Em 2023, a Disney completou 100 anos. A companhia que tantas vezes nos acompanhou durante a nossa infância queria celebrar em grande o seu centenário e pensou em prestar homenagem a todos os seus filmes em um só. O resultado foi Wish - O Poder dos Desejos, que se inspirou num tema recorrente de todas as suas produções - os desejos realizados - e que dá origem à estrela dos desejos. O filme tem mais de 100 referências a personagens e elementos bem conhecidos da Disney, mas há alguns tão escondidos que ainda não foram detectados por nenhum espectador.
Os responsáveis pela direção foram Chris Buck e Fawn Veerasunthorn, com roteiro de Jennifer Lee e Allison Moore. Certamente Buck e Lee lhe parecem familiares porque são os criadores de Frozen - Uma Aventura Congelante, o grande fenômeno do estúdio da última década. Tinha uma boa equipe e grandes intenções, mas perdeu força na sua chegada aos cinemas. Nem a crítica nem o público o acolheram com entusiasmo e isso fez a Disney perder cerca de 131 milhões de dólares.
Wish se passa no reino de Rosas, uma ilha no mar Mediterrâneo. O rei Magnífico governa, ele tem a capacidade de realizar os desejos dos seus súditos, mas se pedirem algo, devem aceitar que nunca mais se lembrarão disso. Uma vez por mês, em uma cerimônia, ele escolhe um desejo e o concede.
Em Rosas vive Asha, uma jovem de 17 anos que se prepara para o cargo de aprendiz de Magnífico. Sua verdadeira intenção é perguntar se ele pode realizar o desejo de seu avô Sabino, que completará 100 anos. Embora a entrevista corra bem, Asha percebe que o rei Magnífico não tem intenção de devolver os desejos. Como ela se atreveu a questioná-lo, o rei se recusa a ensinar Asha. Mas a verdade de Magnífico foi revelada a ela e, claro, ela tentará fazer com que o resto dos moradores conheçam sua verdadeira face.
Wish estreou no final de 2023 e arrecadou apenas 255 milhões de dólares em todo o mundo. Segundo dados do Deadline, o filme que supostamente seria uma celebração da magia da Disney acabou sendo um "produto corporativo" para muitos espectadores e fez a empresa perder 131 milhões de dólares. É a soma que resulta após subtrair os 231 milhões de dólares que o estúdio recebeu pelo filme dos 362 milhões de despesas que tiveram (entre custos de produção, publicidade e outras rubricas).
Walt Disney Animation Studios
Em nossa crítica, demos 3/5 estrelas porque, embora seja um filme muito decente, fica aquém do seu monumental currículo. Se algo Wish exige para que se possa desfrutar é chegar sem expectativas, assim como chegávamos aos filmes quando éramos crianças. Se penso um pouco nesses anos, olho com inveja para a liberdade de ver cinema sem condições, sem estar corrompida por resenhas alheias ou pela informação que me chegou antes de apertar o play.
Wish - O Poder dos Desejos está disponível para streaming no Disney+