Minha conta
    Zack Snyder fala sobre final polêmico de Batman Vs Superman e a relação com Liga da Justiça

    ~música de suspense~

    Warner Bros.

    Enquanto grande parte do enredo de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça foi revelado nos trailers, ainda há uma reviravolta que Zack Snyder conseguiu guardar para a sala de cinema.

    ATENÇÃO: Esta notícia contém SPOILERS de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça. Se não deseja saber detalhes sobre o desfecho da trama, leia outro de nossos artigos. Depois não diga que não avisamos.

    Ainda está aqui? Ok, continue por sua conta e risco.

    Quem já assistiu ao longa, sabe que Batman Vs Superman começa com um funeral - o jovem Bruce Wayne vai ao enterro de seus pais - e termina com um, também. O Wayne de meia-idade (Ben Affleck) assiste, ao lado de Diana Prince (Gal Gadot) - também conhecida como Mulher-Maravilha -, a Lois Lane (Amy Adams) e Martha Kent (Diane Lane) sofrerem pela morte do homem que muitos conheciam como Clark Kent (Henry Cavill).

    Na produção, que curiosamente foi lançada no fim de semana na Páscoa, o Homem de Aço se sacrifica para salvar o mundo, matando o Apocalipse, criado por Lex Luthor (Jesse Eisenberg). Ao confrontá-lo, o herói acaba enfraquecido pela lança de kriptonita e morre, transpassado por um dos espinhos do monstro kriptoniano.

    A trama é relativamente fiel ao quadrinho original do Apocalipse, já que um dos famosos feitos do monstro foi, de fato, "A Morte do Superman" - nome da série de histórias que seguiu este arco, em 1992. Claro que o Homem de Aço não continuou morto.

    Em entrevista ao Collider e ao Entertainment Weekly, o diretor Zack Snyder deu duas possíveis razões para o polêmico desfecho do filme, escrito por Chris Terrio e David S. Goyer.

    Kirk McKoy / Getty Images

    "Logo no início, eu e [Christopher] Nolan [produtor executivo de Batman Vs Superman] tivemos uma longa conversa sobre isso, ótima e meio filosófica. Ele foi muito legal porque interpretou um incrível advogado do diabo sobre não fazê-lo, e no final falou, 'Não, você está certo, é melhor fazer isso.'", contou ele ao Collider.

    "Eu pensei na evolução do personagem do Super-Homem, há uma prova que ele tem que passar para realmente abraçar a sua humanidade ou descobrir a última coisa sobre ser humano? A última coisa que você enfrenta é a sua mortalidade, e isso é algo que eu acho muito legal sobre isso", justificou.

    "O final de Batman Vs Superman foi feito para mostrar que o Superman estava disposto a se tornar dano colateral se isso significasse salvar outras pessoas. Eu senti que precisava matar o Super-Homem neste filme para que nós fôssemos sérios com toda a premissa do longa", explicou Snyder ao EW. "E isso não quer dizer que ele se foi para sempre." Tanto que, na cena final, depois que Lois joga um punhado de terra no caixão, vemos algumas das pedras sairem do chão.

    Pouco antes, no filme, após o lançamento da bomba atômica nele e em Apocalipse, o herói quase morre no espaço. Snyder disse ao EW que "a razão pela qual fizemos isso é porque queríamos mostrar - e manter essa ideia na mente do espectador - que ele pode chegar muito perto da morte e o sol pode revivê-lo, ou ele pode ser revivido." Só que há uma importante questão: "Eu sinto que há uma jornada mitológica para o Superman. Há o nascimento, a morte, e a ressurreição. E quando você o traz de volta, quem sabe o que ele será quando voltar."

    Mas houve uma outra razão, mais prática, para Snyder querer matar o personagem. Ele sentiu que a Liga da Justiça - cujas filmagens vão começar em abril - teria uma história mais forte se não fosse o Superman quem unisse o time.

    "Eu queria que o Bruce Wayne construísse a Liga da Justiça", disse ao EW. "Eu senti que, com o Superman por perto, a conversa quando você cria a Liga é diferente, certo? É assim, 'Eu e o Super-Homem, queremos fazer a Liga da Justiça.' [E os outros heróis ficariam], 'Ok, claro, eu vou entrar!'. Eu só senti que Bruce Wayne tendo que ir encontrar esses sete samurais sozinho, é uma premissa muito mais interessante."

    Falando com o Collider, o diretor completou, dizendo: "Se o Super-Homem está por perto é difícil porque o Superman é o Superman, então é complicado pro Bruce falar 'Eu quero juntar a Liga da Justiça'. É, tipo, 'Ok, mas talvez o Superman deveria fazer isso. Você é só um cara. É um cara legal, não me entenda mal, mas é só um cara.'".

    Instagram

    Esse quadro para o roteiro de Liga da Justiça também força o Batman a trabalhar suas habilidades investigativas quando ele e a Mulher-Maravilha forem procurar o Aquaman (Jason Momoa), o Flash (Ezra Miller), o Ciborgue (Ray Fisher), e outros. "Eu também sinto que, sem o Superman, há definitivamente uma vulnerabilidade na equipe que eles vão precisar resolver, sabe? Super-Homem representa o poderoso. Ele é o Michael Jordan dos heróis, ele vai marcar ponto", exemplificou o diretor em conversa com o EW.

    Snyder também disse que, com o alter-ego de Clark Kent longe do caminho, a Liga também não pode depender da invulnerabilidade dele. E parte do motivo de eles se unirem é para trazer o Superman de volta - quase como o objetivo de Star Wars - O Despertar da Força, que foi reencontrar Luke Skywalker (Mark Hamill).

    Batman Vs Superman - A Origem da Justiça, que já bateu inúmeros recordes no Brasil e nos Estados Unidos, está em cartaz nos cinemas. Liga da Justiça Parte Um estreia em novembro de 2017 e Parte Dois em junho de 2019.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top