Minha conta
    Duas de Mim: “Quando a gente calça um sapato largo, tropeça adiante”, diz Cininha de Paula, confiante na estreia no comando de um longa (Exclusivo)

    Visitamos o set da comédia que alça Thalita Carauta ao posto de protagonista.

    Páprica Fotografia

    A cozinha do Centro Cultural e Esportivo Israelita Adolpho Bloch (onde funciona uma escolinha de futebol do Barcelona – sim, o clube catalão), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, pegava fogo na última semana de junho. Bem, não literalmente.

    Lá, enquanto as panelas exalavam o vapor de um menu preparado na hora (nada de truques), a cozinheira Suryellen segurava um bilhetinho, cujo conteúdo trazia os nomes dos companheiros de trabalho que, em tese, ela deveria conhecer de cor e bem salteado.

    Porém, Suryellen, personagem de Thalita Carauta em Duas de Mim, nem sequer era mesmo... Suryellen, mas a cópia da aspirante a chef. Tudo porque a moça, trabalhadeira, um belo dia, comeu um “bolo mágico” (é a parte do “continho de fada”, segundo a atriz) e, para dar conta de todos os afazeres, desejou como recompensa um clone. Prato cheio para o pastelão – com o perdão do trocadilho – que resultou na cena que o AdoroCinema acompanhou.

    Páprica Fotografia

    “Eu não acredito na comédia que não tenha um embasamento na verdade. Aí é farsa”, contextualiza a diretora, Cininha de Paula, que escolheu Thalita porque “eu gosto de fazer comédia com comediante”.

    “A Suryellen é recatada, bloqueada, medrosa, devido à vida que teve. A cópia é o alter ego, que vem para descaralhar – não sei como você vai escrever isso aí – tudo e, de certa maneira, dar um rumo na vida da Suryellen. Para melhor”, explica Carauta, na sagrada pausa para ao almoço.

    Nada “cabeça”.

    De fato, a vida de Ellen, como gosta de ser chamada, não é um pufe de pudim. De dia, faz quentinhas; de noite, lava pratos no “MontClair”, restaurante fino de Valentina (Alessandra Maestrini), enquanto dá vida boa para a mãe, Sonja (Maria Gladys), e para a irmã encostada, Sarelly (Leticia Lima). Tem até cena de despejo.

    “A gente tem uma tendência a exagerar, quando fala de humor, mas é um filme com o qual a gente está preocupada com a sensibilidade. O humor vem a partir dessa situação humana em que a Suryellen se encontra, não o contrário”, Thalita relativiza. “Tem o lado da identificação com a luta”, concorda Cininha, que, por outro lado, avisa: “Esse lado ‘cabeça’, de análise sócio-política, não!”

    Tirando a virgindade.

    Páprica Fotografia

    Thalita Carauta vem de um histórico de "coadjuvante que rouba a cena" (tanto em Lobo Atrás da Porta, quando nos longas S.O.S. - Mulheres ao Mar) e agora assume o papel de protagonista (com dupla jornada); já Cininha de Paula ostenta um loooongo currículo de atriz e diretora, sobretudo de infantis (Sítio do Picapau Amarelo) e comédias (Toma Lá Dá Cá), sempre para a TV e o teatro.

    Duas de Mim, portanto, significa uma primeira vez para as duas, que também não tinham trabalhado juntas antes. “[Estamos] Tirando a virgindade, a gente está muito a fim uma da outra. Status: relacionamento sério”, é como a atriz define, brincando, o momento.

    Sobre a pressão de sustentar um personagem principal, ela – que, até então, não estava pensando no assunto e, por causa da pergunta, resolveu rogar uma praga no AdoroCinema – sabe do desafio, mas se mostra tranquila. “Não dá para negar o fato de que a protagonista conduz uma história, então, é responsável pelo ritmo e a maneira como essa história vai ser contada. Quando eu estou em cena, procuro nem pensar nisso, senão eu nem me divirto”.

    Já a diretora – que, durante muito tempo, pensou em comandar uma versão cinematográfica do infantil “A Menina e o Vento”, de Maria Clara Machado, que ela mesma adaptou para o teatro – credita a estreia tardia, que se deu por um convite da produtora Iafa Britz (da Migdal Filmes), à falta de tempo e ao “eu acho que não estava preparada”.

    Páprica Fotografia

    “Tem a hora para tudo na vida. Quando a gente calça um sapato largo, tropeça adiante. Se eu tropeçar agora é porque era para tropeçar. Mas não porque eu não tivesse preparada para isso”, argumenta, confiante.  

    “Quando [o produto] vai para uma tela grande, é outra história. Tem que tomar mais cuidado, a televisão é mais descartável – apesar de que hoje a TV é feita com cuidado cinematográfico. Não é que seja difícil para mim. A dramaturgia não é complicada, o que é complicado é a adequação a essa eternização do trabalho. Eu não podia imaginar isso até o Canal Brasil chegar. Eu fiz um filme, quando era novinha, em que aparecia pelada. E até hoje me veem pelada no Canal Brasil, então, isso é para sempre”.

    É as mulheres, oba!

    Além de produtora (mulher), diretora (mulher) e protagonista (mulher), Duas de Mim conta com o texto de uma... mulher (Carolina Castro, roteirista de Linda de Morrer). Mas, elas garantem, tudo não passa de uma feliz coincidência.  

    “O que rege meu emocional é a minha garganta. Então, se eu fico tensa, imediatamente fico rouca. Não tem razão nenhuma. Eu não sei se é porque tenho essa voz grave, um temperamento Yang [princípio masculino do Taoísmo], mas sempre sou convidada para dirigir coisas que não são femininas. Pelo contrário”, pigarreia Cininha.

    Páprica Fotografia

    “Na TV, eu fico reparando em colegas nossos, homens, e quando há uma mulher no comando, o comportamento é outro, até de questionar mais. Não falo desse filme, até porque a Cininha é bem firme, então, para bater de frente com ela, tem que ter colhão – não sei como você vai escrever isso aí”, denuncia Thalita.  

    Nasceu Burro, Não Aprendeu Nada, Esqueceu a Metade.

    De volta à cozinha, Latino (sim, o cantor) segurava a batata quente de responder aos improvisos de Thalita, que nunca diz o texto da mesma maneira, à altura. No filme, ele interpreta um cozinheiro, interesse amososo de Ellen, que também é cover do... Latino. “Ia ter um ator bem conhecido fazendo o meu personagem e ela [Cininha] foi na minha casa me pedir para fazer”, comemora.

    Improviso, aliás, parece ser a palavra de ordem dos bastidores de Duas de Mim. Cininha deu um jeito de homenagear o primo Marcos Palmeira na história, quando Zé (Nizo Netto, outro primo dela) convida Cacau (Priscila Marinho) para ir ao cinema assistir ao filme “Nasceu Burro, não Aprendeu Nada, Esqueceu a Metade”, estrelado por... Palmeira.  

    “Vamos botar o Marquinho, que faz mais cinema, no lugar do [outro primo, Bruno] Mazzeo. Esse é o nome real de um filme, numa tradução de mal gosto”, Cininha se diverte.

    “A criatividade não acontece no controle”, filosofa Thalita Carauta.

    Páprica Fotografia
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top