Ela já esteve em diversas emissoras e se consolidou como uma das maiores apresentadoras do Brasil. Do jornalismo tradicional ao entretenimento, marcou gerações com seus inúmeros programas. No entanto, recentemente, após uma carreira brilhante, Astrid Fontenelle foi demitida da Globo após 18 anos, o que a pegou totalmente de surpresa.
A apresentadora teve passagens icônicas pela MTV Brasil – onde ganhou fama ao se tornar a primeira VJ do país –, apresentando atrações como o Disk MTV e o Barraco MTV; pela Band, com o Melhor da Tarde; e, finalmente, no GNT, onde integrou o sofá do Saia Justa e apresentou os programas Chegadas e Partidas e Admiráveis Conselheiras.
Chegadas... e partidas
No começo do mês, foi anunciado o cancelamento do programa de entrevistas Admiráveis Conselheiras, após apenas uma temporada, em 2024. A decisão coincidiu com a não renovação do contrato de Astrid, que, consequentemente, deixará de comandar Chegadas e Partidas, uma das atrações mais queridas do público, exibida desde 2011.
Inspirado no formato holandês Hello Goodbye, o programa do GNT acompanha histórias reais de encontros e despedidas nos saguões de aeroportos brasileiros, captando emoções genuínas capazes de cativar qualquer um. Essa sensibilidade ao registrar momentos tão especiais fez com que a atração comandada por Astrid se tornasse emblemática.
GNT
Entre 2011 e 2019, a atração manteve uma produção regular, mas acabou sendo cancelada em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Na época, os aeroportos passaram a operar com acesso restrito e sob rígidas regras sanitárias, o que inviabilizou as gravações.
Em 2023, o programa finalmente retornou, desta vez como um quadro do Fantástico, na TV Globo. No mesmo ano, voltou a ganhar uma versão própria no GNT.
Agora, após tantos anos no ar, o Chegadas e Partidas chega ao fim em sua última viagem. A última temporada, já gravada por Astrid e sua equipe, será exibida no Fantástico entre o fim deste ano e o início de 2026, com uma versão estendida exibida no GNT.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a jornalista confessou que a notícia a pegou de surpresa, mas afirmou que está confiante com a nova fase. “Sim, é verdade. O Chegadas e Partidas terá sua última temporada [...] Vida solo! E creia, vem coisa boa por aí. Fui pega de surpresa, claro. Mas tá tudo certo. Ciclos se encerram. Bora abrir novos", declarou.
Estou numa ótima vibe! As redes apoiando, os coleguinhas da imprensa, as colegas de TV mandando mensagem... 40 anos de bons serviços prestados. Cabeça boa pra criar novas coisas
Nas redes sociais, amigos lamentaram a demissão e prestaram apoio à apresentadora. "Foi uma honra ter participado como conselheira nesse projeto tão sensível e necessário! Pena eles perderem um projeto dessa importância. Que tal oferecer a ideia a outra emissora? Ou até a alguma plataforma de streaming?", escreveu Silvia Poppovic.
"Não é despedida, é recomeço. Logo você trará um novo projeto lindo pra gente", comentou João Vicente. "Tudo que você faz é muito lindo; preenchido de você, da sua verdade e dessa generosidade em ouvir e espalhar... não pare nunca!", afirmou Carolina Dieckmmann.
Entre os fãs anônimos, o fim do Chegadas e Partidas também gerou revolta. "Globo se afundando de vez. #ChegadasEPartidas é o melhor programa já feito. Simples e de uma sensibilidade absurda", afirmou um perfil do X.