Minha conta
    Exclusivo - Diretor de Os Estagiários fala sobre comédias, Google, Vince Vaughn e Owen Wilson

    Shawn Levy falou sobre o processo de criação da comédia Os Estagiários, que mostra dois quarentões buscando um emprego no Google.

    por Bruno Carmelo

    Shawn Levy (ao centro), entre Owen Wilson e Vince Vaughn

    O diretor Shawn Levy, autor de comédias de sucesso como a franquia Uma Noite no MuseuUma Noite Fora de Série, apresenta em 2013 seu novo filme, Os Estagiários. Nesta história, Owen Wilson e Vince Vaughn interpretam dois amigos que acabaram de perder o emprego, e decidem tentar uma vaga de estágio no Google. Os dois não têm nenhuma intimidade com as novas tecnologias, mas acabam mostrando aos jovens que a sua experiência também pode ser preciosa à empresa.

    Esta história original chamou a atenção por reunir a dupla Vaughn-Owen, que tinha funcionado muito bem no sucesso Penetras Bons de Bico. O AdoroCinema já viu Os Estagiários, e gostou muito do filme - leia a nossa crítica. A comédia chega aos cinemas de todo o Brasil nesta sexta-feira, 30 de agosto.

    Confira o que Shawn Levy tem a dizer sobre a origem do projeto, métodos de atuação, a presença da talentosa Rose Byrne e mesmo sobre as aparições no filme de Sergey Brin, verdadeiro fundador do Google:

    Os Estagiários

    Como você se envolveu com o filme Os Estagiários?

    Vince veio conversar comigo cerca de um ano e meio atrás. Ele disse: “Olha, eu tenho uma ideia para um filme em que Owen e eu somos estagiários no Google”, e assim que ele disse essa frase eu sabia que era uma boa ideia. Depois ele me mostrou o roteiro, que naquela época ainda estava cheio de imperfeições, mas já indicava um bom caminho para um filme engraçado e inspirador. Eu só aceito fazer comédias que tenham essas duas características.

    Qual foi o aspecto dessa frase que te conquistou?

    Foram alguns aspectos: primeiro, eu acho que é possível se identificar com o tema. Eu acho que existe uma situação atual em que diversos adultos se sentem cada vez mais obsoletos ou desconectados da era digital, e começam a achar que suas habilidades não são mais valorizadas. Ao mesmo tempo, existe uma geração de jovens com cerca de 21 anos que estão entrando no mercado de trabalho sem saber se vão conseguir estabelecer uma carreira de sucesso. Então existem as pessoas de 20 e de 40 anos, que compartilham a ansiedade sobre o momento atual, e esse filme acredita na possibilidade de colaboração entre pessoas de 20 e de 40 anos de idade, reunindo os seus talentos para tentar ter uma oportunidade de sucesso. Então eu gostava do fato que era ao mesmo tempo pertinente e também uma fábula sobre azarões com a possibilidade de dar a volta por cima.

    É a primeira vez que Vince Vaughn e Owen Wilson atuam juntos desde Penetras Bons de Bico. Você ficou intimidado ao tentar recriar a química que gerou um sucesso tão grande?

    Como todo mundo que gosta de comédias, eu era um grande fã de Penetras Bons de Bico. Eu acho que essa é uma das melhores comédias de todos os tempos. Eu sabia que seria ingênuo tentar copiar o mesmo paradigma. Minha esperança era captar a magia de Owen e Vince juntos, mas em uma trama completamente diferente, em um filme com história e tom muito diferentes. Os Estagiários traz algumas ideias diferentes e potencialmente maiores, já que esta é a história de uma geração, a história de uma situação econômica desafiadora.

    Vince e Owen mencionaram que você encoraja a improvisação durante as filmagens, mas a maior parte do humor já foi definida durante os ensaios.

    Eu acredito seriamente tanto na improvisação quanto nos ensaios. Eu acredito muito em uma abordagem em três partes, que eu tenho usado religiosamente desde Uma Noite no Museu. Eu passo meses e meses escrevendo e reescrevendo o roteiro, usando sugestões dos atores para incorporar as ideias e as personalidades deles à história. Depois eu faço vários dias de ensaio nos quais nós lemos as cenas, discutimos, e depois combinamos nossas ideias. Quando já treinamos o roteiro, eu estimulo os atores a improvisarem e dizerem a primeira coisa que vem à mente. Às vezes o resultado é péssimo, mas é preciso passar por algumas ideias ruins para descobrir uma ou duas pérolas, porque estas pérolas acabam fazendo a diferença entre uma cena boa e uma cena realmente memorável.

    Você escolheu Rose Byrne para interpretar uma executiva do Google e para ser o par romântico de Owen. A relação entre eles é o coração do filme.

    É claro que eu gosto muito dela, porque eu também a escolhi para o meu próximo filme (a comédia This Is Where I Leave You). O que poderia ter sido apenas uma história romântica secundária acabou se transformando em algo doce e emocionante. Rose traz não apenas inteligência e óbvia beleza a tudo que ela faz, mas também uma fragilidade ao personagem, algo por trás da aparência corporativa, que a tornou verossímil no papel de uma executiva do Google. Mas quando entramos na segunda metade do filme, os momentos entre Owen e ela em permitem ver os personagens dividindo uma solidão, como resultado das escolhas que fizeram. O tema das segundas chances, do “Nunca é tarde demais”, pode ser aplicado à figura do azarão, e também à história de amor. Esta é a função da nuance e da leveza que a Rose trouxe ao papel.

    O fundador do Google, Sergey Brin, faz uma pequena aparição no filme...

    Ele aparece duas vezes. A participação que todo mundo percebe é aquela do final, quando ele diz “Parabéns, garotos!” a Vince e Owen. Mas quando você olha de perto, no momento que Vince e Owen chegam ao Google e começam a descobrir este lugar de trabalho estranho e fantástico, existe uma imagem subjetiva mostrando um homem em roupas de yoga sobre uma bicicleta ergométrica, vestindo chinelos fofos verdes fluorescentes, e com uma tela de computador acima da sobrancelha. Este também é Sergey Brin.

    Quando você filmou dentro do campus do Google, havia verdadeiros funcionários do Google como coadjuvantes?

    Sim, nós chamamos verdadeiros Googlers – é como eles se chamam – para serem coadjuvantes no filme, e centenas de pessoas queriam fazer pequenas aparições. Então a maioria das pessoas que você vê no local de trabalho do Google são verdadeiros Googlers, e eles foram os coadjuvantes mais inteligentes e fáceis de dirigir que encontrei em toda a minha vida. Talvez porque eles eram todos muito qualificados e educados.

    E o programa de estágio retratado no filme? Existe algo assim no Google?

    Sim, existe um programa de estágio para estudantes universitários no Google durante o verão, quando eles são divididos em equipes e recebem desafios a solucionar, relacionados ao trabalho que os Googlers fazem. A área em que nós tomamos maior liberdade é na competição, porque o estágio real não tem uma disputa acirrada entre equipes. Mas é verdade que, no final do estágio de verão, apenas 5% a 10% dos estagiários conseguem um cargo na empresa.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top