Os Estagiários
    Muito bom
    Os Estagiários

Abraçando o novo

por Lucas Salgado

Os Estagiários é sem dúvida o maior exemplo de product placement da história do cinema. Muitas vezes tratada como merchandising, a técnica consiste em inserir mensagens publicitárias de uma marca dentro de uma obra audiovisual. Aqui, o marca é o Google. Mas ao contrário do que muitos podem achar, o fato do filme fazer divulgação do "google way of life" não joga contra ele, uma vez que não se trata de promover a marca, mas sim inserir o conceito dela dentro de uma trama divertida e inteligente.

Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são dois caras na casa dos quarenta que trabalham como vendedores em uma revendedora de relógios. Eles acabam perdendo o emprego com o fim da companhia e são obrigados a procurar novos caminhos. É quanto Billy decide que é hora de arriscar profissionalmente e convence Nick a aceitar um programa de estágio no Google.

O processo de entrevista com os dois é bem divertido, assim como toda sua vida dentro da empresa de tecnologia. Lá, se deparam com mentes novas e avançadas, com espaços de lazer e gastronomia incríveis, e com um processo de seleção que é praticamente uma gincana.

Neste sentido, o longa lembra bastante Universidade Monstros, até porque Billy e Nick acabam se juntando a um grupo de jovens pouco populares e desconexos. Assim como a animação da Pixar, Os Estagiários usa o relacionamento em grupo para enfatizar as melhoras individuais de cada um. Inclusive, um dos méritos da produção é tentar dar um espaço considerável em cena, e na história, para cada integrante da turma.

Ainda que sofre com o ritmo, prejudicado pelos 120 minutos de duração, o filme conta com cenas divertidíssimas, como no momento em que Billy tenta vender a ideia de um aplicativo que tira fotos e as coloca automaticamente "on the line", e outras de grande sensibilidade, principalmente quando os personagens se sentem ignorados pelos garotos.

Vaughn e Wilson voltam a trabalhar juntos em grande estilo, alguns anos após o divertido Penetras Bons de Bico. Eles também estiveram lado a lado em Starsky & Hutch - Justiça em DobroZoolander. Em Os Estagiários, eles emprestam seus carismas para a narrativa, fazendo que o filme, ainda que absurdo, soe muito natural. A forma como Billy sempre tenta encaixar uma referência de décadas passadas, com destaque para os anos 80, é fantástica. Neste sentido, nos deparamos com inúmeras citações a obras como FlashdanceCocoonDe Volta para o FuturoInferno nº 17.

As referências também não deixam de lado obras recentes, como Game of ThronesJogos VorazesHarry Potter, com direito a uma divertida partida de quadribol.

Dirigido pelo canadense Shawn Levy, de Uma Noite no MuseuA Pantera Cor-de-RosaThe Internship (no original) é divertido, inteligente e tem até uma boa dose de romance ao destacar o flerte entre os personagens de Wilson e Rose ByrneMax MinghellaJosh GadRob RiggleJohn Goodman e um enlouquecido Will Ferrell completam o elenco.

O Google, é claro, é outro protagonista do longa, que faz questão de destacar o universo inovador do escritório da empresa e também a vontade de inspirar e mudar a sociedade. É importante ressaltar, que a história do filme em momento algum parece em segundo plano em relação à companhia, razão pela qual sua presença não soa como mera propaganda.

• larissa
      Tooop
    • Iranice Oliveira
      filme, são técnicas que mostram como uma equipe pode se interagir para alcançar uma objetivo que certamente é alcançar o objetivo da vitória em grupo , no caso o google
    • Iranice Oliveira
      o filme mostra a realidade que ,não se aprende somente em livros , ou na faculdade .A experiência se aprende praticando .hoje eu sei que nunca sabemos de tudo , a vida é um eterno aprendiz Sei que estamos sempre aprendendo .A experiência e a informação á alma de um negócio novo , que pode inovar pela valor do conhecimento....