Fatima cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Fátima
Um coração simples
por Bruno Carmelo
Pelo título e pelo material de divulgação, o drama francês promete se concentrar apenas na vida de Fatima (Soria Zeroual), mulher argelina divorciada que mora na França para proporcionar melhores condições de vida às filhas adolescentes. Após muitos anos na Europa, ela multiplica os trabalhos de faxineira e ainda não domina a língua francesa. Seu olhar triste é aquele do imigrante que sofre inúmeros maus-tratos cotidianos, mas aceita a configuração social por desconhecer seus direitos e duvidar da possibilidade de mudanças.
O projeto surpreende ao dividir a atenção entre Fatima e as filhas Nesrine (Zita Hanrot) e Souad (Kenza Noah Aïche), as três igualmente importantes para a história. Ao contrário das mães, as filhas nasceram em solo francês, falam a língua perfeitamente e se sentem integradas, mesmo que a origem magrebina seja fonte de preconceito. Ao contrapor duas gerações, o roteir
Excelente. Brilhante direção de Philippe Faucon, q faz de um roteiro ultra simples uma história tocante, recheada de sutilezas. Uma doméstica árabe e suas 2 filhas tentando viver dignamente na França. O diretor vai explicitando sua intenção de não focar os dramas, mas falar através deles. Não aponta para nenhuma dissolução de impasses, ao contrário, passeia por eles lindamente. Imperdível.
Celso J.
1 seguidor
11 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 19 de outubro de 2021
Igualzinho a primeira versão do filme, pelo tempo das versões esperava dialogos diferentes, atores mais emcionados. A aparição é linda, mas poderia ter utilizado maos os recursos tecnológicos que temos hoje. Pela mensagem do filme vale muito a pena assistir..
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade