Minha conta
    Cine PE 2014: Delicadeza de Wes Anderson e curtas irregulares marcam a primeira noite

    O Grande Hotel Budapeste abriu o festival pernambucano neste sábado. No Movimento da Fé e Linguagem foram os destaques dentre os curtas.

    Foi dado o pontapé inicial para o Cine PE Festival do Audiovisual! A 18ª edição do evento começou neste sábado, 26 de abril, com a exibição de 10 curtas e do longa O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, no Cine Teatro Guararapes, em Olinda.

    A organização do evento optou por reunir quase todos os curtas das programação em sua noite de abertura, o que tornou a sessão um pouco maçante. Dos curtas selecionados, sobraram três para serem exibidos nos próximos dois dias.

    Os cinco primeiros filmes exibidos integram a Mostra Pernambuco. Tesouros do Araripe: Os Fósseis da Comunidade, de Tito Aureliano, abriu a sessão de curtas apresentando um cenário pouco conhecido no Brasil e, até mesmo, em Pernambuco, que é o acervo de fósseis localizados na região de Exu, que atrai o interesse de traficantes de fósseis internacionais, mas que é ignorado pela comunidade local. É didático e passa uma mensagem importante de preservação, mas funciona mais como uma reportagem do que cinema em si. Possui problemas de ritmo e uma trilha sonora permanente e irritante.

    Au Revoir, de Milena Tirnes, foi exibido na sequência, retratando a história de uma garota que estuda na França e que sofre por não poder ajudar a mãe, que está doente no Brasil. Diante de um problema de saúde de uma senhora francesa que mora ao seu lado, ela acaba "adquirindo" uma mãe substituta para cuidar. A trama é delicada e as atuações de Rita Carelli e Gigi Bandler chamam a atenção. Talvez não consiga produzir tanta emoção quanto pretendia, mas é eficaz ao contar uma história de encontros e, como o título já diz, despedidas.

    Ponta de Pedros e Pedras, de Hermano Figueiredo, é mais um documentário interessante que reforça a importância de se proteger a cultura pernambucana. Apresenta uma personagem muito interessante, Maria de Lourdes, que é uma mulher que valorizou a presença feminina em um universo eminentemente masculino, que são as colônias de pescadores. O filme é muito simples, quase amador.

    Escrito, dirigido, produzido, fotografado e montado por Danilo Baracho, Severo (foto acima) é uma megaprodução perto dos demais curtas exibidos. Conta com efeitos visuais, uma edição frenética e uma trilha sonora com nomes como Tom Zé. Tem problemas em acertar o discurso político proposto, funcionando melhor como obra de ficção. Gira em torno de dois irmãos de uma favela do Recife. Um é um criminoso e o outro vai para a escola e sonha em ser jogador de futebol. A mãe valoriza o primeiro por levar dinheiro para casa.

    Rabutaia, de Brenda Lígia, fechou os curtas da Mostra Pernambuco, contando a história do casal Gilson Silva e Diva Iza Miguel da Silva. O documentário é interessante, propondo uma homenagem a todos os Silvas do Brasil a partir da dupla citada, com destaque para Gilson. São bons personagens, mas o filme não empolga.

    >A mostra competitiva Curta Brasil teve seu início com a exibição de O Filho Pródigo, de Felipe Arrojo Poroger. O curta possui uma trama interessante, com uma família formada por um pai desempregado, uma mãe cega, um filho adolescente e outro filho desaparecido. Investe em reviravoltas e de fato consegue surpreender o espectador ao longo de seus 15 minutos. A duração, por sinal, joga contra o filme, que não consegue concluir a história de forma satisfatória.

    Dirigido pelo veterano Luiz Rosemberg Filho, Linguagem (foto acima) trouxe o ar experimental para o Cine PE. Com citações de Walter Benjamin, Albert Camus, Rudyard Kipling, Friedrich Nietzsche e Orson Welles, o curta investe em uma colagem de retratos que se posiciona politicamente, presta homenagens, ainda que não intencionais (para o recém-falecido Ricardo Miranda) e faz uma declaração de amor: "Cinema, eu te amo". Com uma bela trilha sonora, o curta perde um pouco da força estética na entrada da atriz Priscyla Bettin, que traz com ela um discurso um pouco vazio e que parece querer chocar por chocar e abraçar o mundo, criticando a TV e a presença da religião na política. Ao final, a obra se volta para a política internacional questionando com todas as letras o prêmio Nobel da Paz para Obama. Tem seus problemas, mas sem dúvida foi o curta mais questionador e diferente da noite.

    No Tiro do Bacamarte... Explode a Cultura Pernambucana!, de Xisto Ramos, também valorizou a cultura pernambucana ao apresentar uma tradição bem interessante, dos bacamarteiros. Defende a preservação da história e consegue entreter o espectador.

    No Movimento da Fé, de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes, foi um dos principais destaques da noite. Retrata a preparação para o Círio de Nazaré, no Pará, a partir dos olhos dos voluntários, dos militares e da cruz vermelha. Conta com uma excelente montagem e com uma trilha sonora excelente, que não insiste em transmitir a emoção que já está na tela. Apenas contribui para isso. Trata-se de um registro impressionante.

    O paranaense Notícias da Rainha, de Ana Johann, fechou a sessão de curtas contando a história de Lucia Cecília Kubis, eleita rainha do rádio curitibano. A história é interessante, mas o ritmo lento prejudica o andar da produção. É importante destacar a qualidade do trabalho de direção de arte e design de produção.

    Passados os curtas, chegou a hora de conferir O Grande Hotel Budapeste. E o filme de Wes Anderson não decepcionou. O diretor realizou um de seus mais belos trabalhos investindo em sua tradicional melancolia, em um roteiro afiado e em um super elenco, com nomes como Ralph FiennesF. Murray AbrahamAdrien BrodyWillem DafoeMathieu AmalricJude LawSaoirse RonanJason SchwartzmanHarvey KeitelJeff GoldblumTilda SwintonOwen WilsonTom WilkinsonEdward NortonLéa Seydoux e, é claro, Bill Murray. Precisa de mais?! Pois o filme ainda consegue introduzir um excelente e jovem ator: Tony Revolori. O filme é belíssimo, conta com uma trilha sonora incrível e com uma estética primorosa, como é comum nos longas do diretor. Crítica completa em breve no site.

    O Cine PE continua até o próximo dia 2 de maio. O AdoroCinema está em Recife para a cobertura do evento e continua trazendo o que de melhor acontece para vocês.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top