Avatar é uma das franquias de maior sucesso em Hollywood. Prova disso é que o primeiro filme de 2009 é a maior bilheteria de todos os tempos. Mas não foi barato para esse ambicioso universo de Pandora criado por James Cameron ganhar vida nas telonas.
Quanto custam os filmes de Avatar? James Cameron tem a resposta
20th Century Studios
Os dois primeiros filmes da franquia estão entre as maiores bilheterias da história, o que justificou o alto orçamento das produções. Avatar (2009) custou US$ 237 milhões e Avatar: O Caminho da Água (2022) teve orçamento entre US$ 350 e 460 milhões.
Desta forma, com orçamento estimado em 400 milhões de dólares, Avatar: Fogo e Cinzas precisa repetir o sucesso de bilheteria dos filmes anteriores ou James Cameron admitiu que ele pode ser o encerramento da franquia caso seja uma decepção.
Em entrevista ao podcast The Town, ele comentou sobre os custos do filme:
É uma quantia pra car*lho de dinheiro, o que significa que precisamos arrecadar duas quantias absurdas para termos lucro. Não tenho dúvidas de que este filme dará lucro. A questão é: será que arrecadará o suficiente para justificar uma nova produção?
"Estou no universo de Avatar há 20 anos. Na verdade, 30 anos, porque escrevi o roteiro em 1995, mas não trabalhei nele continuamente durante os primeiros 10 anos... Se for aqui que termina, ótimo", reforçou James Cameron sobre a possibilidade de encerrar a saga.
Qual é a história de Avatar: Fogo e Cinzas?
Avatar: Fogo e Cinzas se passa após o final de O Caminho da Água, com Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) lidando com a perda de seu filho mais velho, Neteyam. Eles temem pela segurança de Spider (Jack Champion) e são atacados pelo Povo das Cinzas, uma agressiva tribo Na'vi, conhecida por sua brutalidade e liderada por Varang (Oona Chaplin). Diante de novos esforços humanos de colonização e do recente inimigo, a família de Jake deve lutar por sua sobrevivência e pelo futuro de Pandora.