Minha conta
    Creed = Rocky 7? Entenda a relação do novo filme com a franquia de Sylvester Stallone

    Creed: Nascido Par Lutar traz mais uma vez Rocky Balboa ao cinema, mas dessa vez, o personagem principal é outro talento do boxe.

    Em janeiro de 2016, chega aos cinemas Creed - Nascido Para Lutar, mais um filme com o famoso boxeador Rocky Balboa (Sylvester Stallone). Mas por que a história não se chama Rocky 7, para continuar a franquia?

    Na verdade, Creed tem outras ambições. O personagem principal é o jovem lutador Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed (principal inimigo de Rocky no início, que se tornou um amigo próximo ao longo da franquia). Quando o novato começa a lutar, ele busca conselhos de Rocky e passa a ser treinado pelo veterano.

    Pela primeira vez, um filme com o personagem Rocky não tem roteiro de Stallone, e a intenção do diretor Ryan Coogler é começar uma nova trilogia estrelada por Adonis. Ou seja, este é ao mesmo tempo um filme derivado (spin-off) e uma continuação. Mas existem várias ligações entre Creed e a franquia Rocky, como o AdoroCinema explica abaixo. Pode ficar tranquilo, a lista não tem spoilers sobre Creed, mas tem informações sobre Rocky:

    Rocky, um Lutador e Rocky II - A Revanche

    Como nos dois primeiros filmes da saga Rocky, Adonis ainda é inexperiente e não trabalha profissionalmente como lutador. Ele é escolhido para lutar com um adversário muito mais gabaritado, e precisa treinar bastante para se mostrar à altura - exatamente como Rocky teve que melhorar seu nível para enfrentar o pai de Adonis, Apollo Creed (Carl Weathers), nos dois primeiros filmes.

    Rocky III - O Desafio Supremo

    O terceiro filme da franquia original mostrava um treinador envelhecido e com problemas de saúde, o mal-humorado Mickey (Burgess Meredith). Rocky tinha que lutar para honrar o passado de seu amigo e treinador. Em Creed, algo semelhante ocorre, com a saúde enfraquecida de Rocky. A amizade com Adonis é fundamental para encorajar a luta do garoto.

    Rocky 4

    Hora do espetáculo! O quarto filme era o mais cafona da série (eram os anos 1980, a gente perdoa), e mostrava uma grande luta, longuíssima, entre Rocky e o soviético Drago (Dolph Lundgren). Creed segue a mesma veia da luta espetáculo, com muitos efeitos sonoros e sangue por todos os lados, além de feitos de câmera surpreendentes. É ver para crer.

    Rocky 5

    O quinto filme, que não agradou muita gente, também trazia Rocky como treinador. Mas o seu pupilo na época era o ambicioso Tommy Gunn (Tommy Morrison), que acabava se desentendendo com o mentor. Em Creed, Rocky prova que é capaz de treinar um novo talento sem que as coisas acabem em tragédia...

    Rocky Balboa

    Esta produção já tinha sido criado como uma espécie de fim da saga, mostrando o envelhecimento de Rocky e seu desejo de ser lembrado pelos demais. Creed aproveita a ideia e explora muito bem o legado do Garanhão Italiano nas novas gerações, sem esquecer seu papel no presente. Ou seja, é um filme sobre o que se transmite de uma geração à outra.

    Leia a nossa crítica de Creed - Nascido para Lutar.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top