Minha conta
    Começa o Festival Varilux de Cinema Francês, presente em 52 cidades!

    Neste ano, o evento ganha uma semana a mais de duração.

    Já é tradição! Todo ano os cinéfilos brasileiros ficam à espera do Festival Varilux de Cinema Francês, que traz alguns dos principais expoentes da sétima arte produzida na terra de GodardTruffaut e Resnais. A edição 2016 do evento tem início hoje, com uma série de novidades!

    A começar pela duração, que neste ano ganhou uma semana a mais para que os cinéfilos possam conferir os 24 filmes que estarão em exibição - 15 deles inéditos no circuito comercial brasileiro, entre eles Meu Rei, premiado no Festival de Cannes do ano passado. Saiba mais sobre cada um dos filmes selecionados em nossa matéria especial sobre o evento!

    Como já é tradição, o Festival Varilux 2016 exibirá um clássico do cinema francês: Um Homem, Uma Mulher, dirigido por Claude Lelouch, que completa 50 anos de lançamento. Estrelado por Jean Trintignant e Anouk Aimée, o longa ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e ainda faturou dois Oscar, nas categorias de filme estrangeiro e roteiro original.

    Ainda em relação à programação, o festival exibirá a animação Abril e o Mundo Extraordinário utilizando recursos de acessibilidade, uma iniciativa inédita na história do evento. Basta baixar gratuitamente o aplicativo MovieReading, que fornece audiodescrição, legendas e libras, e aproveitar o longa-metragem, premiado no Festival de Annecy 2015.

    Outra novidade é a realização da primeira Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada pelo crítico e escritor francês Jean-Michel Frodon, que ocorrerá no Rio de Janeiro já a partir do dia 10. O evento promoverá ainda a já tradicional Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual, que ocorrerá pelo quinto ano no Rio de Janeiro e, pela primeira vez, será ministrada no Recife. Os cariocas terão ainda a oportunidade de conferir sessões com os artistas convidados do festival, o Encontro com o Cinema Francês (10/06, às 19h20, no Odeon) e a mostra em homenagem ao ator e diretor Roschdy Zem (a partir de 11/06, no Instituto Moreira Salles).

    Com duração de 9 a 22 de junho, o Festival Varilux de Cinema Francês acontecerá simultaneamente em 95 cinemas localizados em 52 cidades, espalhadas em 21 estados (veja a programação completa!). O AdoroCinema é parceiro oficial do festival e publicará, além de críticas dos filmes exibidos, notícias e entrevistas com os convidados trazidos pelo evento. Fique de olho!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top