Minha conta
    Retrospectiva: Conheça a trajetória da saga Star Wars no Oscar

    Em uma galáxia muito, muito distante...

    Muitos fãs torceram bastante, mas não deu! Star Wars - O Despertar da Força ficou fora das principais categorias do Oscar 2016, sendo indicado apenas nas técnicas de praxe. Mas você sabia que a relação da saga criada por George Lucas com a premiação máxima do cinema vem de muitos anos atrás?

    Guerra nas Estrelas

    Para conhecer melhor esta história, voltemos ao ano de 1977. Guerra nas Estrelas bombava nos cinemas, gerando uma histeria poucas vezes vista. Luke Skywalker, Han Solo, C3PO, R2-D2 e outros tantos personagens logo eram alçados ao posto de ícones, assim como seus intérpretes aproveitavam a fama repentina. Tamanho fanatismo e a qualidade da aventura dirigida por George Lucas impulsionaram a carreira no Oscar. Foram 10 indicações, nas seguintes categorias: filme, direção, ator coadjuvante (Alec Guinness), roteiro original, figurino, direção de arte, edição, efeitos especiais, trilha sonora e som.

    Se perdeu nas principais categorias - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foi o grande vencedor daquele ano -, Guerra nas Estrelas faturou boa parte das técnicas. Foram seis ao todo, mais a estatueta especial entregue a Ben Burtt em reconhecimento aos efeitos sonoros criados para o filme. E era só o começo!

    O Império Contra-ataca

    Três anos depois, o segundo episódio da trilogia original chegava aos cinemas e, também, ao Oscar. Com Irvin Kershner na direção e George Lucas "apenas" como produtor, O Império Contra-ataca ficou fora das principais categorias da premiação - por mais que muitos o apontem como o melhor filme de toda a saga.

    Foram ao todo três indicações: trilha sonora, direção de arte e som. Apenas venceu nesta última, mas levou para casa outra estatueta especial, entregue ao quarteto Brian Johnson, Richard Edlund, Dennis Muren e Bruce Nicholson em reconhecimento ao trabalho feito nos efeitos especiais.

    O Retorno de Jedi

    O desfecho da trilogia clássica recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de trilha sonora, efeitos especiais, som e direção de arte. Não venceu em nenhuma delas, mas ganhou mais uma estatueta especial. Desta vez a honraria foi entregue a Richard Edlund, Dennis Muren, Phil Tippett e Ken Ralston, em reconhecimento ao trabalho nos efeitos especiais do suposto final da saga.

    Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma

    Quase duas décadas depois, George Lucas retomou a franquia trazendo a história de como Anakin Skywalker se tornou Darth Vader. Por mais que todo mundo a maioria tenha odiado Jar Jar Binks, o filme ainda conquistou três indicações ao Oscar, nas categorias de som, efeitos sonoros e efeitos especiais. Perdeu em todas.

    Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones

    A frustração com a nova trilogia chegou ao ápice neste episódio, que decepcionou bastante pelo exagero no tom político. Ainda assim, recebeu uma indicação ao Oscar, na habitual categoria de efeitos especiais.

    Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith

    Mais um filme da saga que teve apenas uma indicação ao Oscar, só que desta vez na categoria de maquiagem. Curiosidade: nenhum filme da segunda trilogia ganhou o Oscar.

    Star Wars - O Despertar da Força

    Após fazer as pazes com público e crítica, o primeiro filme da terceira trilogia da saga retornou ao Oscar com força. Foram cinco indicações, nas categorias de trilha sonora, edição, mixagem de som, edição de som e efeitos sonoros. No próximo domingo, dia 28, saberemos se alguma delas se converterá na cobiçada estatueta dourada!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top