Filmes dramáticos baseados em fatos reais costumam atrair muitos vencedores do Oscar em diversas categorias, principalmente a de Melhor Ator ou Atriz, onde a premiação tende a se encantar com reconstituições bastante estereotipadas. No entanto, de vez em quando, surge um filme que não só possui substância genuína, como também transmite uma mensagem poderosa, como é o caso de Argentina, 1985.
Um julgamento militar
Ricardo Darín estrela o filme formidável de Santiago Mitre, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023 e uma das obras mais notáveis do festival daquele ano. Tanto a história que conta quanto a forma como ela é contada são dignas de nota.
Prime Video
A Argentina atravessa um momento turbulento em sua história após o fim da ditadura militar que ceifou milhares de vidas. Em busca de justiça, os altos funcionários daquele governo estão sendo julgados, com Luis Moreno Ocampo liderando uma ofensiva jurídica para garantir que sejam responsabilizados por seus crimes.
O tempo, embora tenha se passado apenas três anos, só fez agregar valor a esta notável história de um país abalado pela instabilidade política e pela necessidade de confrontar o passado para poder vislumbrar o futuro. Isso se dá por meio do uso de convenções acadêmicas, porém eficazes, do gênero jurídico, aliadas a um senso de humor tipicamente argentino.
A atuação incrível de Darín como protagonista também permite que a humanidade do personagem transpareça, assim como a obra de Mitre por vezes transcende a ficção para compilar depoimentos reais apresentados com respeito. É um filme importante devido à própria natureza da história, mas que também encontra uma maneira de torná-la acessível e até mesmo comovente.
Argentina, 1985 está no Prime Video.