Ethan Hawke tinha apenas 18 anos quando fez Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Ele era muito jovem, mas pressentiu que algo estava errado com Robin Williams, seu colega de elenco no drama dirigido por Peter Weir. Williams cometeu suicídio em agosto de 2014. O ator sofria de depressão e ansiedade e foi diagnosticado com demência.
Sociedade dos Poetas Mortos se passa em 1959, em um colégio de elite para meninos. Williams interpreta John Keating, um professor de literatura que inspira seus alunos a perseguirem seus sonhos, apesar dos obstáculos familiares e sociais. Além de Hawke, Josh Charles e Robert Sean Leonard interpretam outros estudantes importantes.
Ethan Hawke percebeu os problemas de Robin Williams em Sociedade dos Poetas Mortos: "Ele estava sozinho"
Buena Vista Pictures Distribution
"Eu tinha consciência das complexidades da vida emocional dele", afirmou Hawke em entrevista ao programa CBS Sunday Morning, na qual discutiu sua experiência trabalhando em Sociedade dos Poetas Mortos. O ator reconheceu que a morte de Williams não mudou sua percepção do filme, pois ele já estava ciente das dificuldades enfrentadas por seu colega de elenco.
"Houve muita depressão na minha família, e para mim ficou óbvio que todo aquele poder e carisma tinham um preço", disse ele. Hawke descreveu Williams como "uma pessoa muito, muito sensível, que estava muito em sintonia com a energia do ambiente".
"Ele não pediu permissão": Há 36 anos, no set deste grande clássico do cinema, Robin Williams decidiu não seguir o roteiro – e ele estava certo!O ator deu um exemplo de sua experiência durante as filmagens. Ele lembrou que, em certo momento, Williams estava "improvisando falas e todos riam, todos o elogiavam". No entanto, mais tarde, as coisas mudaram. "Fui pegar um copo d'água, um bagel ou algo assim, e o vi escondido em um cantinho. Ele estava sozinho, no escuro. E eu pensei: 'Bem, agora eu o entendo muito melhor'. Foi um trabalho árduo. Foi exaustivo".
Robin Williams foi um mentor para Ethan Hawke nos bastidores do filme
Ethan Hawke confessou o que lhe passa pela cabeça quando revê o filme: "Penso no espírito do homem que conheci naquela época, em quão poderoso ele era e em como ele resistiu àquela tempestade da sua própria psique por nós e por outras pessoas. Eu o admiro enormemente".
Em outra entrevista, Hawke disse à Vanity Fair que Williams se tornou um mentor para ele nos bastidores. "Robin Williams não escrevia o roteiro. Eu não sabia que isso era possível. Se eu tinha uma ideia, eu a executava. Não pedia permissão. E isso abriu uma nova porta na minha mente: a de que era possível atuar daquela forma".