a diretora Paula Gomes alça voos mais altos, refletindo sobre a dificuldade de fazer arte popular no Brasil e o abandono dos sonhos como metáfora do amadurecimento." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Pedro Osmar - Prá Liberdade Que Se Conquista: "Para um artista libertário, um filme libertário. O primeiro elemento de destaque neste documentário é sua liberdade formal: o paraibano Pedro Osmar ganha um retrato sem entrevistas elogiosas, sem cartelas históricas em tela, sem a linearidade típica das biografias. Os diretores Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques representam Osmar por sua arte, com uma sucessão de canções e performances encarregando-se por si próprias de criar uma imagem do personagem e um contexto social específico – no caso, o Brasil às vésperas das Diretas Já." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Estopô Balaio: "Até que ponto a arte é capaz de agir como elemento de mudança em momentos tão intensos de trauma social e íntimo? Estopô Balaio, novo documentário do diretor Cristiano Burlan, traz consigo esta difícil pergunta a partir dos esforços do coletivo que dá nome ao filme." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Por um Punhado de Dólares - Os Novos Emigrados: "Estamos na era da crise migratória, em que milhares de pessoas buscam a Europa sonhando escapar dos violentos conflitos de seus países. Há alguns anos, no entanto, o intenso movimento era motivado principalmente por outra razão: ascensão social. Por Um Punhado de Dólares - Os Novos Emigrados retorna a esse passado não muito distante para contar a história de três famílias divididas pela ambição." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top