Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Opinião: Um filme de super-herói pode ser indicado ao Oscar?
    Por Francisco Russo — 1 de nov. de 2014 às 12:45

    A premiação máxima do cinema se aproxima e começam os rumores sobre quem tem chances de ser indicado.

    www.figuremaniac.com
    O fim de ano se aproxima e a inevitável pergunta ronda os cinéfilos: quem será indicado ao Oscar? O AdoroCinema já preparou uma lista de quem anda cotado para marcar presença na premiação de gala da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas os mais atentos (e fãs de quadrinhos) podem questionar: e os filmes de super-herói, onde estão?

    A pergunta faz sentido, ainda mais em um ano onde três deles foram não apenas sucesso de público, mas também de crítica: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (92% de aprovação, segundo o Rotten Tomatoes), Guardiões da Galáxia (91%) e Capitão América 2 - O Soldado Invernal (89%). Apesar dos elogios, o mais provável é que o trio fique fora da festa, ao menos nas categorias principais.

    A ausência de filmes populares no Oscar é uma eterna polêmica envolvendo a premiação, assim como a predileção aos dramas em detrimento de outros gêneros, especialmente comédia e ficção científica. É verdade que alguns filmes conseguiram superar esta barreira, como Guerra nas Estrelas, E.T., o Extra-terrestreOs Caçadores da Arca Perdida e Avatar, mas em todos os casos citados a indicação na categoria de melhor filme já foi uma grande conquista. Estatueta ganha mesmo, só quem conseguiu foi O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (os dois anteriores foram indicados, mas ficaram de mãos abanando).

    Entretanto, engana-se quem pensa que a Academia dá de ombros para tamanha exclusão. Foi a própria organizadora do Oscar quem mudou as regras da premiação quando o aclamado Batman - O Cavaleiro das Trevas (94% no Rotten Tomatoes) ficou fora das principais categorias da cerimônia de 2009. A gritaria foi tanta, dos fãs e de parte da crítica, que a Academia bateu o martelo e aumentou de cinco para até dez a quantidade de indicados a melhor filme. Desta forma, os blockbusters teriam mais chances de participar da festa, o que ajudaria a aumentar o público televisivo da própria cerimônia do Oscar (não basta ser fã, tem que torcer para seu filme predileto ganhe).

    Na prática, não é bem isso que tem acontecido. Ao contrário do que se previa, as vagas extras na maioria das vezes têm sido preenchidas por filmes independentes (Clube de Compras Dallas, A Árvore da Vida), animações (Up - Altas Aventuras, Toy Story 3) e até filmes estrangeiros (Amor, O Artista). Muito se pediu por uma indicação a Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, como forma de reverenciar a série como um todo, mas nada feito. O mesmo deve acontecer com o trio lançado neste ano, que tem mais chances de conquistar algum espaço nas categorias técnicas.

    A questão a ser refletida é: se cada vez mais os grandes estúdios investem nos chamados filmes-evento, que podem arrecadar centenas de milhões de dólares mundialmente, e deixam de investir em projetos mais autorais, que podem até trazer prestígio mas não rendem tanto, os eleitores do Oscar simplesmente os deixarão de fora ou buscarão algum meio de incluí-los na festa? Não se esqueça que, por mais que a Academia enalteça a sétima arte, cinema também é negócio - e Hollywood sabe disso muito bem.









    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • David V.
      Acho justo já que é um filme como qualquer outro. O meu favorito é X-Men, que contem uma bela historia e ótimas atuações. Por que nao
    • Roxy
      Concordo, criou-se esse mito que só esses gêneros drama e romance são dignos do Oscar, o que eu acho injusto. Tem muitos filmes bons que mereciam ser indicados e levar a estatueta que nem são indicados muito menos ganho.
    • Giane L.
      Concordo, se alguma vez existiu chance de um filme de ação levar o Oscar, com certeza foi - Batman, O Cavaleiro das Trevas. Até hoje, o melhor filme de super-herói que assisti.
    • Gabriel Assis
      Por mim o único conteúdo que esse artigo deveria ter é essa sua frase. Falou tudo
    • Barbara Martins
      Eu sempre pensei nisso e nunca entendi essa dificuldade da premiação de se desvencilhar de certos gêneros, o que acabava gerando uma espécie de padrão de filmes indicados/ vencedores e transformava o Oscar em um evento bem previsível. Alguns títulos surpreenderam e quebraram essa ideia, mas ainda assim acho que a Academia precisa "se permitir" um pouco mais.
    • Bia A.F.
      Eu acho que seria super justo, ate porque o Oscar só tem filme de drama e tem muito filme de ação que merecia esse premio.
    Mostrar comentários
    Back to Top