O trabalho do coletivo Estopô Balaio, grupo teatral que há cinco anos desenvolve um processo artístico a partir das experiências dos moradores do Jardim Romano, bairro localizado na periferia de São Paulo, com as águas das enchentes que assolaram suas vidas durante dez anos.
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Estopô Balaio
Enchentes da alma
por Francisco Russo
Até que ponto a arte é capaz de agir como elemento de mudança em momentos tão intensos de trauma social e íntimo?Estopô Balaio, novo documentário do diretor Cristiano Burlan, traz consigo esta difícil pergunta a partir dos esforços do coletivo que dá nome ao filme. Presente na comunidade de Jardim Romano, localizada na periferia de São Paulo, ele serve como alento a uma realidade tão dura que, infelizmente, é uma triste rotina para milhões de brasileiros das classes menos abastadas, moradores nas maiores cidades do país.A abertura do longa-metragem, de imediato, despeja tamanha dificuldade. Cenas caseiras retratam a invasão das águas durante uma enchente no rio Tietê, percorrendo corredores e vielas sem qualquer controle. O relato da moradora não apenas ressalta a gravidade da situação, como também revela uma certo reconhecimento do ocorrido. A consequente informação de que a grande ench
Um cativante e honesto registro de um coletivo paulistano que sobrepõe as dificuldades causadas pelas enchentes do Rio Tietê com o melhor que a arte pode lhes oferecer.
Gabriella Tomasi
Seguir usuário
90 seguidores
Ler as 106 críticas
4,0
Enviada em 16 de março de 2017
(...)é um dos filmes mais sinceros e simples que atraí nossa atenção e nossa empatia ao nos transportar para um cotidiano que agrega diariamente uma cultura riquíssima a questões pessoais e sociais ignoradas e esquecidas até mesmo pelos mais próximos. É cativante, é humano, é consciente, é uma obra maravilhosa que merece nossa atenção.
O longa foi um dos participantes do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme também fez parte da programação do Festival Latino-Americano de 2016.
Detalhe
A origem do título do filme vem de uma expressão popular nordestina.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brazil
Distribuidor Bela Filmes
Ano de produção2016
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Comentários
Faça login para comentar
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade